É profissional ligado aos museus, patrimônio cultural e memória? Secult Ceará realiza ‘Formação em Museus’ em seis cidades do estado

9 de fevereiro de 2024 - 17:24 # # # #

Atividade reforça as políticas públicas direcionadas aos museus cearenses e acontece nas cidades de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza. Imagem: 5º Fórum Estadual de Museus. Foto de Lucas Calisto

Dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, refletir e divulgar à sociedade cearense as concepções teórico-metodológicas da Museologia. Estes são alguns dos objetivos da atividade “Formação em Museus”, que será promovida nos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza. 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), reforça as políticas públicas na área da museologia cearense com a interiorização das suas ações.

Gratuita, a inscrição é online e estará disponível para o público no Mapa Cultural do Ceará a partir do dia 15 de fevereiro. A iniciativa é voltada para profissionais vinculados aos museus, patrimônio cultural, memória e demais interessados na temática museal. 

Além de contribuir com a qualificação, a proposta é aperfeiçoar a gestão e divulgação do patrimônio cultural cearense salvaguardado nas instituições museais em seus diversos territórios. Durante os encontros nos municípios, serão abordados quatro eixos temáticos: “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.

A “Formação em Museus” integra as iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará (Musce), Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) e do Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec).

Formação começa pelo Crato 

O Crato inaugura o trajeto que será percorrido pela “Formação em Museus” no Ceará. Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, sedia a atividade.

A formação será orientada pelo doutor em História e doutorando em Museologia, professor do Departamento de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e secretário da ASMUSCE, Naudiney de Castro Gonçalves. Pacoti será a segunda cidade contemplada para a “Formação em Museus”, que acontece entre os dias 27, 28 e 29 de fevereiro. As datas da formação nos outros quatro municípios, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza, ainda serão anunciadas. 

Programação

21 DE FEVEREIRO | QUARTA-FEIRA

Abertura Institucional com o Sistema Estadual de Museus do Ceará e o Museu do Ceará. Participantes: Isabelly Pompeu (Supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus do Ceará), Karla Leite (Analista de Gestão Cultural) e Emily Santos (Analista de Gestão Cultural – Museóloga)

10h às 12h

Sala de Formação 02 | Livre

Formação em Museus – Módulo I: Criação e Gestão de Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

14h às 18h

Sala de Formação 02 | Livre

 

22 DE FEVEREIRO | QUINTA-FEIRA

Formação em Museus – Módulo II: Documentação em Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

08h às 12h

Sala de Formação 02 | Livre

Formação em Museus – Módulo III: Conservação em Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

14h às 18h

Sala de Formação 02 | Livre

 

23 DE FEVEREIRO | SEXTA-FEIRA

Formação em Museus – Módulo IV: Educação Museal

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

08h às 12h

Sala de Formação 02 | Livre