Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe exposição de Dim Brinquedim, nesta sexta (5)

2 de janeiro de 2024 - 13:25 # #

Dim Brinquedim, foto: Marcus Vinicius Monteiro

O Museu da Imagem e do Som do Ceará, instituição que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, abre janeiro de 2024 a exposição “Só de brincadeira”, do artista plástico Dim Brinquedim. O evento de abertura acontece no dia 5 de janeiro de 2024, às 17 horas, na Praça do MIS, seguida por apresentação da banda Dragaxé.

A exposição promove a imersão sensorial, afetiva e estética no tema da brincadeira, reunindo 13 esculturas lúdicas interativas: Cadelita, Onça túnel, Gato túnel, Joaninhas, Bonecos no banco, Menina pulando, Brincando com o pião, Tijubina e Cena do beijo. Com suas formas anatômicas e cores alegres, possibilitam o movimento corporal e o desenvolvimento motor, renam o olhar, ampliam a capacidade perceptiva, estimulam a criatividade e criam ambientes acolhedores que favorecem a sociabilidade e o desenvolvimento emocional saudável. Essas esculturas que conciliam brincadeira, aprendizagem e fruição da arte são desenvolvidas por Dim Brinquedim há 30 anos.

Escultura Cena do Beijo /Foto: Edcarlos Holanda

Dim Brinquedim, que é referência nacional na arte lúdica, propõe uma nova maneira de ler os objetos de arte, na qual o apreciador ultrapassa a recepção passiva e se torna o coautor que dá sentido à obra na dinâmica do brincar. Artista brincante de Camocim, Ceará, suas intervenções com esculturas alegres e que convidam à brincadeira são uma marca da obra do artista, e ocupam vias públicas, praças, museus e espaços públicos e privados, do Brasil e do exterior. A originalidade do seu trabalho é tema de documentários, homenagens,
pesquisas acadêmicas e livros.

A Banda Dragaxé Raiz do Poço e seu contagiante samba-reggae baiano trazem boas vibrações para o lançamento da exposição “Só de Brincadeira”, do talentoso artista plástico Dim Brinquedim. Uma fusão de ritmos envolventes e expressões artísticas em uma atmosfera de celebração da diversidade artística brasileira. A banda Dragaxé Raiz do Poço é um projeto independente que utiliza o samba-reggae baiano para promover desenvolvimento social na comunidade do Poço da Draga, favela situada entre os bairros do Centro e da Praia de Iracema, em Fortaleza. Concebido e liderado pelo músico e luthier Rafael de Santana, a iniciativa promove formação rítmica para crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social, além de sensibilizar para a riqueza da música brasileira.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Só de brincadeira”, de Dim Brinquedim, no Museu da Imagem e do Som do Ceará
Data: 05 de janeiro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 17h
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Local: Praça do MIS
Acesso gratuito e aberto ao público.