Mostra Altar, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, chega nesta quinta (23/11) nos telões da Estação da Artes

23 de novembro de 2023 - 09:43

A Mostra, no formato digital, é gratuita e livre para todas as idades

No mês da Consciência Negra, acontece a abertura da Mostra Altar, das artistas visuais Alexia Ferreira e Amanda Nunes. A abertura acontecerá nesta quinta-feira, 23 de novembro, às 18h, no hall da entrada principal da Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

Fazendo uso da colagem e do muralismo, duas linguagens utilizadas pelas artistas visuais, a Mostra tem o objetivo de desconstruir padrões e apresentar a pluralidade da arte e cultura cearense. Reúne obras que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.

A Mostra integra o “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, que acontece durante todo o mês de novembro, e é promovida pela Secretaria da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

As obras chegam ao Complexo Cultural Estação das Artes que realiza sua exibição, no formato digital, na entrada principal do equipamento. A atividade é mais uma ação do Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – gerido em parceria com o Instituto Mirante, em parceria com a Estação das Artes.

A ação é mais uma iniciativa do projeto Percursos, que tem o objetivo de promover a difusão, a formação e o fomento de expressões artísticas e culturais de forma descentralizada em diferentes territórios do Estado, através de parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Sobre as artistas

Alexia Ferreira | @colagemnegra
Vinda da periferia, têm seus trabalhos voltados para a vida nos territórios. Assim, usa seu cotidiano como base para a criação deles. Aborda seu processo criativo iniciando a colagem a partir da sua concepção filosófica negra. Graduanda em Filosofia, bacharel pela Universidade Estadual do Ceará, tendo como foco o estudo em filosofias africanas, usa da colagem como ferramenta de questionamento e conhecimento social. É autodidata e trabalha com Ilustração desde 2019.

Amanda Nunes | @crimespassionais
Nascida na cidade de Ceilândia, periferia do Distrito Federal, atravessou para o Ceará com 8 anos de idade e entre esses territórios construiu sua narrativa artística. Formada em Design Gráfico, atua principalmente como artista plástica e urbana. Desenvolve uma investigação acerca da trajetória de um corpo multirracial, feminino e periférico, que é sintetizado em sua obra como um corpo cinza. Constrói novas imagens sagradas que rompem com as normas academicistas e com a figura do salvador-homem-branco, explorando elementos cotidianos e ancestrais.

Abertura da Mostra Altar na Estação das Artes (recorte digital)

Dia(s): 23 de novembro (quinta)

Horário(s): 18h

Local: Estação das Artes (hall da entrada principal) – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza/CE