Lei Paulo Gustavo: com investimento de R$ 1.7 milhão, Secult Ceará lança Edital Patrimônio Vivo

14 de novembro de 2023 - 13:48 # # #

Inscrições acontecem até 03/12 deste ano e 62 projetos serão selecionados nas categorias “Patrimônio Material”, “Patrimônio Material e Museus”, “Patrimônio Imaterial – Cultura Popular” e “Patrimônio Imaterial – Cultura Alimentar”

“Cultura Alimentar” é uma das categorias contempladas pelo Edital Patrimônio Vivo
Foto: acervo da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) lança, nesta terça-feira (14), o Edital Patrimônio Vivo. O investimento de R$ 1.710.000,00 será destinado à promoção, preservação e difusão do patrimônio cultural material, patrimônio cultural imaterial, cultura alimentar e cultura popular cearense.

Sendo parte das ações previstas pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no estado, as inscrições acontecem até 03 de dezembro deste ano por meio da plataforma Mapa Cultural do Ceará. Ao todo, 62 projetos serão selecionados. Podem participar pessoas físicas e grupos/coletivos ou museus representados por pessoas físicas.

Em ambos os casos, os agentes culturais deverão ser organizadores, pesquisadores ou produtores de projetos com, no mínimo, dois anos de atividade comprovada na categoria escolhida.

Quais projetos podem ser inscritos?

As quatro categorias atendem uma série de atividades importantes como restauração, aquisição de equipamentos e móveis, atividades formativas, planos de conservação e lançamento de publicações sobre patrimônio cultural e imaterial dos cearenses.

Destacamos agora as quatro categorias que fazem parte do Edital Patrimônio Vivo. Podem ser apresentados projetos nas seguintes categorias e subcategorias:

1 Categoria Patrimônio Material

• Restauração
• Proteção
• Planos de Conservação
• Projetos de restauro em bens arquitetônicos
• Divulgação
• Pesquisas
• Publicações
• Treinamentos

2 Categoria Patrimônio Material e Museus

• Compra de equipamentos e móveis (por exemplo: vitrines, mesas e equipamentos eletrônicos)
• Treinamentos, cursos e formações em geral para quem trabalha em museus
• Uso de tecnologia e digitalização em museus
• Gestão de bens culturais (por exemplo: ações de preservação, inventário, pesquisa etc.)
• Melhorias e modernização de infraestruturas (como segurança, climatização, revitalização etc.)

3 Categoria Patrimônio Imaterial – Cultura Popular

• Conservação
• Proteção
• Planos de cuidado de bens culturais
• Divulgação
• Pesquisas (indivíduos e/ou coletivos)
• Publicações sobre patrimônio imaterial
• Inventários de Identificação e de Reconhecimento
• Registro
• Treinamentos

Uma informação importante. As atividades referentes a esta categoria devem ser novas e diferentes das apresentadas para editais de ciclos da cultura em eventos como Carnaval, Paixão, Festas Juninas e Natal. Grupos podem continuar projetos já existentes, protegê-los, divulgá-los ou pesquisar sobre tradições.

4 Categoria Patrimônio Imaterial – Cultura Alimentar

• Patrimônio Imaterial/Cultura Alimentar: Celebrações/ Festejos/ Festivais/Mostras/Feiras
• Patrimônio Imaterial/Cultura Alimentar: Publicação/ Pesquisa/ Formação
• Patrimônio Imaterial/Cultura Alimentar – Criação e qualificação de tecnologias sociais, metodologias e produtos.

Outros editais com inscrições abertas

Além do Edital Patrimônio Vivo, a Secult Ceará recebe inscrições para o XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino. Com investimento total de R$ 1.581.920,00, o edital é segmentado em duas categorias e selecionará 52 grupos, além de promover 14 Mostras Regionais e a XVI Mostra Estadual. As inscrições ocorrem de 10 a 18 de novembro por meio do Mapa Cultural do Ceará.

Também estão com inscrições disponíveis o “Edital Ceará Das Artes”“Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária” e o “Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Licenciamento de Obras Audiovisuais Cearenses para TVs Públicas”.

Em sua 13ª edição, o Edital Ceará Das Artes atende 14 linguagens artísticas e conta com investimento de R$14.870.000,00. As inscrições acontecem até 20 de novembro de 2023 e 620 projetos culturais devem ser contemplados.

Voltado a veiculação de séries e filmes de curta, média e longa-metragem, o Edital “Apoio ao Audiovisual Cearense – Licenciamento de Obras Audiovisuais Cearenses para TVs Públicas” destina R$2.000.000,00. Serão viabilizadas 74 produções e as inscrições acontecem até 15/11/2023.

15 de novembro deste ano também é a data final para inscrição no Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária. São R$ 840.000 para circulação de contadores de histórias e atuação das bibliotecas comunitárias.

Canais de Atendimento

A Secult Ceará disponibiliza alguns canais de contato em caso de dúvidas sobre os editais:

Edital Patrimônio Vivo

E-mail: patrimoniocultural@secult.ce.gov.br

XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino

E-mail: editalnatal@secult.ce.gov.br

13º Edital Ceará Das Artes

E-mail: editaldasartes.lpg@secult.ce.gov.br

E-mail: audiovisual.lpg@secult.ce.gov.br

Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária

E-mail: bibcomunitarias.lpg@secult.ce.gov.br  / difusaoliteraria.lpg@secult.ce.gov.br

Mapa Cultural