5º Fórum Estadual de Museus abre programação reforçando o fortalecimento das políticas museais

25 de outubro de 2023 - 23:36

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, o Fórum apresenta um panorama das políticas públicas voltadas ao campo do museu e promove o diálogo entre a comunidade museológica, os museus cearenses e seus órgãos de gestão. Fotos: Lucas Calisto

Com o tema  “Museu: instituição permanente, acessível e inclusiva”, o 5º Fórum Estadual de Museus, realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) iniciou sua programação nesta quarta-feira (25), no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. Contando com falas que reforçam a importância desses momentos de diálogo e pactuação coletiva, o Fórum se consolida como um espaço de atualização das políticas museais, frisando o diálogo entre todos os entes governamentais e a sociedade civil. 

Na ocasião, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, reforçou a importância do Fórum e da manutenção desses equipamentos culturais que constroem o presente através da memória. “Nada mais atual que a nossa memória, nada mais presente que a nossa identidade”, destacou. “É um momento extremamente potente, de fortalecimento da política pública de patrimônio, que busca refletir quais são as principais potencialidades, as principais necessidades, as prioridades de investimento no campo dos museus e nos espaços de memória. Instituições que devem existir de forma permanente, que devem ser acessíveis e inclusivas”, completou. 

Na mesma linha reflete o assessor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Michel Correia, ressaltando que o Fórum Nacional de Museus, vai acontecer em Fortaleza, em 2024. “É fundamental a realização desse evento para o campo museal não apenas do Ceará, mas para o Brasil. Nesse processo de reconstrução do Ministério da Cultura, nesse processo de retomada das políticas públicas do setor, a realização do Fórum é central para que os diálogos, as reflexões aconteçam e permitam, principalmente, a construção do Fórum Nacional de Museus, que será em Fortaleza, no ano que vem, em agosto”, pontuou.

Acompanhe as transmissões do 5º Fórum Estadual de Museus:
5º Fórum Estadual de Museus: “O lugar do Ceará na elaboração de políticas públicas para os museus”

A coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara, reforça: “Esse é um espaço seguro para a gente discutir o que é um museu, o que a gente quer dos museus para os próximos anos e como a política da Secult vai trabalhar para também encontrar o campo museal de todo o estado do Ceará”, diz.

A abertura contou com a presença da Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela; do assessor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Michel Correia; do diretor-presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana; da diretora do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha; do gestor da Pinacoteca do Ceará, Rian Fontenele; e da Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara. 

Neste primeiro dia, o evento aconteceu no Complexo Cultural Estação das Artes, começando com café da manhã, credenciamento dos inscritos e apresentações culturais da  Orquestra de Barro e Afoxé Acabaca, na Gare. Em seguida foi realizada a abertura institucional, seguida da programação das mesas e discussões, na Pinacoteca do Ceará. Pela manhã, as mesas foram “O lugar do Ceará na elaboração de políticas públicas para os museus” e “Sistemas em conexão: diálogos entre os sistemas de museus”. À tarde, as mesas foram “Museus como espaços de igualdade, diversidade e inclusão” e “O Estatuto de Museus e a nova definição de museu”. No intervalo do almoço, a programação ficou com o Grupo de Choro “Não insistas, rapariga!”,  no Mercado AlimentaCE.

SEGUNDO DIA 

Nesta quinta-feira (26), marcando o segundo dia de evento, a programação do Fórum acontece no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Pela manhã serão realizadas duas mesas de debate, dando sequência aos Grupos de Trabalho, que vão das 14h às 17h. 

5º FÓRUM ESTADUAL DE MUSEUS

O 5º Fórum Estadual de Museus é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Museus do Ceará. Conta com o apoio do Museu do Ceará e do Arquivo Público do Estado do Ceará, espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) geridos pela Secult. Conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), do Sobrado Dr. José Lourenço, do Kuya — Centro de Design do Ceará, da Pinacoteca do Ceará, do Complexo Cultural Estação das Artes e do Museu Ferroviário Estação João Felipe, espaços da Rece geridos em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte; e do Museu da Cultura Cearense (MCC) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar Tem parceria com o Museu Kanindé e Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC). Conta com produção do Instituto Assum Preto e Assum Preto Produções.

SERVIÇO

5º Fórum Estadual de Museus | 25, 26 e 27 de outubro de 2023

1º dia – Estação das Artes
2º dia – Museu da Imagem e do Som do Ceará
3º dia – Museu Indígena Kanindé, no município de Aratuba 

Agenda completa do 5º Fórum Estadual de Museus

5º Fórum Estadual de Museus – Programação Completa