Governador Elmano de Freitas assina PL que garante restauro e reforma de prédio do Museu do Ceará

16 de outubro de 2023 - 18:26 # # # #

Um marco à memória e cultura dos cearenses. Nesta segunda-feira (16), o governador Elmano de Freitas assinou Projeto de Lei que garante R$ 4.5 milhões para restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, sede da Instituição e prédio de inestimável valor histórico.

Foto: Lucas Calisto

O projeto também contempla a modernização do Museu do Ceará, adequando o equipamento às atuais orientações de acessibilidade e atualização dos espaços expositivos. Exemplo do estilo neoclássico brasileiro, a edificação é tombada como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O PL autoriza a transferência de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDid), regulado pelo Ministério Público, para o custeio das obras. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) já possui projeto de restauro aprovado pelo Iphan, certificado de aprovação de combate a incêndio e certidões de licenciamento ambiental emitidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma/PMF).

O Museu do Ceará abriga um acervo com mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário.

História e memória em evidência

Na ocasião, o governador Elmano de Freitas pediu uma salva de palmas para os trabalhadores do Museu do Ceará. “Temos muito que agradecer a quem faz a cultura do Estado do Ceará, a história que nós temos. Existe o clamor da nossa sociedade, da nossa identidade. O povo do Ceará tem direito ao seu Museu. Vocês deram de tudo e o melhor de si para preservar a memória dos cearenses”, declarou.

Antes de assinar a mensagem, o chefe do Executivo cearense evidenciou que a restauração célere, mas com qualidade, devolverá um Museu que os cearenses merecem. “Em breve, nos encontraremos para a reabertura do Museu”, finalizou.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou a presença de tantos nomes comprometidos com a cultura do Estado que estavam na cerimônia. Um momento especial à jornada da instituição museológica. “Cumprimento e agradeço o envolvimento pessoal do Governador Elmano de Freitas para que o Fundo atuasse no restauro do Museu do Ceará”, compartilhou.

Luisa Cela asseverou o quanto o restauro e reforma denotam o fortalecimento da política cultural do Estado. “O Museu do Ceará é uma das instituições culturais mais antigas do Estado. Ele guarda, como o nome já sugere, a memória do Ceará. Possui um acervo que é importante para contarmos nossa história”, definiu a secretária da Cultura.

Também participaram do evento, representantes do Ministério Público; e da Secult Ceará: o secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, e a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura, Gecíola Fonseca. A gestora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, esteve presente juntamente com a equipe técnica do Museu.

A tarde, marcada por um anúncio tão importante à cultura do Estado, reuniu gestores de diversos equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Autoridades políticas, educadores e profissionais da cultura testemunharam a assinatura que firma o restauro e reforma do Museu do Ceará.

Museu do Ceará

Localizado no bairro Centro, à Rua São Paulo nº 51, o Palacete Senador Alencar foi originalmente construído para sediar a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil Império (1822-1889). Já abrigou a Faculdade de Direito, a Biblioteca Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras. Desde 1990, sedia o Museu do Ceará.

A edificação preserva as características arquitetônicas originais. O estilo neoclássico é demarcado pelas colunas, janelas e seu frontão triangular. Nas proximidades do Museu estão o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras), a Igreja do Rosário e a Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões). As construções formam um importante conjunto arquitetônico da capital cearense localizado numa área de grande densidade histórica e turística.

O equipamento tem grande importância tanto para a dinamização da política para as artes, como é também atrativo turístico. O Museu do Ceará tem como missão promover a reflexão crítica sobre a história do Ceará.