Casa de Antônio Conselheiro realiza nesta sexta (29), às 19h, programação especial sobre acessibilidade cultural e práticas de inclusão

29 de setembro de 2023 - 11:56

A Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a SOBAM (Sociedade Beneficente Ana Almeida

 Machado) e ASQ (Associação dos Surdos de Quixeramobim), realiza nesta sexta-feira (29) a palestra “Libras na Educação: Uma trajetória de desafios e sucessos” com o palestrante Rodrigo Nogueira Machado. Rodrigo Nogueira Machado é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e uma autoridade em Libras. Com uma carreira acadêmica brilhante, ele é coordenador do projeto do Inventário da Língua Brasileira de Sinais da Região de Fortaleza e membro da Comissão de Assessoramento Técnico Pedagógico em Libras do INEP/MEC.

 

O evento acontece em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, e se dedica à conscientização e celebração da comunidade surda, que é bastante atuante no equipamento, já que as ações da Casa acontecem com a disponibilidade de recursos de acessibilidade e mídias acessíveis para portadores de deficiência auditiva e visual, com audiodescrição, closed caption, legendagem descritiva e janela de libras nas atividades virtuais, a exemplo da exposição “Bestiário Nordestino”.

Segundo Pedro Igor Pimentel, gestor do equipamento, incentivar a inclusão das pessoas surdas é essencial para enriquecer a sociedade, com a promoção da visibilidade surda e o protagonismo dessa comunidade: “Com esta ação, em parceria com a SOBAM, que é referência para nós, a Casa de Antônio Conselheiro, reitera a sua missão de ampliar a oferta de programações inclusivas ao público surdo e outras pessoas com deficiências”, afirma.

O evento é aberto, gratuito, livre para todos os públicos e contará com a participação de intérpretes de libras.