Festival Mi encerra 18ª edição com sucesso de público e participação

31 de julho de 2023 - 10:13 #

Em 2023, o evento teve quase 1,5 milhão de investimento, contou com 804 selecionados para as formações e somou cerca de 40 horas de apresentações artísticas. Foto: Anderson Santiago

O 18º Mi – Festival Música na Ibiapaba, um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, encerrou no último sábado, em Viçosa do Ceará, com sucesso de público e participação. Realizado na última semana de férias escolares, de 22 a 29 de julho, o evento transformou a cidade serrana, localizada na região da Ibiapaba, com muita música em escolas, teatro, ruas e praças.

Em 2023, o festival contou com 1.400 inscritos. Destes, 804 foram selecionados para aprender e trocar ideias e experiências nas mais diversas áreas musicais. Foram mais de 880 horas de formação, em 62 oficinas, com 35 professores do país, referência em suas áreas. Nos palcos, foram cerca de 40 horas de apresentações, envolvendo 168 artistas, que mostraram a diversidade e pluralidade de sons do Ceará, por meio de shows de atrações convidadas e apresentações de professores e alunos nas tradicionais rodas de som. Todas as noites foram de plateia cheia, reunindo moradores do município e de cidades circunvizinhas.
Além de atividades formativas e apresentações artísticas, o Festival Mi proporcionou renda para a região. Para a realização do evento, foram investidos quase 1,5 milhão, por meio das Secretarias da Cultura e da Educação com intenso apoio da Prefeitura de Viçosa. Mais de 350 pessoas estiveram envolvidas nesse projeto musical, nas mais diversas funções.

Foto: Alexia Duarte

Junto ao Sebrae, o Mi teve sua Feira de Empreendedores, com 40 expositores locais. O espaço teve a participação da Cáritas Arquidiocesana de Tianguá, envolvendo produtores agroecológicos e da economia solidária, do Mercado AlimentaCE, equipamento da Secult Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante, que realizou rodas de conversas com merendeiras da região, a fim de promover o desenvolvimento da gastronomia e cultura alimentar.

Para Luisa Cela, Secretária de Cultura do Ceará, o Festival Mi é um evento muito esperado por quem estuda e trabalha com música, e Viçosa do Ceará sempre abraça muito bem o festival. “Durante uma semana, a cidade ficou tomada por artistas, músicos, alunos e professores. Foi um momento de muito aprendizado e de construção de redes com pessoas de todo o Brasil. É um momento de muita alegria, para a Secretaria da Cultura poder fazer o Mi e ver o quanto ele pulsa na cidade de Viçosa do Ceará e agrega para a formação dos artistas”, completa.

O 18º Mi – Festival Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Hub Cultural Porto Dragão, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).