Fortaleza recebe ForCaos 2023 diversidade e metal pesado a partir deste sábado (15)

18 de julho de 2023 - 13:04

A edição de 2023 do ForCaos, retorna no formato presencial. Depois de duas edições virtuais, o evento retorna com força, ocupando espaços importantes em Fortaleza como o Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento inicia no dia 15 de julho, tendo com palco do Theatro José de Alencar estão previstas cincos apresentações musicais com as bandas: Lixorganico, Viollen, Sysyphus, Facada e Corja! Entrada: 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Programa “Mesa Brasil” do SESC

No dia 19 de julho ocorre a IV Bicicletada do ForCaos vai circular por locais históricos tais como o Casarão Cultural, Centro Cultural Banco do Nordeste, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua do Hey Ho entre outros espaços do Centro e Praia de Iracema onde ocorreram edições do ForCaos.

Dia 21 de julho é a vez da Vila das Artes receber o ForCaos, que integra a programação de Férias da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na ocasião, estarão se apresentando as bandas: Diagnose, Mad Monkees, Carniceiro, Oráculo e Thrunda. O acesso é gratuito.

Dia 26 de julho acontece a mesa “Metal e Política: Perspectivas Decoloniais na música brasileira” com a participação do vocalista da Dorsal Atlântica, Carlos Lopes, o historiador e proprietário da Vertigem Discos Vinicius Oliveira, a antropóloga Abda Medeiros e o vocalista da banda Stricture Violence, Z.O.

No dia 27 de julho é a vez do Cineteatro São Luiz receber o ForCaos com um show especial da Dorsal Atlântica, que completa quarenta anos de existência, sendo considerada uma das maiores bandas de heavy metal do país. Na ocasião apresentarão músicas do álbum mais novo “Pandemia” e dos clássicos “Antes do Fim” e “Dividir e Conquistar”.

No dia 29 de julho, para o CCBNB – Fortaleza estão programadas três apresentações musicais de bandas de Fortaleza, todas com amplo currículo e destaque nos estilos que representam, são elas: Darkside, Obskure e Betrayal.

O evento tem a parceria do SESC – Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza e Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura.

O que é o ForCaos?

O ForCaos é um evento cultural-musical concebido pela Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) em 1999. Trata-se de uma iniciativa que congrega além de grupos musicais de diversos gêneros e matizes ligados ao rock, ações culturais ligadas ao universo da cultura, da música e dos esportes radicais.  Em 2018, tornou-se um evento oficial da cidade de Fortaleza, através da lei 10.736/2018. Nas últimas dez edições o evento, ocorreu de forma gratuita, fato alcançado devido aos esforços e parcerias e com o apoio cultural do poder público e de organizações da sociedade civil. Foram 23 edições realizadas na cidade de Fortaleza. Mais 200 bandas passaram pelo evento ao longo de mais de duas décadas.  A edição do ForCaos de 2023 já começou e vai acontecer ao longo de todo o ano. O evento é uma realização da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1998 e idealizada por jovens integrantes de bandas locais, com o objetivo de promover o rock enquanto um elemento de música, comportamento e transformação.

Espaço ForCaos Criativo

Em todos os palcos o evento contará com o “ForCaos Criativo”, um espaço destinado aos agentes culturais criativos que compõem a cadeia produtiva do evento. Entende-se como agentes culturais criativos aqueles que participam e contribuem de alguma maneira para o fortalecimento econômico, que geram emprego e renda. São eles: músicos, artistas visuais, designers, luthieres, figuristas e lojistas, artesãos, fotógrafos.

O espaço ForCaos Criativo é uma área destinada a troca, a comercialização de produtos e serviços que compõem a referida cadeia produtiva e parte integrante dos cinco palcos do evento.

ForCaos é Sangue Bom!

Além dos estudantes, pessoas com mais 60 (sessenta) anos e pessoas com deficiência, os doadores de sangue também são contemplados pelo benefício da meia-entrada. Visando ampliar a campanha de doadores e bancos de sangue no estado do Ceará, o ForCaos vem promovendo a divulgação da Lei Estadual nº 13.249/2002 que assegura a doadores de sangue regulares o direito ao pagamento de meia-entrada em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer geridos direta ou indiretamente pelo Governo do Estado.

Doe sangue, salve vidas e pague meia-entrada no show da Dorsal Atlântica!

FORCAOS 2023

Dia 15 de julho no Theatro José de Alencar

Com as bandas: Lixorganico, Viollen, Sysyphus, Facada e Corja!

Começa às 16h

Dia 19 de julho

IV Bicicletada do ForCaos. Saída da loja Jazigo às 18h.

Rua Senador Catunda, 29 a – Benfica, Fortaleza – CE

Dia 21 de julho na Vila das Artes

Com as bandas: Diagnose, Mad Mankees, Oráculo, Carniceiro e Thrunda

Começa às 18h

Dia 26 de julho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

“Metal e Política: Perspectivas Decoloniais na música brasileira”

Começa às 18h30

No dia 27 de julho do Cineteatro São Luiz

Apresentação musical da Dorsal Atlântica

Começa às 19h

Entrada: R$ 50,00 (inteira) + 2 (dois) quilos de alimentos – R$ 25,00( meia) + 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Programa “Mesa Brasil” do SESC

No dia 29 de julho no CCBNB – Fortaleza

Com as bandas: Obskure, Betrayal e Darkside

Começa às 19h

Entrada: 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Programa “Mesa Brasil” do SESC.

Instagram: @forcaos
Facebook:  @ForCaosProducao