Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho abre inscrições para edição 2023 do Projeto Patrimônio para todos
29 de junho de 2023 - 17:20
Assessoria de imprensa EAOTPS

Francisco Flor
A iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens na área do patrimônio cultural para ministrarem oficinas e realizarem pesquisas participativas que vão identificar referências culturais presentes em bairros de Fortaleza.
De 01 a 04 de julho estarão abertas as inscrições para a edição 2023 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – uma aventura através das memórias. A iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), visa, a partir de um programa de formação, sensibilizar jovens sobre a importância do patrimônio cultural e capacitá-los para ministrar oficinas de educação patrimonial em cinco bairros de Fortaleza/CE.
Além de habilidades relacionadas à educação patrimonial, os participantes do projeto aprenderão conhecimentos de produção textual, uso das novas tecnologias digitais, conceitos básicos de linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação de bens culturais. Ao final do projeto, serão realizadas pesquisas participativas que possibilitem identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes em territórios agraciados pelo projeto, com foco em comunidades com perfil de exclusão sociocultural.
Serão selecionados 10 participantes para o projeto. O público-alvo são jovens de 18 a 35 anos, com ensino médio concluído de preferência em escolas da rede pública. As inscrições dos(as) candidatos(as) podem ser realizadas por meio de link disponível no site da Escola (www.eao.org.br) a partir deste sábado (01/07). Há limite máximo de 60 inscrições. Os(as) jovens selecionados(as) receberão uma bolsa auxílio para desempenharem a função de facilitador(a) do projeto. As aulas de capacitação serão realizadas a partir de 24 de julho, de segunda a sexta-feira, no horário de 14h às 17h30. Já as oficinas de educação patrimonial ocorrerão entre agosto e outubro em cinco bairros de Fortaleza: Canindezinho (Grande Bom Jardim), Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha. Todas as informações sobre o projeto e pré-requisitos para participar estão disponíveis no site da Escola.
Mais sobre o PPT: Assim como em 2022, este ano o Patrimônio para Todos terá como tema “Patrimônios (in)visíveis” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que são referências para as comunidades locais contempladas. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
SERVIÇO
Projeto Patrimônio Para Todos
Inscrições: de 01 a 04 de julho, por meio de link disponível no site da Escola (www.eao.org.br), ou até atingir limite de 60 inscrições
Vagas disponíveis: 10. Haverá processo seletivo.
Período de realização da formação do curso: 24 de julho a 14 de agosto, segunda a sexta, de 14h00 às 17h30.
Período de realização das oficinas nos bairros: 28 de agosto a 27 de outubro, segunda a sexta, de 14h00 às 17h30
Informações: pelo telefone/whatsapp (85) 3238.1244 (de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de 13h30min às 16h).
Orientações e pré-requisitos para participar do Projeto no site da Escola: www.eao.org.br.