Escolas da Cultura | Com apoio da Secult, Alunos da rede pública apresentam nos dias 21, 21 e 23 espetáculos gratuitos no interior do estado

20 de junho de 2023 - 10:39

Foto: Divulgação

 

Alunos da rede pública apresentam espetáculos gratuitos no interior do estado

Os eventos ocorrem em quatro localidades de São Gonçalo do Amarante, finalizando com apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A Cia Teatral Acontece estreia dois novos espetáculos esta semana: “Convenção de Vilões” e “A Profecia”, ambos protagonizados por alunos de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante. As peças são o trabalho final do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA, promovido pela companhia há 20 anos. O projeto foi desenvolvido através do II Edital Escolas da Cultura, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult/CE.

 

O professor e coordenador da Cia Acontece, Felício da Silva, conta algumas das adversidades de levar o teatro para o interior do estado. “Em Fortaleza, os jovens já têm experiências em cursos, oficinas, além do contato com outras linguagens como dança de rua e ballet clássico. No projeto desenvolvido nos distritos de São Gonçalo do Amarante, por vezes tive a sensação de estar capinando um terreno. O contato com teatro é zero, mas a ideia é tentar, no tempo que se tem, com todas as dificuldades, mostrar que teatro é uma linguagem primitiva que precede todas as formas cênicas contemporâneas mais conhecidas”. A construção das histórias apresentadas são feitas em parceria com os estudantes, buscando inclusive aproveitar ao máximo os talentos e habilidades de cada um deles.

 

A estudante Sophia Mendes Cavalcante, de 14 anos, teve contato com o teatro pela primeira vez através do CITA e conta a experiência. “No começo não sabia se devia continuar, mas com o tempo eu percebi que estava me fazendo bem e era divertido, então eu disse para mim mesmo que iria até o final. Queria ter mais amizade e perder a timidez de falar com as pessoas”, conta.

 

Já Wolf, de 19 anos, já tinha contato com a arte tanto na escola como na igreja, mas aprofundou seus conhecimentos a partir do curso. “Aprendi que o teatro precisa de mim e que eu preciso dele. Que teatro é sobre trabalho em equipe, é sentir o outro, a respiração do outro, o calor do outro, é estar presente, é estar vivo. O teatro faz com que eu me sinta vivo, ele corre em minhas veias”, finaliza.

 

Espetáculo “Convenção de Vilões”

Cansados do show business, que sempre os reporta como personagens comerciais, os vilões hollywoodianos Malévola, Cisne Negro, Mãe Gothel, Úrsula e Cruella resolvem enveredar pelos caminhos do teatro. Com um discurso inclusivo, os personagens americanos acolhem o Bicho Papão, mas logo a falsa empatia dos estrangeiros vai se desfazendo com as práticas escancaradas de bullying com o personagem do folclore tupiniquim.

 

Espetáculo “A Profecia”

Um rei vai ao encontro de um oráculo, que revela uma profecia onde a rainha morrerá após a soltura de cavalos. O monarca, que não suporta a ideia de um reino triste pela morte da companheira, bane os cavalos das terras nobres e baixa um decreto real onde todos são obrigados a nunca ficarem tristes.

 

Sobre a Cia Teatral Acontece

Fundada há 21 anos pelo artista Almeida Jr, o espaço surgiu a partir da inquietação de um menino tímido, na época contador, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. Atualmente a Cia Teatral Acontece realiza cursos em todo o Estado, formando mais de 1.000 alunos.

 

SERVIÇO

Espetáculos “Convenção de Vilões” e “A Profecia”
Agenda de apresentações:

21 de junho de 2023 em Siupé – EEF Dona Filomena Martins – às 9h;

22 de junho de 2023 em Serrote – EEF Ester de Pontes Barroso – às 9h;

23 de junho de 2023 em Fortaleza, no Teatro Dragão do Mar, às 18h30h.