Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica, com ofertas de cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas

8 de maio de 2023 - 12:17 # # #

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes

Todos os cursos são gratuitos; 160 vagas estão disponíveis, sendo metade delas reservadas para ações afirmativas. Foto Micaela Menezes.

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (5), as inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Ao todo, são 160 vagas nos cursos de Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas, sendo 50% destinadas para ações afirmativas. O público preferencial são estudantes de escolas públicas, cursando ou recém-formados no Ensino Médio e não há pré-requisito de experiência anterior. Todas as formações são gratuitas.

As inscrições vão até o dia 25 de maio por meio de formulário online. As turmas de 2023 integram a 11ª edição do Programa de Formação Básica, que ao longo dos dez anos que a Porto Iracema completa neste ano, recebeu mais de 14 mil matrículas nos diversos módulos oferecidos em cada curso.

>>>> INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Dividido por módulos, os cursos básicos da Escola propõem um estudo das noções fundamentais das linguagens artísticas e debates que envolvem a existência e autoafirmação de jovens na atualidade. A formação será guiada pela temática da Escola em 2023, “Poéticas do Tempo Presente”. As pessoas inscritas nos cursos irão realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social.

O coordenador geral do Programa de Formação Básica, Edilberto Mendes, detalha a experiência. “Nossas formações são sempre articuladas com experimentos de criação e enfatizando as relações entre as artes e a vida em coletividade. A proposta é promover o encontro com artistas de diferentes contextos, que propicie o contato com uma diversidade de técnicas, materiais e gestos de criação”, diz.

Participante do Curso de Artes Cênicas em 2022, a estudante Rita de Cássia de Souza conta um pouco da experiência que teve durante a formação. “O percurso para mim foi um processo rico e cheio de experiências que me moldou de uma forma que eu sempre irei lembrar futuramente quando eu me envolver com outros grupos. Foi uma experiência que abriu a minha mente na forma de me relacionar com as pessoas e também no modo de ser atriz, muitas das coisas que eu aprendi ali me deram uma nova percepção do campo artístico e do que é fazer arte ou ser uma artista, o curso me deu grandes possibilidades de crescer como atriz a partir das experiências que tivemos com outros coletivos artísticos e assim tivemos a possibilidade de conhecer mais sobre artistas da cidade. Foi um curso que vou levar pra vida e se eu pudesse faria novamente”, conclui.

Também estudante egresso do curso de Artes Cênicas na última turma, Biel Joe, define a experiência na formação como uma reconexão. “Foi uma experiência que me reconectou com a paixão pela arte, que me mostrou tanta coisa linda e me fez sentir capaz de ser o artista que quero ser”, detalha.

Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.

Nas últimas dez edições, 500 formadores passaram pelo Programa de Formação Básica da Porto, mediando a experiência artística dos estudantes.

PROCESSO SELETIVO

Composto por duas fases, o processo seletivo ocorre do dia 31 de maio a 12 de junho. Na primeira etapa, até o dia 30 de maio, acontece a análise dos formulários de inscrição, em seguida, entre 31 de maio e 2 de junho, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 5 de junho no site da Escola. O início das atividades está previsto para o próximo dia 12 de junho. As pessoas interessadas só podem se inscrever em apenas 1 (um) dos percursos.

SOBRE OS CURSOS

Formação Básica em Artes Visuais

Especialmente nesta edição, o programa de Artes Visuais oferece dois percursos – “Desenho, Colagem e Pintura” e “Fotografia Digital Básica”. Os percursos têm o objetivo de estabelecer conexões entre teorias, exercícios de criação e as subjetividades das turmas de jovens, na vontade de fortalecer os diálogos com a cidade, a área das Artes Visuais e a produção contemporânea.

Percurso de Desenho, Colagem e Pintura

Este percurso será dividido em 4 módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet, Desenho, ministrado por Amanda Oliveira; Colagem, ministrado por Célio Celestino; e Pintura, ministrado por Raisa Christina.

Vagas: 30
Carga horária: 100h/a
Período: De 12 de junho a 06 de setembro de 2023
Horário: Módulo 1 – segundas a sexta | 09h às 12h
Demais módulos – segundas, quartas e sextas | 09h às 12h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Percurso de Fotografia Digital Básica

O percurso de Fotografia Digital Básica será dividido em quatro módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet; Fotografia Digital Básica, ministrado por Erivelton Barbosa; Fotografia como Linguagem, com Gandhi Guimarães; e um último módulo com foco em Edição e Tratamento de Fotografia com Fernanda Siebra.

Vagas: 25
Carga horária: 100h/a
Período: De 12 de junho a 06 de setembro de 2023
Horário: Módulo 1 – Segunda a sexta, de 14h às 17h
Demais módulos – Segundas, quartas e sextas, de 14h às 17h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Formação Básica em Audiovisual

Esta formação permite aos participantes vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por artistas de diversas linguagens, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação audiovisual no mundo contemporâneo.

O percurso é dividido em 5 módulos: Navegações Estéticas (Módulo 01), Visualidades (Módulo 02), Sonoridades (Módulo 03), Montagens (Módulo 04) e Territórios Audiovisuais (Módulo 05)

Vagas: 75 (a partir do segundo módulo, a turma é dividida em 03 grupos de 25 pessoas)
Carga horária: 83 h/aula
Período: De 12 de junho a 16 de agosto de 2023
Horário: Módulo 01 – Segunda à sexta – 9h às 12h
Demais módulos – Segundas, quartas e sextas – 9h às 12h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Formação Básica em Artes Cênicas

Propõe um trajeto formativo de iniciação ao fazer teatral apresentando múltiplas práticas envolvidas, trabalhando com referências do teatro brasileiro; elaboração de narrativas como peça fundamental para a identidade na cena; diálogo com elementos visuais e poéticos e a partilha com artistas, grupos e/ou coletivos em diferentes contextos e saberes. Propondo o exercício da criação, experimento e discussão da cena teatral em sentido amplo, fazendo elo com as vivências culturais de cada estudante.

Este percurso é dividido em 6 módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Juão Nÿn; Corpo, voz e espaços cênicos, ministrado por Georgina Castro; Poéticas do Teatro Brasileiro, ministrado por Demétrius Vieira; Elaboração de Narrativas Para a Cena, ministrado por Matheus Tabosa; Figurino e Maquiagem Como Elementos Cênicos, ministrado por Lara Leoncio, e Estudo e Experimentos de Personagens a Partir da Dramaturgia, ministrado por Rafael Semino. Além disso, serão realizados módulos transversais de partilha com grupos ou coletivos da cidade.

Vagas: 30
Carga horária: 176 h/aula
Período: De 12 de junho a 18 de outubro de 2023
Horário: Módulo 1 – segunda a sexta | Horário: 14h às 17h
Demais módulos – segundas, quartas e sextas | Horário: 14h às 17h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Sobre a Escola 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica, com ofertas de cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas
Onde: formulário de inscrição disponível AQUI
Quando: de 05 a 25 de maio
Divulgação do resultado da primeira etapa: 30 de maio
Segunda etapa (entrevistas): 31 de maio a 02 de junho
Divulgação do resultado final: 05 de junho
Matrículas: 06 e 07 de junho
Início das atividades: 12 de junho
Gratuito e aberto ao público