Secult Ceará, SPS e Defesa Civil lançaram nesta sexta (28), a campanha Ingresso Solidário, ação que soma esforços para promover segurança alimentar

29 de abril de 2023 - 10:59 # #

O lançamento aconteceu durante a programação de comemoração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na noite do show de Fausto Nilo, fno Teatro do equipamento, com presença da primeira-dama Lia Freitas e da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. Foto: Felipe Abud

Noite de festa para comemorar os 24 anos do Centro Cultural Dragão do Mar, mas também de lançamento de uma importante iniciativa do Governo do Ceará. Em parceria com a Secretaria da Proteção Social e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) lançou, na noite desta sexta-feira (28), a campanha “Ingresso Solidário”, em prol da segurança alimentar da população cearense. Visando amenizar os efeitos das fortes chuvas que vêm afetando todo o Estado, a campanha é uma ação de arrecadação e doação de alimentos nos eventos culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

A primeira arrecadação da campanha Ingresso Solidário aconteceu já na própria sexta-feira (28), com as comemorações do aniversário do Centro Dragão do Mar e a reabertura da Praça Verde do equipamento, onde aconteceu o show “Mar de Liberdade” de artistas como  a DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Mateus Fazeno Rock; e Don L e Banda. Em breve a Secult Ceará divulgará o calendário de eventos que deverão receber as doações.

A parceria com a SPS vem a partir da experiência que a pasta já possui com essa temática, como o Projeto Mais Nutrição, que compõe o programa Mais Infância Ceará, ajudando a combater o desperdício de alimentos e promovendo a segurança alimentar e nutricional de milhares de cearenses em situação de vulnerabilidade social. O Mais Nutrição já contemplou cerca de 405 mil cearenses com a doação de 2.800 toneladas de alimentos. São cerca de 30 mil pessoas beneficiadas com doações de frutas, legumes, verduras, polpas e mix de alimentos.

Com essa campanha, a Secult integra as ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco que têm sofrido com a calamidade provocada pelo excesso de chuva, e vai também servir de prática para a participação da Secretaria no Programa Ceará sem Fome. A campanha Ingresso Solidário da Cultura do Ceará arrecadará alimentos nos eventos da Rece, sendo uma ação que conta também com a parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM) e do Instituto Mirante, que são as Organizações Sociais habilitadas para gerir parte dos equipamentos culturais da Secult.

Ceará Sem Fome

Durante o lançamento da campanha “Ingresso Solidário”, na abertura do show de Fausto Nilo, a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, pontuou que a ação faz parte do programa Ceará Sem Fome. “Esse projeto surgiu também dentro do programa Ceará Sem Fome, um dos primeiros atos do governador Elmano, que autoriza os equipamentos culturais, de turismo e de eventos a participar, para a gente estar implementando esse programa tão importante para o nosso Ceará”, destacou a primeira-dama Lia Freitas.

Já a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, frisou o movimento não só como diretriz do governador Elmano, mas também a importância da população ajudar. “Peço que divulguem e fortaleçam essa corrente. O governo tem feito sua contribuição com o programa Mais Nutrição, mas precisamos do engajamento de vocês. Vamos passar a ter arrecadação nos equipamentos culturais e pedimos que se mobilizem, divulguem e venham para os espaços”, pontuou.

Estiveram também presentes durante o lançamento o secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino; a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Estado do Ceará, Gecíola Fonseca; o secretário executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; o secretário executivo da infância, família e combate à fome, Caio Cavalcanti; o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SPS, Sandro Carvalho; o coordenador do programa Ceará Sem Fome, Cícero Cavalcante; o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Haroldo Gondim;  a diretora do Centro Dragão do Mar, Helena Barbosa; e a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha.

Logística

Para realizar essa ação, a Campanha – Ingresso Solidário contará com a experiência tanto da SPS, como do Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará. “A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) é um instituto pertencente à estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e tem a importante tarefa de planejar e operacionalizar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população. Sendo um importante sistema de articulação com os diversos entes estaduais e municipais, e principalmente com a sociedade, a Defesa Civil vem incansavelmente trabalhando para restabelecer a normalidade social dos municípios que foram atingidos pelos impactos provocados pelas chuvas intensas, resultando em centenas de famílias desabrigadas e desalojadas que necessitam de insumos. A CEDEC participará no apoio logístico, junto à SPS, na coleta, armazenamento e distribuição do material às áreas mais atingidas”, explica o coordenador estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Haroldo Gondim.