“Abril pra Dança”: TJA celebra o Dia Mundial da Dança com programação diversificada e festival em homenagem à Hugo Bianchi (in memoriam)
26 de abril de 2023 - 12:11

WILA _Luciano Gomes
De 26 a 29 de abril, as atividades acontecerão em diversos espaços do equipamento
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, de 26 a 29 de abril, o “Abril pra Dança”. Reunindo uma série de atividades gratuitas, a programação tem início nesta quarta-feira (26), às 19h, no Palco Principal, com a Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES, no espetáculo “Espia só, o Meu Ceará”. Numa parceria com o Sesc Ceará, a entrada é gratuita, com classificação livre e feita por ordem de chegada.
O espetáculo representa a rotina dos agricultores do Ceará, presentes em sua maioria no sertão, que a cada ano, investem sua fé e sua dedicação no plantio e na colheita, para garantir recursos para todo o ano. O título faz alusão ao ato de “espiar” o nosso Ceará, assim os espectadores poderão apreciar a fé do povo cearense clamando por chuva, trabalhando duro ao arar a terra para o plantio das sementes e espantando as pragas que acometem suas plantações. Além disso, poderão conhecer os costumes e festejos do povo cearense, que buscam sempre tornar a vida rural mais agradável e leve.
Na quinta-feira (27), às 15h, no Palco Principal (capacidade: 100 lugares), será a vez do infantil “Iracema”. Solo de Rosa Primo, a montagem parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Com direção de Clarice Lima, o trabalho não deseja contar a história de Iracema, e sim imaginar juntas que outras histórias podem ser dançadas. Entrada gratuita com a distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada.
Na sexta-feira (28), às 19h30, também no Palco Principal (capacidade: 100 lugares), Wilemara Barros apresentará o solo “Preta Rainha” no qual celebra seus 59 anos de idade. Bailarina e professora de balé clássico, Wila apresenta o solo autobiográfico, que gira em torno da sua trajetória de 50 anos no universo da dança. Em “Preta Rainha”, visita as suas memórias afetivas, tomando para si o legado cultural e ancestral vindo de sua família: a dança, o canto, a percussão, a crença, o corpo e a voz. Wila faz emergir a poética e a política, criando uma obra antirracista reflexiva e potente que celebra as cinco décadas de dedicação à dança. Entrada gratuita com a distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada. Classificação indicativa: 10 anos.
Por fim, no sábado (29), das 9h às 21h, vários espaços do TJA irão receber o “Bianchi Festival de Dança“, numa homenagem ao bailarino cearense e ao Dia Internacional da Dança. Ao longo do dia, a maratona de atividades irá contemplar desde oficinas de ballet clássico, contemporâneo e jazz (salas do Anexo CENA), à mesa redonda (Teatro Morro do Ouro), aula aberta de Danças Urbanas (Jardim de Burle Marx) e Palco Aberto com bailarinos adultos e infantis (Calçada).
O encerramento será no Palco Principal, das 18h às 21h, reunindo diversos conjuntos de conceituados grupos e escolas nos seus mais variados estilos; o destaque será a apresentação da Fortaleza Companhia de Dança com a estreia do espetáculo “Dunas”. No Palco Principal, a entrada será trocada por um quilo de alimento. A realização do festival é uma parceria do TJA, por meio do seu Teatro Escola, com a Associação das Academias de Dança do Ceará (Adce).
PROGRAMAÇÃO
“Espia só, o meu Ceará”, com a Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES/ Parceria: Sesc Ceará
Dia: 26 de abril (quarta)
Local: Palco Principal
Horário: 19h
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gratuito
“Iracema”: Solo de Rosa Primo
Dia: 27 de abril (quinta)
Local: Palco Principal (100 lugares)
Horário: 15h
Duração: 40min
Classificação: Livre
Gratuito (distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada)
“Preta Rainha”: Solo de Wilemara Barros
Dia: 28 de abril (sexta)
Local: Palco Principal (100 lugares)
Horário: 19h30
Duração: 40min
Classificação: 10 anos
Gratuito (distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada)
Bianchi Festival de Dança/ Parceria: Adce
Dia: 29 de abril (sábado)
Local: Palco Principal, Jardim, Calçada e Anexo
Horário: 9h às 21h
Classificação: Livre
Gratuito (entrada 18h, Palco Principal: 1kg de alimento não-perecível)
SERVIÇO
Theatro José de Alencar apresenta: “Abril pra Dança 2023”
Quando: de 26 a 29 de abril
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Gratuito