Curso Mulheres Negras Resistem realiza neste sábado (15), às 9h, na BECE, aborda a Potência de Mulheres Negras em novo Encontro Formativo

14 de abril de 2023 - 17:31

Foto: Arquivo Bece

 

Coordenado por Vera Rodrigues, professora do Instituto de Humanidades (IH/Unilab) e representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Conselho do Instituto Dragão do Mar, o Curso “Mulheres negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras, realizado em uma parceria da UNILAB com IDM, que ocorre de março a dezembro de 2023, com aulas quinzenais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), promove novo encontro neste sábado (15), às 9h, na Biblioteca.

Na ocasião será trabalhado o texto “A emergência da vida para superar o anestesiamento social frente à retirada de direitos: o momento pós-golpe pelo olhar de uma feminista, negra e favelada de Marielle Franco”. Os encontros formativos são voltados para as cursistas selecionadas em 2023, com reserva de vagas para trabalhadoras negras da Bece.

 

A coordenação do curso conta, além de Vera Rodrigues, com as egressas da Unilab Ariadne Rios (servidora da Secretaria da Cultura do Estado) e Mona Lisa da Silva. A aula inaugural, realizada em 18/3, com o tema “Democracia e políticas de Igualdade Racial no Contexto Contemporâneo”, foi proferida pela secretária de Igualdade Racial do Estado do Ceará, Zelma Madeira, e contou com a participação de Rosana Marques (Secult-CE) e Suzete Nunes, superintendente da Bece

A ideia de levar uma edição do curso de extensão da Unilab à Biblioteca Pública surgiu no marco dos 25 anos do Instituto Dragão do Mar. “A partir desse lugar [no Conselho de Administração do IDM] foi possível pensar como contribuir para os vínculos entre universidade e sociedade, a partir da extensão e, portanto, do curso. O IDM também possui interesse e demanda por abrir os equipamentos públicos, tais como a BECE, cada vez mais às ações inclusivas, plurais e em diálogo com a sociedade”, informa Vera Rodrigues.

 

Mulheres negras resistem

O curso de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras” surgiu em 2018 com o propósito de fomentar o protagonismo feminino e negro em diferentes áreas da sociedade, bem como em memória de Marielle Franco.

Tendo como base de conhecimento a produção de intelectuais negras como Lélia Gonzalez, OYÈWÚMI Oyèronké, Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro, Marielle Franco, Mara Viveiros entre outras pensadoras afrolatinoamericanas, o curso objetiva fomentar redes de extensão afro-diaspóricas entre universidades e organizações da sociedade civil no contexto brasileiro e afrolatinoamericano e também impulsionar o protagonismo de mulheres negras para o desempenho de funções públicas e/ou privadas no campo das ações afirmativas e políticas de promoção da igualdade de raça e gênero.

Entre 2018 e 2022 o curso deve ter alcançado uma média de 100 participantes. “Sabemos que algumas delas ingressaram na pós-graduação, outras ocupam espaços no poder público, como, por exemplo, mandatas coletivas e participação em ações voltadas para as ações afirmativas e luta antirracista”, conta Rodrigues.

Um dos próximos objetivos é realizar um estudo para levantar as trajetórias das cursistas entre 2018 e 2022, questionando onde estão exercendo seu protagonismo feminino e negro e como o curso contribuiu para essa trajetória.

Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) é uma Organização Social (OS) que atua na área da Cultura e faz a gestão de 13 equipamentos públicos no Ceará, dos quais onze fazem parte da Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE).

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação responsável pelo planejamento estratégico, coordenação e controle globais e fixação de diretrizes fundamentais de funcionamento do instituto.

O convite a Vera Rodrigues para que compusesse o Conselho de Administração veio pela vinculação da docente à Unilab, “a qual prestigia toda uma gama de ações que atingem a todo o universo do campo cultural”.

 

:: Mais Informações: @mulheresnegrasresistemce