Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe exposição “Imaginários Queer”

24 de janeiro de 2023 - 12:36 # # # #

Assessoria de comunicação Casa de Saberes Cego Aderaldo

Em janeiro, mês da “Visibilidade Trans”, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a exposição “Imaginários Queer”. Durante os dias 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023, a exposição promove a difusão do trabalho de artistas cearenses LGBTQIA+, ampliando o imaginário social através da circulação de imagens desviantes a lente de mundo cis-hetero-masculina.

O termo “Queer” surge a partir de discussões conceituais no campo dos estudos culturais, filosofia, sociologia, arte, entre outros, para designar os estudos e poéticas de vida de pessoas dissidentes de gênero, sexualidade e corporalidade. A exposição “Imaginários Queer” tem curadoria dos artistas Eduardo Bruno e Waldirio Castro. Construiu-se uma exposição com obras artísticas nos formatos da fotografia, videoarte, videoperformance e objetos híbridos em tecido, no período de um mês.

ACESSIBILIDADE

Importante destacar que, como estratégia de acessibilidade, a exposição conta com placa em Braille com nome das obras em exposição, além de uma audiodescrição da exposição e, juntamente a isto, também haverá um intérprete de Libras para o evento de lançamento, que será realizado no dia 27 de janeiro, às 19h. Com isso, a exposição promove a difusão da criação artística LGBTQIA+ contribuindo, assim, para a formulação de uma sociedade com menos desigualdade de gênero e sexualidade, ao produzir estratégias de vida para corpos historicamente minorizados.

A ação faz parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), regido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Serviço

Exposição “Imaginários Queer”

Data: 27 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2023

Horário: 08h às 12h e 14h às 18h

Local: Casa de Saberes de Saberes Cego Aderaldo

Endereço: Rua Pascoal Crispino,167, Centro de Quixadá