Porto Iracema das Artes recebe seminário da Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais (Ecult) nesta terça (17)

16 de janeiro de 2023 - 15:44 # # # #

Foto: Lia Calabre

A Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais (Ecult) realiza o I Seminário Aberto, iniciando seu primeiro ano letivo com discussões que fazem o cotidiano da gestão e da produção cultural no Brasil. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de janeiro, sempre às 19h, no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos.

No último dia 14 de janeiro foram divulgadas as inscrições selecionadas para os ciclos base e imersivos da Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais (Ecult). As aulas iniciarão no próximo dia 25 de janeiro, serão totalmente gratuitas e voltadas para profissionais da área cultural e da economia criativa do Estado do Ceará, promovendo um conjunto de ações voltadas à capacitação de produtores e gestores culturais cearenses através de módulos, seminários, lives e mentorias de carreira ministrados por profissionais que são referência local e nacional.

A Escola Livre Gestão, Produção e Políticas Culturais (Ecult) projeto aprovado no II Edital das Escolas Livres da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). Realização: Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará (Produce) e Que História É Essa?. Parceria: A Casa É Sua, Site Papo Cult, Conexões Criativas, Apoio Cultural: Instituto Dragão do Mar (IDM), Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Vila das Artes, Instituto Iracema e Prefeitura Municipal de Fortaleza – Cultura.

A programação do seminário contará com as presenças de convidados (as) especiais nas seguintes mesas:

Mesa de Abertura:

Fabiano dos Santos Piúba – Secretário de Formação, Livro e Leitura do MINC

Luísa Cela – Secretária de Cultura do Ceará

Bete Jaguaribe – Diretora de formação do Instituto Dragão do Mar e da Escola Porto Iracema das Artes

Ernesto Gadelha – Coordenador de Conhecimento e Formação da Secult

Rachel Gadelha – Diretora-Presidente do Instituto Dragão do Mar

Mileide Flores – Diretora da Vila das Artes

Raimundo Moreira – Articulador do Fórum de Linguagens Culturais

Bárbara Rodrigues – Presidenta do DiCultura

Joanice Sampaio – Presidenta da Associação de Produtores e Empreendedores Culturais do Ceará – Produce

Selma Santiago – Coordenadora da Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais – ECult

Mesa “A Gestão Cultural e os Desafios das Políticas Públicas Impermanentes”

Lia Calabre – Integrante da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão/RJ

Mediação:

Paulo Victor Feitosa – Laboratórios Culturais/CE

Andréa Vasconcelos – ECult e Coworking A Casa é Sua

Mesa “Experiências Formativas para a Gestão e a Produção Cultural”

Maria Helena Cunha – INSPIRE Gestão Cultural/MG

Mediação:

Glícia Gadelha – ECult e Conexões Criativas

Ana Vieira – Socióloga, Ecult

Serviço
I Seminário Aberto da Escola Livre Gestão, Produção e Políticas Culturais (Ecult)
Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Dias 17 e 18 de janeiro de 2023.
Informações no instagram: @ecult.ce
escolivrecultural@gmail.com