Com apoio da Secult, “Visita Espetacular – Theatro José de Alencar” retoma programação presencial após edição virtual

21 de novembro de 2022 - 14:46 # #

Evento chega a sua 19ª edição e segue com programação entre os dias 08 e 26 de novembro, com atividades lúdicas voltadas às escolas da rede pública de ensino. Foto: Divulgação

Após edição exclusivamente online, o “Visita Espetacular – Theatro José de Alencar”, projeto de arte-educação, chega a sua 19ª edição e volta ao formato presencial no templo das artes cearenses. Com programação e sessões dinâmicas envolvendo visitas orientadas por atores, encontros pedagógicos e webinário, o projeto cultural iniciou sua nova temporada de 2022, nos dias 17 e 20 de outubro, com apresentações especiais de lançamento para escolas indígenas de todo o Ceará e para a escola do bairro Novo Leblon, de Caucaia. Realizado em parceria com o Theatro José de Alencar, a iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio do edital Mecenas do Ceará. Agradecimento: Eneva.

A ação cultural acontece entre os dias 08 e 26 de novembro, com sessões pela manhã e tarde, voltadas, exclusivamente, para estudantes e professores oriundos de escolas da rede pública de ensino dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Pacajus e Chorozinho, que terão a oportunidade de conhecer as instalações/dependências do mais importante equipamento cultural do Estado, durante excursão inesquecível.

O passeio é conduzido, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bel Alencar. As crianças são recepcionadas no Pátio Nobre pelos anfitriões, depois sobem até o Foyer, seguem para a torrinha e camarotes, em seguida passam pela plateia, pelo palco principal, pelo porão e pelo jardim do Theatro, projetado pelo artista plástico e paisagista brasileiro Burle Marx. A aventura termina no Teatro Morro do Ouro com a apresentação do espetáculo “O Segredo de Cocachim”, texto da autora Denise Crispun. Tudo isso para possibilitar ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia, especialmente do público infanto-juvenil, no universo das artes cênicas.

“O Vista Espetacular é o mecanismo que nós construímos para despertar nas crianças cearenses, envolvimento afetivo com o patrimônio do TJA. A concretização deste projeto é a realização de um sonho, do desejo de poder contribuir, efetivamente, com a formação cultural de crianças e adolescentes, em especial, alunos e alunas da rede pública de ensino, desenvolvendo cidadãos dotados de senso crítico”, destaca Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

Ações Formativas
Ainda dentro da programação de atividades do projeto, será realizado um encontro pedagógico com ações formativas integradas, que acontecerá de forma on-line no dia 12 de novembro (sábado), das 09h às 11h, para todas as escolas dos municípios participantes, via plataforma Google Meet. São vivências e debates que têm como objetivo apoiar e auxiliar o ingresso de crianças e professores nos processos sensoriais de arte-educação, desenvolvendo posturas mais humanitárias.
Já no dia 26 de novembro (sábado), das 09h às 12h, encerrando a programação, o projeto realizará o webnário “Arte para/com/da/sobre as infâncias e o lugar do (a) educador(a)”, que será transmitido pelo canal do Youtube do Theatro José de Alencar e do Instituto Teatro Público.

“A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. A educação estética, princípio teórico-metodológico norteador das nossas ações, fundamentadas neste princípio, possibilita aos seus alunos (as), o exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte, ajudando-os a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. Assim, é que habilidades como observação, percepção e imaginação, são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”, destacou Edneia Quinto, Consultora Artístico-Pedagógica.

Visita Espetacular, um legado arte-educativo

O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio dos aspectos cênicos do teatro para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido.

Nesta perspectiva, o projeto tem levado formação cultural a escolas públicas da rede municipal, com roteiro composto por encontros pedagógicos para professores (as) e visitas orientadas por atores, seguidas de espetáculos teatrais, distribuição de materiais pedagógicos, doação de livros de literatura infantil às escolas participantes, lanches e transporte. O projeto objetiva, ainda, a inclusão social, formação de plateia, incentivo à leitura, educação patrimonial e artístico cultural.

O Visita Espetacular acontece no Theatro José de Alencar, referência artística e turística nacional, equipamento público que desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza.

Programação

A 19ª temporada do projeto “Visita Espetacular – Theatro José de Alencar” terá agenda de apresentações nas seguintes datas de novembro: dias 08, 09, 10, 16, 17, 18 e 22, com sessões manhã e tarde, sempre às 8h e às 14h.
Nos dias 23 e 25 de novembro, das 13h30h às 16h, o Visita Espetacular oferecerá sessões com acessibilidade para crianças com deficiência.
Já no dia 26 de novembro, das 9h às 11h, o Visita Espetacular promoverá o webnário “Arte para/com/da/sobre as infâncias e o lugar do (a) educador(a)”, que será transmitido ao vivo pelo YouTube do Instituto Teatro Público e do Theatro José de Alencar.

SERVIÇO:
Visita Espetacular – Theatro José de Alencar
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: rua Liberato Barroso, nº 525 – Centro
Sessão acessível especial TJA: 23 e 25 de novembro, tarde, às 13h30
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: aberto ao público e escolas públicas previamente agendadas
Informações: institutoteatropublico@gmail.com