Porto Iracema das Artes realiza atividade “Barrer o Terreiro – Dançar é Cura”

10 de novembro de 2022 - 18:01 # #

Assessoria de comunicação Porto Iracema das Artes

Encontro visa aproximar projetos dos Laboratórios com seus territórios e com as mulheres que inspiram as pesquisas

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a atividade “Barrer o Terreiro – Dançar é Cura”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no domingo, 13 de novembro, às 15h, no Terreiro da Mestra Maria de Tiê – Quilombo do Souza (Porteiras/CE). Esta atividade é promovida pelos projetos “Solo Fértil – Mulheres do Meu Interior”, integrante do Laboratório de Teatro 2021 e “Corpo Social que Transcende :Criação Cênica a partir da corporeidade feminina das catadoras de pequi do Cariri Cearense”, projeto em desenvolvimento no Laboratório de Dança 2022 da Escola.

A atividade promove um encontro dos projetos com seus territórios e com as mulheres que inspiram as pesquisas. Os grupos farão uma apresentação de cenas do espetáculo “Solo Do Meu Interior”, além de uma vivência “Compreensão Corporal e Autocuidado” com as mulheres do quilombo de Sousa. Uma roda de coco finalizará o encontro.

SOBRE SOLO FÉRTIL – MULHERES DO MEU INTERIOR

O projeto propõe-se a investigar a corpografia de mulheres que detém sabedorias ancestrais na festa e na cura, por meio de suas práticas artísticas e espirituais nas manifestações populares do Cariri, para criar uma dramaturgia da memória num experimento de teatro-dança.

SOBRE CORPO SOCIAL QUE TRANSCENDE: CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DA CORPOREIDADE FEMININA DAS CATADORAS DE PEQUI DO CARIRI CEARENSE

O projeto se lançará na investigação das ações cotidianas e memórias corpo vocal e social das mulheres catadoras de pequi habitantes do quilombo de Souzas no Cariri, que também são mestras da cultura popular e Umbandistas. O Coletivo Avessos irá se inspirar nas vivências cotidianas com essas mulheres pesquisando o estado da memória-corpo-vocal e social fazendo o cruzamento da investigação-criação e improvisação na dança/performance.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

O quê: “Barrer o Terreiro – Dançar é Cura”

Quando: domingo, 13 de novembro, às 15h

Onde: Terreiro da Mestra Maria de Tiê – Quilombo do Souza (Porteiras/CE).

Gratuito e aberto ao público