Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Não tem museu no mundo como a casa da nossa vó”, com artista Mulambö

8 de novembro de 2022 - 15:50 # #

Assessoria de imprensa Escola Porto Iracema das Artes


O artista é tutor dos projetos “Sertão em Borderline” e “Projeto [sem nome]”, participantes da 10ª edição do Laboratório de Artes Visuais da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula aberta “Não tem museu no mundo como a casa da nossa Vó”, que será ministrada pelo artista Mulambö. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 14 de novembro, segunda-feira, às 18h, na Quebrada Cultural, em Juazeiro do Norte.

Mulambö é tutor dos projetos SERTÃO EM BORDERLINE (Fluxo Marginal) e PROJETO [SEM NOME] (Leo Silva e Vitória Helen) da Temporada Investigativa do Laboratório Artes Visuais 2022 da Porto Iracema das Artes. Para o evento, ele propõe uma conversa sobre sua trajetória, processo e experiência como artista. A ideia da aula aberta é compartilhar a partir de seu trabalho, vivências no circuito da arte e trocar experiências com as pessoas interessadas sobre o se entender artista a partir das nossas próprias referências.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Oliveira, explica que o trabalho de Mulambö tem a força da simplicidade. “Com materiais ordinários, o artista consegue comunicar o que existe de mais precioso: afeto, luta, resistência e invenção. Sua prática artística e seu modo de viver, questionam o próprio sistema da arte, dessacralizando o fazer artístico e trazendo a arte para a esfera do comum”, finaliza.

SOBRE MULAMBÖ

O artista nasceu João, em 1995, e cresceu Mulambö na Praia da Vila em Saquarema (RJ). Trabalha a partir da restituição de potências, buscando a valorização de símbolos do existir do subúrbio e da Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Explorando desde a pintura, criação de bandeiras e objetos utiliza também a internet como plataforma de trabalho. Mas Mulambö,antes de ser artista, é neto, filho, padrinho e irmão e faz arte para afirmar que não tem museu no mundo como a casa da nossa vó.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Aula aberta “Não tem museu no mundo como a casa da nossa Vó”, com Mulambö
Quando: 14 de novembro, segunda-feira, às 18h
Onde: na Quebrada Cultural, em Juazeiro do Norte ( Rua Dr. Francisco Monteiro, 447 – Triângulo)
Gratuito e aberto ao público