Abertura do Festival Música da Ibiapaba – Mi traz gêneros e músicos de diferentes gerações em Viçosa

25 de junho de 2022 - 22:15 # # #

(Fotos: Felipe Abud/Secult Ceará)

De volta ao presencial a partir deste sábado (25), em Viçosa do Ceará, o Festival Música da Ibiapaba (Mi) reúne jovens talentos e artistas veteranos em grande celebração. Nesta 17ª edição, co evento que mistura gêneros com músicos de diferentes gerações, presta homenagens à maestrina Izaíra Silvino, aos mestres Luizinho Duarte, Tarcísio Sardinha e a grande Marivalda Kariri.

Com a participação do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, do prefeito de Viçosa Franci Rocha, do secretário da Educação e Meio Ambiente de Viçosa, Gilton Barreto, da representante da secretaria da Educação do Ceará, Rocilda Sales, do coordenador de Artes e Cidadania Cultural da Secult, Caio Feitosa, e do gerente Regional do Sebrae Francisco Magalhães, o Mi contou em sua abertura com apresentações do vídeo-homenagem à Izaíra Silvino, com a belíssima apresentação de uma das orquestras mais importantes no cenário no Brasil, a Orquestra Contemporânea Brasileira, regida pelo Maestro Arlen França. Na sequência, a cantora, compositora e violonista Inês Mapurunga, natural de Viçosa e filha de Alfredo Miranda, o Anjo do Pife, subiu ao palco com o show Águas do Tempo. O Música da Ibiapaba recebeu ainda Os Bardos, com o show Primater, e Luizinho Calixto trazenso o seu regional na sanfona, com a participação especial de Francine Maria, em uma homenagem à grande Marivalda Kariri.

 

(Foto: Felipe Abud/Secult Ceará)

 

“Que alegria estarmos de volta a Viçosa do Ceará, este patrimônio histórico cearense e brasileiro, que tem este sítio histórico tão belo e preservado pelos cidadãos e cidadãs de Viçosa. A vocês, antes do tudo, o meu agradecimento por terem o pertencimento de tesouro cultural e artístico que é Viçosa do Ceará. Agradeço a todos em nome da prefeitura que apoia este evento com um intuito de um turismo cultural, sustentável, com o compromisso com a história desta cidade, e com a cultura. Este festival só é possível pelas parcerias. Ele tem uma história com a cidade, com a Ibiapaba, e reafirma o pertencimento de Ibiapaba como um território Cearense. É um festival de Formação. O espírito deste festival são os mais de 1000 jovens que se inscreveram e 760 participarão dele, vindos do Ceará, do Piauí, do Rio Grande do NE, da Paraíba. Viçosa receberá durante toda esta semana 400 destes jovens, circulando na cidade, pois vieram em busca de conhecimento e aprimoramento nos instrumentos que tocam ou querem tocar. Então, este é um Festival de Formação que reúne cultura e educação, na perspectiva de uma formação musical, mas de cidadania. Ele é uma experiência. Portanto, quem passa por ele sai com um repertório muito mais rico para suas instituições e lugares em que atuam. Dou os boas-vindas também aos músicos que virão se apresentar, ou que participarão dos cursos e oficinas, aos professores que estarão conosco, e também aos que trarão apresentações artísticas. Este que é um Festival de Formação, mas também Artes, Cidadania e de Acessibilidade”, destacou o secretário Fabiano Piúba em sua fala durante a abertura do Mi.

 

(Foto: Felipe Abud/Secult Ceará)

 

Dando espaço para a música, o secretário Fabiano parafraseou Hermeto Pascoal, que diz que a Música segura o Mundo. “Iremos segurar o mundo com a música, a partir de Viçosa do Ceará, durante estes dias do Festival Mi”, declarou Fabiano Piúba, abrindo as atividades da noite.

O Mi – Festival Música na Ibiapaba, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), celebra o time que irá reunir em diferentes palcos na cidade de Viçosa do Ceará. Serão sete dias de apresentações que seguem até 01 de julho, tanto com os participantes das oficinas ministradas ao longo do evento quanto com nomes de destaque da cena local e nacional – incluindo bandas, músicos de diferentes estilos, tudo com acesso gratuito. Vale ainda ressaltar que algumas das apresentações musicais contarão com interpretação em LIBRAS com renomados intérpretes que valorizam a Acessibilidade Estética.

 

(Foto: Felipe Abud/Secult Ceará)

 

2o dia: Rock e infantil

Já no domingo, 26/06, a programação começa já no fim da tarde, no pátio da Igreja da Matriz, com o Encontro de Bandas de Música da Ibiapaba. Às 20h30, é a vez de Victor Carvalhoso apresentar o show do caprichado álbum Culumim, com sonoridades inspiradas principalmente no rock psicodélico. Artista da safra autoral e independente da região da Ibiapaba, Victor integrou alguns conjuntos musicais (como Os Bardos e Os Budegas), e hoje atua como artista solo na cena.

Já o grupo Dona Zefinha traz para os pequenos seu show infantil “O circo sem teto da lona furada”, uma comédia musical que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Em cena, os palhaços Bufão, Panfeto e Pafim regem a charanga tocando instrumentos exóticos e brincando com a plateia por meio de canções, palhaçadas e mágicas. A noite termina com muito hip hop com Enejaru, Rapper MH e Disserte Lobo e Alquimia Clã.

 

Secretário Fabiano Piúba e a musicista Francine Maria. Foto: Felipe Abud/Secult Ceará

 

Rodas de som e serenatas

Os dias 27 e 28 de junho, segunda e terça-feira, serão dedicados às rodas de som com alunos participantes das oficinas, oferecidas pelo Mi durante sua programação pedagógica. Nessas datas, e também nos dias 27, 28 e 29/06, também acontecem as Serenatas Boêmios da Vila, atividade baseada em uma tradição especial da cidade. Mantidas vivas por músicos e apreciadores que moram na região, as serenatas são inspiradas especialmente na referência de Zé Músico, famoso seresteiro e violonista da região. Neste ano as apresentações acontecem nas calçadas dos casarões  de Dona Socorro do Rubens Dias, Chico Caldas e Pedro Nogueira.

Dança e mais música

Na quarta-feira, dia 29, a noite começa com apresentações da Cia. de Dança Bruna Sánchez e do violonista Jonas Gomes. Às 20h30, sobem ao palco os integrantes da Marimbanda, para um bonito show dedicado ao seu integrante fundador, o virtuose Luizinho Duarte (1954-2022), terceiro homenageado do Festival. O intuito é celebrar e compartilhar as belas melodias e harmonias de Luizinho com a plateia. Nesse sentido, a apresentação contará com a participação de Michael da Silva na bateria, estudante e amigo do Luizinho.

A programação segue na quinta-feira, dia 30/06, novamente com a linguagem da dança abrindo a programação. Desta vez, quem sobe ao palco é a Aurora Company, seguida de apresentação da atriz, compositora, instrumentista e arte educadora Letícia Muniz, flautista da OSUFC – Orquestra Sinfônica da UFC e dos grupos Caboclas e Manas.

Também nesta noite, no dia 30, o último homenageado do Mi ganhará seu tributo, quando o público poderá recordar a carreira e as enormes contribuições do multi-instrumentista Tarcísio Sardinha (1964-2022) para a música no Ceará e no País, com o show Do Fruto à Raiz. Por fim, o palco recebe a banda Pedra Rara, pioneira no Roots Reggae da Zona Norte do Ceará, com um show que deve reunir tanto composições próprias quanto leituras de sucessos do gênero, a partir de nomes referências do reggae, como Bob Marley, The Gladiators, Max Romeo, Gregory Isaacs e Israel Vibration.

A quinta-feira e sexta-feira (30/6 e 01/7) também contará com as tradicionais apresentações de resultados das oficinas, com o corpo pedagógico e todas as alunas e alunos participantes da edição. Serão várias apresentações desde o começo da tarde até a noite, com os resultados alcançados em algumas das oficinas da programação pedagógica, incluindo Flauta Doce, Cordas friccionadas, Banda Sinfônica, Grupo Coral, Grupo de Choro, Big Band, MPB, Grupo Regional e Grupos de Crianças com Arte-Educadores.

 

(Foto: Felipe Abud/Secult Ceará)

Encerramento em Viçosa do Ceará

Na noite de sexta-feira (01/7), às 20h30 é a vez de Mateus Fazeno Rock subir no palco da Praça Clóvis Beviláqua. Nascido em Fortaleza e residente em Sapiranga – bairro da periferia da Capital marcado pela violência e especulação imobiliária – o jovem artista tem ganhado destaque nacional pelo seu primeiro trabalho, o registro Rolê nas Ruínas. Gravado em 2020, em plena pandemia, o álbum apareceu em diferentes listas do País de melhores do ano.

Em composições que misturam elementos do grunge, punk, reggae, MPB, rap e funk, além de sonoridades mais regionais, Mateus costura seu “rock de favela” com letras repletas de crítica social e mensagens que batem de frente contra o racismo, a violência policial, a desigualdade social e outros temas vividos diariamente por enormes parcelas da população.

Na sequência da mesma sexta-feira, às 21h30, a plateia recebe o show de encerramento “Siriará”, com vários compositores do Ceará, seguido de apresentação do sanfoneiro, cantor e compositor Fábio Carneirinho. Filho do Cariri, o músico veterano já soma 16 anos de carreira, com cinco DVDs e oito CDs gravados, além de shows em 15 países e nas principais festas do Nordeste.

O Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc Ceará), a Prefeitura de Viçosa do Ceará e apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo e Instituto Ecoa.

SERVIÇO

Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba

De 25 de junho a 09 de julho

Local: Viçosa do Ceará, Crato e Quixadá

Mais informações em www.festivalmi.com.br