“Theatro de Portas Abertas”: Edição de junho celebra os 112 anos de fundação do Theatro José de Alencar

15 de junho de 2022 - 15:30 # # #

Ascom Theatro José de Alencar

A programação do dia 17 de junho terá como destaques um desfile de moda, Hora do Ângelus e, ao final, “Arraiá do Zé” com DJ, quadrilha e trio regional. Image: Grupo Mateu de Teatro, de Barbalha (Região do Cariri/CE)

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no dia 17 de junho (sexta-feira), a quinta edição de 2022 do seu tradicional projeto “Theatro de Portas Abertas”, desta vez celebrando o aniversário de 112 anos de fundação do TJA (17 de junho de 1910).

Com entrada gratuita, a programação tem início pelas Visitas Guiadas com a equipe de guias culturais do TJA nos seguintes horários: 9h, 10h, 11h, 14h e 15h. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do equipamento. Para tal, o agendamento é feito pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586.

No horário das 16h, a Visita Guiada Especial de Aniversário será conduzida por Izabel Gurgel. Jornalista, Izabel trabalha com uma compreensão ampliada de patrimônio cultural, pesquisando, criando e realizando atividades formativas e curatoriais. Tem estudos de graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (1988) e Pós-graduação em Sociologia (2004) na Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e os Ministérios da Educação e da Cultura.

No mesmo horário, desta vez na Torrinha, acontecerá um desfile de moda com a participação dos alunos-modelos da 1ª Turma de “Um Modelo de Curso – Moda Atual”, formação gratuita conduzida por Gilson Tenório (modelo profissional, ator e produtor cultural), entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, na Sala de Dança Hugo Bianchi (Anexo CENA). Os figurinos utilizados são pertencentes ao acervo do TJA e a atividade acontece em parceria com a Casa Sidney Souto.

Às 17h, na calçada, o Grupo Mateu de Teatro, de Barbalha (Região do Cariri/CE), entrará em cena. A trupe nasceu a partir da ideia de chamar atenção sobre a importância do Mateu nos Reisados, na época (2000), pela observação da idealizadora do grupo, Ni de Souza, e mais alguns admiradores da cultura popular de Barbalha. Hoje, o grupo traz em sua trajetória 22 anos de luta e resistência de um movimento que desperta o olhar e admiração mais sensibilizada para os grupos que compõem parte da identidade cultural.

Na tradicional “Hora do Ângelus”, às 18h, Apá Silvino virá acompanhada de outras duas cantoras – Lia Veras e Adna Oliveira – além dos integrantes do CAIS –  Coral dos Amigos de Izaíra Silvino. Cantora, compositora, regente de corais, arranjadora, preparadora vocal, pianista cearense e ganhadora de inúmeros festivais, Apá tem cinco trabalhos gravados, sendo o mais recente “Sinal de Cais”.

A programação do aniversário de 112 anos do Theatro José de Alencar encerrará com chave de ouro e, lógico, em ritmo de arrasta-pé com o “Arraiá do Zé”. A partir das 18h30, o Jardim do equipamento irá receber uma decoração temática especial, venda de bebidas e comidas típicas em barraquinhas e, nas atrações, haverá a Quadrilha CORDAPES com seu Regional, discotecagem com o DJ Alan Morais e o Trio Akilombar.

Atrações do Arraiá

Com o tema “Nas Terras do Sertão, Sanfoneiro Toca São João”, a quadrilha apresenta ao público a história que se passa numa cidade pernambucana onde os cangaceiros proibiram tocar músicas juninas nos festejos, e isso deixou a cidade muito triste. Mas tudo mudou quando a força do amor de Odélia Pereira e Sabino Barbosa surgiu. A ONG CORDAPES (Companhia de Ritmos e Danças Populares), fundada em 17 de outubro de 2007 com sede no conjunto Palmeiras, tem como objetivo estimular crianças e jovens a pesquisar e divulgar manifestações populares através da dança e música.

Coração massageado e esqueleto balançado. Esse é terreno ao qual se chega pelo som construído e elaborado por Alan Morais. Passeando pelo som como um disc jockey à moda antiga, Alan, na contramão dos rótulos, já transitava com notoriedade por lugares como o rock, o soul, a MPB e o samba-rock, passeando por períodos diversos como a sonoridade setentista. A sexta no TJA será um momento da expansão pelo som! Muitos forrós, arrasta-pés, frevos, sambas, ijexás, entre outros estilos nordestinos.

Akilombar, foto de Ariel Gomes

O trio musical Akilombar nasce de um chamado, um desejo de partilhar a força da música afro, dos tambores, do som dos terreiros, do forró de raiz que valoriza nossa herança afro indígena nordestina. Composto por Gil Pereira, Ernesto Cartaxo e Kadu Lopes, Akilombar inicia seus trabalhos, no final de 2019, fruto da força desse encontro e enraizado nas manifestações populares de nossas matrizes culturais. Na ocasião, contará ainda com a participação do sanfoneiro convidado William Nascimento.

Protocolos

Em respeito aos atuais protocolos, é obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto; é recomendável o uso de máscaras de proteção nos espaços fechados do equipamento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA*

(* sujeita a alterações)

9h 10h 11h 14h 15h

VISITAS GUIADAS GRATUITAS

Com a equipe de guias culturais do TJA

Agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586

16h

VISITA GUIADA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Com a jornalista Izabel Gurgel

Agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586

16h

DESFILE DE MODA

Com os alunos-modelos da 1ª Turma de “Um Modelo de Curso – Moda Atual”, formação conduzida por Gilson Tenório

(Torrinha)

17h

GRUPO MATEU DE TEATRO

Apresentação da trupe, direto de Barbalha (CE)/ direção: Ni de Souza

(Calçada)

18h

HORA DO ÂNGELUS

Com Apá Silvino, Lia Veras e Adna Oliveira + Corais CAIS

(Calçada)

18h30

“ARRAIÁ DO ZÉ”

Com DJ Alan Morais, Trio Akilombar, Quadrilha Cordapés e Regional + barraca com bebidas e comidas típicas

(Jardim)

SERVIÇO

Theatro de Portas Abertas – Junho 2022: 112 anos do TJA

Quando: dia 17 (sexta-feira), a partir das 9h

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Outras info: (85) 3101-2583

Programação gratuita 

* Obrigatória a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses para pessoas a partir de 12 anos de idade), acompanhado de documento oficial com foto; é recomendável o uso de máscaras de proteção nos ambientes fechados do equipamento