Cineteatro São Luiz tem programação gratuita de teatro no mês de junho

2 de junho de 2022 - 15:53 # # #

Ascom Cineteatro São Luiz

No mês da diversidade e das celebrações juninas, o teatro ganha destaque. Imagem: Mystura Tropykal, foto de Breno de Lacerda

Nos dias 09, 10 e 11 de junho, sempre às 19h, o São Luiz abre suas suas cortinas para a faixa de programação “Curta Mais Teatro”, com apresentação presenciais de grupos de teatro cearenses. Ao todo, o público poderá conferir gratuitamente três espetáculos. No mês da diversidade e das celebrações juninas, o teatro ganha destaque no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Na quinta-feira (9), a primeira apresentação fica por conta do Grupo Garajal, com a peça “Na Beira”. Em parceria com o Sesc CE,  os artistas trazem ao palco do São Luiz, elementos do teatro de rua popular. A peça busca refletir sobre como o artista se encontra constantemente nesse local “a beira” de algo em relação ao seu próprio fazer, nessa proximidade entre ator e personagem, público e privado, realidade e ficção, artista e espectador.

Rosa Escarlate, foto de Tim Oliveira

O segundo grupo a subir ao palco do São Luiz é a Trupe “Caba de Chegar”, que apresenta a montagem  “Rosa Escarlate”, na sexta-feira, 10 de junho. Apresentando ao público a historia dos dois irmãos, Anita e Alfredo e da governanta da casa, Fraulein Martha, que tramam o assassinato do avô para ficar com sua fortuna. Porém, o plano começa a dar errado quando Maria Poliana ou Rosa Escarlate, filha bastarda há muito desaparecida, ressurge. A peça brinca de forma séria sobre a inversão de valores , a classe média empobrecida, o povo e seus sonhos de dias melhores.

Encerrando a programação do “Curta Mais Teatro”, o grupo “No barraco da Constância tem!” no sábado, dia 11 de junho, apresenta o espetáculo “Mystura Tropykal”.  A montagem, contemplada pelo X Edital Ceará de Incentivo às Artes 2015 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, conta ao público as memórias das infâncias dos intérpretes e diretores, Ariel Volkova e Honório Félix, em um clima de seresta. Através de cantos, ações e experiências coreográficas, os atores performam essas lembranças. O trabalho convoca mitos, história e realiza o reposicionamento de questões de gênero.

Programação presencial de teatro

“Na Beira”, Grupo Garajal

Data: 09/06 (quinta-feira)

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse:  Em meio a lembranças individuais e coletivas, os integrantes do Grupo Garajal buscam em cena pensar sobre como o artista se encontra constantemente nesse local “a beira” de algo em relação ao seu próprio fazer, nessa proximidade entre, ator e personagem, público e privado, realidade e ficção, artista e espectador. Propondo-se a uma investigação de trazer elementos do teatro de rua popular para as plataformas digitais na tentativa desse trabalho artístico continuado que é de existir. E que as combinações de lembranças e esquecimentos possam nos trazer múltiplas experiências do tempo e construir a cada encontro uma nova forma de partilhar.

“Rosa Escarlate”, Trupe ‘Caba de Chegar
Data:  10/06 (sexta-feira)

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Dois irmãos, Anita e Alfredo e a governanta da casa, Fraulein Martha, tramam o assassinato do avô para ficar com sua fortuna. Concluída a trama macabra, seus planos ameaçam ruir quando entra em cena o advogado Abdull trazendo um testamento deixado pelo avô morto, no qual todos os bens irão para uma filha bastarda há muito desaparecida. Na pele de Cinderela da história, Maria Poliana ou Rosa Escarlate, a mocinha da novela, desvenda e desfaz todos os segredos e a família nem desconfia que o que se olha nem sempre é o que se vê.

“Mystura Tropykal”, com o Grupo No barraco da Constância tem!

Data:  11/06 (sábado)

Classificação Indicativa: 10 anos

Sinopse:  Uma brincadeira recria o primeiro momento. E, numa guerra entre territórios, essa festa sincrética inaugura um segundo lugar. Entre o oriente e o ocidente, o terceiro mundo se faz em novos combinados. Misturado de ritmos e mitos, se modificam as primeiras, as segundas e as terceiras pessoas do plural. É tudo miscelânea. É tudo povo. As folias, os folguedos, as folganças, os festejos, as galeras, os pagodes, as quadrilhas. As línguas se desdobram em orgias de potpourris. Sagrando milhos. Desfilando novidades. Transformando bandos em rainhas.

ACESSO AO CINETEATRO SÃO LUIZ

Para ter acesso à programação presencial do Cineteatro, é obrigatório apresentar o passaporte vacinal com duas doses ou dose única (a depender do imunizante), para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. O uso de máscara é facultativo, de acordo com último decreto do governo do Ceará.

<<<Serviço >>>

Programação “Curta Mais Teatro”

Quando:  09, 10 e 11 de junho

Horário: às 19h