Porto Iracema das Artes realiza roda de conversa com a artista indígena Uýra Sodoma

16 de maio de 2022 - 08:56 # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 25 de maio, às 19h, no auditório da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes, — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza roda de conversa com a artiste trans e indígena Uýra Sodoma, da cidade de Manaus (AM). Intitulada “Entre Cidade-Floresta, pontes para segurar o Céu”, a atividade, que faz parte do processo de investigação do projeto Corporificar, do Laboratório de Dança, ocorre na quarta-feira, 25 de maio, no auditório da Escola, às 19h.

O evento conta com a partilha da pesquisa e produções da artista Uýra Sodoma – indígena, periférica e trans de dois espíritos, residente em Manaus. Gratuito e aberto ao público, o debate gira em torno das diferentes naturezas que compõem a cidade e a floresta e o elo entre estas paisagens, que ora se conflitam, ora se abraçam. A artiste, que é uma personagem drag queen criada em 2016 pelo biólogo e arte-educador Emerson Munduruku, é utilizada como uma forma de educar e conscientizar pessoas sobre a preservação amazônica e os direitos LGBTQIA+.

Para Bilica Léo, coordenadora do Laboratório de Dança da Escola, “A presença de artistes do porte da Uýra Sodoma nos Laboratórios de Criação vem confirmar a importância da troca cultural que o programa oferece à classe artística da cidade”.

Entre os questionamentos propostos para a roda de conversa estão: “Que natureza temos visto e sentido?”, “Qual delas habita no entorno e dentro de nós?”, “Qual retrato é possível a partir disto?”, e “O que é Natureza, afinal?”.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Roda de conversa “Entre Cidade-Floresta, pontes para segurar o Céu” com a artista Uýra Sodoma
Quando: Quarta-feira, 25 de maio, 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)