Laboratórios Culturais: Oficinas de Prestação de Contas e Captação de Recursos terão mais vagas!

28 de abril de 2022 - 13:17 # # #

Ascom Laboratórios Culturais

 

O Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais abre mais vagas para as oficinas gratuitas de Prestação de Contas (Dias 02 e 03/05) e Captação de Recursos (Dias 09 e 10/05). As atividades vão acontecer de forma presencial, no Theatro José de Alencar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://linktr.ee/laboratoriosculturais. As vagas são limitadas.

A oficina de Prestação de Contas será das 14h às 18h, com a contadora Roberta Sousa. Ela foi membro da Comissão de Tomada de Contas Especial da SECULT nos anos de 2008 a 2012, tendo como função analisar a defesa dos convenentes nos casos de contas reprovadas pelo setor financeiro e após estudos proceder a aprovação ou reprovação final das contas, ensejando devolução de recursos; Analista de Prestação de Contas com repasses de recursos por meio do Mecenato Estadual, Convênios, Termos de Cooperação Financeira e Congêneres firmados entre a SECULT e terceiros; Analista de Planos de Trabalho procedendo o exame dos projetos e suas ações, bem como seu orçamento físico-financeiro. Atualmente é Gerente de controle interno exercendo auditoria nos processos de pagamentos realizados pelo Instituto Dragão do Mar, inerente a todos os equipamentos por ele geridos.

No mesmo horário, das 14h às 18h, da semana seguinte, nos dias 09 e 10 de maio, a oficina de Captação de Recursos será ministrada por Paulo Benevides. Graduado em Ciências Econômicas pela UFC, Paulo Benevides é especialista em Consultoria e Gerenciamento de Projetos. Iniciou na cultura em 2001 com a FÁBRICA7 Consultoria Cultural, foi consultor do Selo de Responsabilidade Cultural do Ceará, conselheiro dos Conselhos de Cultura de Fortaleza e do Ceará, viabilizou projetos como o NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, prestou consultoria da Lei Aldir Blanc em prefeituras. É diretor da PROPONO, empresa especializada em economia criativa.

Abertas ao público em geral, as oficinas acontecem como formação complementar do Laboratório de Produção Cultural – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, iniciado em maio de 2021, com duração de dois semestres letivos. São atividades atreladas à prática profissional cotidiana dos produtores. Em abril, os profissionais do setor participaram da oficina de Marketing Cultural.

PROTOCOLO DE ACESSO – Para entrar no Theatro José de Alencar será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto.

LABORATÓRIOS CULTURAIS – O Laboratório de Produção Cultural é um dos cursos técnicos realizados pelos Laboratórios Culturais, que desenvolvem também o Laboratório de Gestão Cultural e o Laboratório Criativo. São espaço de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado. A iniciativa também promove a qualificação de redes que articulam as iniciativas culturais, ampliando as condições para a produção e fruição de bens culturais, com base em princípios inclusivos, respeitando a diversidade e pluralidade da cultura.

Esta é a terceira edição do Laboratório de Produção Cultural, que é o programa pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará. Desde 2013, quando teve início a primeira turma, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas. O curso tem aulas práticas e técnicas, com debates atuais e relevantes sobre temáticas como políticas culturais, gestão de espaços, criação e logística.

Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Souza Cruz e Quitanda Soluções Criativas, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais e o Instituto BR, com produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

SERVIÇO

Oficinas do Laboratório de Produção – Formação complementar do Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais – Inscrições gratuitas através do link https://linktr.ee/laboratoriosculturais. Redes Sociais: Facebook: laboratoriosculturais | Instagram: @laboratoriosculturais | Informações e tira-dúvidas: producao@laboratoriosculturais.com ou através do contato de WhatsApp: (85) 99789-2117.