Atrações virtuais e presenciais e muitas oportunidades marcam a programação de abril no CCBJ

19 de abril de 2022 - 15:39 # #

Ascom Centro Cultural Bom Jardim

Os Jogos Populares é uma das programações presenciais realizadas pela equipe do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e acontece na Comunidade São Francisco. Para saber mais detalhes da programação do NArTE , da Ação Cultura e da Escola de Cultura e Artes do CCBJ acompanhe as indicações abaixo e agende-se para participar. Abril tem muita programação virtual, presencial e uma série de oportunidades iniciando os processos de abertura, basta seguir os canais oficiais do CCBJ  e não perder as agendas. Na foto acima, a educadora social Dayse Mara conduz os jogos populares com a criançada.

O Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), apresenta mais uma série de atrações, atividades e oportunidades, no período de 18 a 30 de abril.

As programações sempre são lançadas às segundas-feiras e, excepcionalmente, este mês em que o equipamento passa por uma manutenção elétrica, a programação mensal foi reajustada e antecipada, disposta detalhadamente no site do CCBJ.

Muitas novidades acontecerão neste mês de abril, por tanto fica conectado às programações semanais disponíveis nos canais oficiais do CCBJ. As programações são sujeitas a alterações, avisadas devidamente com certa antecedẽncia nas redes sociais.

Para saber mais sobre a manutenção elétrica no equipamento, que suspendeu temporariamente as atividades presenciais no prédio, acesse o informe:

https://ccbj.org.br/noticias/aviso-ccbj-passa-por-manutencao-eletrica/

As atividades presenciais passam acontecer nas instituições parceiras e na comunidade São Francisco. A programação também segue virtual nos canais do Centro: Instagram, Facebook e Youtube.

Além da programação artística cultural da Ação Cultural, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes do CCBJ detalhadas a seguir,  o equipamento segue com algumas as ações formativas realizadas pela Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ). A maioria dos cursos da ECA estão  em recesso e voltam em breve.

Especialmente em abril abrirá acontece o curso de Iniciação ao Estudo dos Instrumentos de Teclas (inscrições encerradas), em parceria com o Movimento de Saúde Mental. O curso acontece toda segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h, na sede da Casa Ame ( Rua Dr. Fernando Augusto, número 980, Bom Jardim) e passou a receber crianças a partir de 10 anos.  Pianos e teclados, além de lindos são uma forma de ter um momento de encontro com você mesmo, sentido a vibração das notas em alegria ressoando com seu coração.

Fiquem ligados (as), que em breve, o CCBJ lança Chamadas Públicas para o Laboratórios de Pesquisa, que está até o dia 21/04 (quinta-feira), com formulário de consulta pública da proposta do edital aberta no link do site do CCBJ: https://bityli.com/ChamadaConsultaPublicaLabs2022

Inclusive, tem Reunião de Gestão Compartilhada Extraordinária com essa pauta exclusiva da edição 2022 do Laboratório de Pesquisa, nesta sexta-feira (22/04), a partir das 19h, com link de sala liberado meia hora antes do encontro virtual pelo Google Meet. O link é liberado nos stories do Instagram do CCBJ e nos grupos e listas de transmissões do CCBJ, pelo WhatsApp.

Está com inscrições abertas a Chamada  para Credenciamento de Pareceristas e Avaliadores (as) para Composição de Banco de Dados da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O processo de credenciamento vai compor o banco de dados de profissionais que estarão devidamente habilitados(as) para participarem de processos seletivos da ECA que englobam a emissão de parecer e/ou avaliação técnica. As inscrições acontecem de forma virtual no período de 16 a 24 de abril de 2022. Para conferir a chamada completa e fazer sua inscrição, acesse o nosso site: https://bit.ly/ChamadaPareceristasCCBJ2022

Em breve, o CCBJ por meio da Escola de Cultura e Artes lança o edital do Curso Técnico em Dança (CTD), com turma noturna, Cursos Básicos, de curta duração e a Convocatória para a Programação Artística e Cultural e muitas oportunidades de encontros com as mais diversas linguagens artísticas.  Além disso também está previsto para lançar no pŕoximo mês, a Chamada Pública para as Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário 2022 e Agentes Criativos 2022.

Vem conferir a programação cultural completa com os releases e informações de cada atração, que acontece no formato virtual e presencial, todas gratuitas e parte delas com tradução e interpretação para Libras.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CCBJ ABRIL DE 18  A 30 DE ABRIL DE 2022

3ª SEMANA DE ABRIL

DIA 18/04 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE INDICA – ANIMAÇÃO “KITBULL” EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO AMIGO

RELEASE: No Dia do Amigo, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz a indicação de uma animação de Rosana Sullivan, que fala sobre o acolhimento da amizade diante das dificuldades da vida, e como é importante perceber a essência dos amigos para além das diferenças. O link para acesso ao vídeo estará disponível nas redes sociais do equipamento.

?Serviço:

NARTE INDICA – ANIMAÇÃO “KITBULL” EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO AMIGO

Quando: 18/04

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 19/04 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – HOMENAGEM À LYGIA FAGUNDES TELLES

RELEASE: Quarta ocupante da Cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lygia Fagundes Telles, é considerada uma das grandes referências no pós-modernismo, tendo escrito obras que abordam temas diversos, como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia. A escritora comemoraria no dia de hoje 99 anos de idade,  mas veio a falecer no dia 03 de Abril. A Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz uma homenagem à dama da literatura brasileira.

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – HOMENAGEM À LYGIA FAGUNDES TELLES

Quando: 19/04

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 20/04 – QUARTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA EDUCAÇÃO SOCIAL – JOGOS POPULARES NA COMUNIDADE

RELEASE: A educadora Social Deyse Mara, do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) vai até a comunidade São Francisco, levando diversos jogos populares voltados para as crianças e jovens da comunidade.

Os jogos populares ou brincadeiras populares, também conhecido como jogos de rua, fazem parte da cultura e são criados por pessoas e passam por gerações e gerações, onde o objetivo principal é a ludicidade. Ou seja, todos os participantes podem brincar, se divertir durante os jogos, onde a competição fica em segundo plano.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA EDUCAÇÃO SOCIAL – JOGOS POPULARES NA COMUNIDADE

Quando: 20/04 às 16h

Onde: Comunidade São Francisco

DIA 22/04 – SEXTA-FEIRA

REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA EXTRAORDINÁRIA (VIRTUAL)

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Escola de Cultura e Artes do CCBJ convida para a Reunião Extraordinária da Gestão Compartilhada, nesta sexta-feira (22/04) , a partir das 19h. A reunião acontecerá pela plataforma Google Meet e o link da sala será divulgado meia hora antes do encontro virtual começar, nos stories do Instagram e nos grupos do Whatsapp e Lista de Transmissão CCBJ. Este encontro faz parte de um processo colaborativo e dialógico do processo seletivo do Laboratório de Pesquisa CCBJ 2022. Também está disponível até dia 21/04 o formulário de  Consulta Pública da Proposta de Chamada do Laboratório de Pesquisa. Para participar da Consulta Pública deste futuro processo seletivo, basta realizar a leitura da proposta no link do site abaixo.  Faça a leitura e em seguida preencha  o formulário com suas considerações, também disponíveis no link a seguir. Para saber mais detalhes, acesse o site do CCBJ no link:

https://bityli.com/ChamadaConsultaPublicaLabs2022

?Serviço:

REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA EXTRAORDINÁRIA

Quando: 22/04 às 19h

Onde: Google Meet (LINK da sala  liberado meia hora antes do encontro nos  stories do Instagram e na lista de transmissão e nos grupos WhatsApp do CCBJ).

CONVERSA DE CALÇADA – OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

RELEASE: Falar de educação é sempre um momento de muita atenção e cuidado. Promovida pelo CCBJ por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especialziada (NArTE/CCBJ), a Conversa de Calçada do mês de abril propõe e convida  um encontro com os moradores da comunidade para falar sobre educação e como podemos ser mais presente na educação escolar e social dos nossos filhos e filhas.

?Serviço:

CONVERSA DE CALÇADA – OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Quando: 22/04 às 16h

Onde: Comunidade São Francisco

DIA 23/04 – SÁBADO

BONJACAST: BIBLIOTECAS POPULARES – EP 6

RELEASE: O BonjaCast, o podcast do CCBJ, traz para o canal do CCBJ no YouTube mais um episódio com Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), que preparou uma série com cortes onde traz informações sobre a experiência fundamental das Bibliotecas Populares nas periferias de Fortaleza. O episódio deste sábado recebe Marcos de Sá, idealizador do projeto Periferia Que Lê.

?Serviço:

BONJACAST – BONJACAST: BIBLIOTECAS POPULARES – EP 6

Quando: 16/04 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

4ª SEMANA

DIA 25/04 – SEGUNDA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos.

A Percussão Ambiental onde trabalhamos a musicalidade aliada a práticas ambientais, produzindo objetos sonoros. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

?Serviço:

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

Quando: 25/04 às 14h

Onde:  AMBJ Unidas

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS NO QUINTAL CULTURAL

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos.

Os Jogos Percussivos desenvolvem a musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, seu batuque e percussividade.  Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

?Serviço:

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

Quando: 25/04 às 16h

Onde:  Quintal Cultural

É O BRINCA! NA SÃO FRANCISCO

RELEASE: Nesta segunda-feira o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove mais uma edição presencial do É o Brinca, transcendendo os espaços do Centro Cultural Bom Jardim e chegando até a Comunidade São Francisco com uma tarde cheia de brincadeiras, oficinas e ludicidade. Neste É O Brinca! O eixo Cultura Infância realizará diversas ações artísticas, culturais e formativas com as crianças.

?Serviço:

É O BRINCA! NA SÃO FRANCISCO

Quando: 25/04 às 16h

Onde:  Comunidade São Francisco

DIA 26/04 – TERÇA-FEIRA

FORTALECENDO REDES – REDE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) por meio do Programa Fortalecendo Redes,  trás o diálogo sobre a “Rede de Pessoas Vivendo com HIV” na Escola Estadual de Educação Profissional Ícaro de Sousa Moreira, a fim de difundir mais sobre a rede além da importância de se discutir sobre o HIV, autocuidados e formas de prevenção, principalmente com o público jovem. Teremos como convidados Emerson Correia, Educador social e Ativista em Direitos humanos e Rhamon Matarazzo, Graduado em História e Teatro. Pesquisador da temática Arte e Aids.

?Serviço:

FORTALECENDO REDES – REDE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV

Quando: 26/04 às 15h

Onde:  EEEP Ícaro de Sousa Moreira

NARTE INDICA – CINEMA EM CASA

RELEASE: No Cinema em Casa promovido pelo CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) indica a animação “Encanto”. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde a superforça até o poder de curar. O encanto de sempre pensar em novas possibilidades e estratégias para dentro da comunidade/casa tem feito desses meninos e meninas na procura de dias melhores.

?Serviço:

NARTE INDICA – CINEMA EM CASA

Quando: 26/04 às 18h

Onde:  Comunidade São Francisco

SOMBRINHA LITERÁRIA – A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

RELEASE: Nesta terça-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para o Ciclo de Leitura a indicação do livro “A Menina Que Roubava Livros” de Markus Suzak.

É um drama do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2005 no Brasil pela Intrínseca. Conta a história de Liesel Meminger, uma garota que encontra a Morte três vezes durante 1939–43 na Alemanha nazista. Gostou? Saiba como pegar emprestado em: biblioteca.ccbj@idm.org.br

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Quando: 26/04

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 27/04 – QUARTA-FEIRA

NArTE EM PAUTA – CAFÉ COM AS ARTESÃS

RELEASE: A equipe de Articulação Comunitária do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove o “Café com as artesãs”, um momento de integração, fortalecimento de redes e roda de diálogo com as artesãs e artesãos do Grande Bom Jardim. Vamos tomar um bom café e pensar juntos nessas potencialidades que podem surgir através dos bons encontros da vida.

?Serviço:

NArTE EM PAUTA – CAFÉ COM AS ARTESÃS

Quando: 27/04 às 9h30

Onde:  Associação CUBMGP

CONVERSA DE TERREIRO – ENTRE NÓS

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta mais uma edição da conversa de Terreiro, que nasce com o intuito de articular as práticas culturais que existem dentro do território do Grande Bom Jardim. O momento da conversa é para pensarmos juntos o que podemos fazer durante esse ano.

A roda  conversa é uma junção de ideias que podem ser desenvolvidas em parceria com o território e o CCBJ. Logo, essa articulação feita com os povos de terreiro é para firmar uma memória que ainda pulsa muito forte nos 5 cantos do Grande Bom Jardim.

?Serviço:

CONVERSA DE TERREIRO – ENTRE NÓS

Quando: 27/04 às 16h

Onde:  Terreiro Palácio das Águas

NARTE EM PAUTA EDUCAÇÃO SOCIAL – JOGOS POPULARES NA COMUNIDADE

RELEASE: A educadora Social Deyse Mara, do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) vai até a comunidade São Francisco, levando diversos jogos populares voltados para as crianças e jovens da comunidade.

Os jogos populares ou brincadeiras populares, também conhecido como jogos de rua, fazem parte da cultura e são criados por pessoas e passam por gerações e gerações, onde o objetivo principal é a ludicidade. Ou seja, todos os participantes podem brincar, se divertir durante os jogos, onde a competição fica em segundo plano.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA EDUCAÇÃO SOCIAL – JOGOS POPULARES NA COMUNIDADE

Quando: 27/04 às 16h

Onde: Comunidade São Francisco

DIA 28/04 – QUINTA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL NO INSTITUTO MARIA DO CARMO

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos.

A Percussão Ambiental onde trabalhamos a musicalidade aliada a práticas ambientais, produzindo objetos sonoros. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

?Serviço:

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

Quando: 28/04 às 14h

Onde:   Instituto Maria do Carmo

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS NA ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos.

Os Jogos Percussivos desenvolvem a musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, seu batuque e percussividade.  Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

?Serviço:

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

Quando: 28/04 às 16h

Onde:  Associação Zumbi Capoeira

DIA 29/04 – SEXTA-FEIRA

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA: VIVÊNCIAS SONORAS COM ROBERTTO GIBBS

RELEASE: O programa Estúdio em Pauta é uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. Nos últimos episódios, o programa vem se dedicando a série “Experiências Sonoras”, que tem como objetivo apresentar um pouco mais da história e trabalho de artistas, produtores musicais, técnicos de som e profissionais da música.

Nesse episódio do Estúdio em Pauta, Jefferson Juan, técnico de áudio do CCBJ, convida o Engenheiro de Som Roberto Gibbs que iniciou a sua vivência com áudio em 73, operou som em shows de grandes artistas como Billy Paul, Raul Seixas, Tim Maia e outros. Atualmente, Gibbs atende seus clientes em seu estúdio que fica no bairro Jangurussu e também faz atendimentos técnicos e especializado em som.

?Serviço:

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA: VIVÊNCIAS SONORAS COM

Quando: 29/04 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)