Porto Iracema das Artes abre inscrições para a oficina online “Cena e Diálogos”

13 de abril de 2022 - 09:15 # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Atividade do Laboratório CENA 15 oferta 30 vagas para oficina online ministrada pela roteirista, consultora e professora Mariana Tesch

Com objetivo de propor uma exposição teórica e debater sobre técnicas narrativas envolvidas na construção de um roteiro, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no âmbito do Laboratório Cena 15, abre inscrições, entre os dias 11 a 14 de abril, para a oficina online “Cena e Diálogos”, com a roteirista, consultora e professora Mariana Tesch. O formulário para inscrições está disponível AQUIAs aulas ocorrerão entre os dias 2 a 6 de maio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12hO resultado final com os selecionados será divulgado no dia 26 de abril, no site da Escola.

Ao todo são ofertadas 30 vagas para a atividade que ocorrerá online, por meio da plataforma Zoom. O processo seletivo para a oficina se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados os seguintes pontos: a aproximação dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e as experiências anteriores, como cursos e trabalhos na área do audiovisual, em especial na escrita de roteiro. As pessoas interessadas devem ter mais de 18 anos.

Para Mariana Tesch, tutora da oficina, o debate é muito importante para desmistificar alguns pontos sobre a produção de um roteiro e para sistematizar e expandir os conhecimentos na área. “Estou muito animada com a atividade, pois acredita-se que um roteiro precisa ser criativo e só. Mas não, é importante pensar e conversar sobre a produção para perceber que existem diversas peças que devem ser encaixadas para que um bom roteiro aconteça. Um bom roteiro pede uma boa técnica” reforça.

Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas da Porto Iracema das Artes e reserva, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. Caso as vagas para Políticas de Ações Afirmativas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão revertidas para à Ampla Concorrência. Além disso, 50% das vagas serão preenchidas por pessoas do interior do Estado do Ceará e, caso não cheguem a essa porcentagem, serão destinadas à Ampla Concorrência. Pessoas de outros Estados serão consideradas nesta seleção apenas no caso do número de vagas não serem integralmente preenchido por quem reside no Ceará.

Sobre Mariana Tesch

É roteirista, consultora e professora de roteiro. Mestre em roteiro pela Northwestern University, com bolsa CAPES e Fulbright, mestre em educação pela UFRJ e bacharel em comunicação social, com habilitação em audiovisual pela UnB. Foi chefe de roteiro da série “Dois tempos” (Star+), com previsão de estreia em 2022, e roteirista das séries “Clube da Anittinha” (Gloob), “Coisa Mais Linda” (NETFLIX) e “Oswaldo” (Cartoon Network). Roteirizou os curtas-metragens “NY, MG” (2017), vencedor do Festival de Curtas TNT, com estreia no canal TNT-Brasil, e “Nervo” (2019), com exibições em diversos festivais pelo Brasil. Seu roteiro de longa-metragem “Bugs” recebeu menção honrosa no FRAPA-2017, além de prêmio de melhor pitching. Seu roteiro de longa-metragem “Amém” foi o vencedor do Guiões-2016, em Lisboa, e segundo lugar no FRAPA-2015. Atualmente trabalha como roteirista de uma série da Globoplay.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para a oficina “Cena e Diálogos”. Formulário disponível AQUI.
Quando: inscrições de 11 a 14 de abril. As aulas ocorrem entre os dias 2 e 6 de maio
Onde: Online via plataforma Zoom
Gratuito e aberto ao público