“Violência contra a Mulher!”: Tema ganha debate virtual, dia 24 de março, pelo canal do YouTube do TJA

23 de março de 2022 - 15:35 # #

Ascom Theatro José de Alencar

O evento, inserido na programação “Março Mulher & Arte”, contará com as presenças de Daciane Barreto e Juliana Carvalho, com mediação da jornalista Camilla Lima

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Theatro José de Alencar – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe, dentro do programa “Março Mulher & Arte”, a roda de conversa “Violência contra a Mulher! O que fazer para acabar?” no dia 24 de março (quinta-feira), às 10h, com transmissão pelo YouTube do TJA (www.youtube.com/theatrojosedealencar). 

Com mediação da jornalista Camilla Lima, as convidadas da roda de conversa serão: Daciane Barreto (coordenadora da Casa da Mulher Brasileira – CMB/CE) e Juliana Carvalho (atriz, diretora e pesquisadora/  UFC). A atividade é uma das ações da Coordenação de Arte e Cidadania, do Theatro José de Alencar. Saiba mais sobre as convidadas:

Convidadas

Maria Daciane Lycarião Barreto – Feminista, compôs o Centro Popular da Mulher e protagonizou junto com outras companheiras, no ano de 1986, a criação do primeiro Conselho da Mulher do Estado do Ceará intitulado Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM) e da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). 

É anistiada política e integra a União Brasileira de Mulheres (UBM). Desde muito nova fez parte de inúmeras lutas e resistências através da luta das mulheres e, no ano de 2015, ingressou na equipe da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para as Mulheres do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, coordenando a Célula de Articulação Regional de Políticas Para as Mulheres, sendo responsável direta pela rearticulação do CCDM assumindo a vice-presidência do mesmo e contribuindo com o fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, bem como a participação política das mulheres nos municípios do Estado do Ceará. 

Atualmente está coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Estado do Ceará (CMB/ CE), equipamento que reúne grande parte dos órgãos públicos da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Ceará, a saber: Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará, Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, além do Centro de Referência da Mulher, Casa de Passagem, Brinquedoteca, Setor de Promoção a Autonomia Econômica, entre outros. 

Juliana Carvalho – Atriz, diretora e pesquisadora em teatro. Tem graduação e mestrado em Psicologia (UFC), e doutorado em Artes Cênicas pela UFBA, com a pesquisa intitulada “Composições dramatúrgicas das mulheres na obra de Nelson: violência e feminicídio no teatro rodrigueano”. Iniciou seu percurso no teatro em 1995, no Curso de Arte Dramática (CAD) da UFC. Em 1998, ingressou como atriz no Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar, concluído com o espetáculo “Os Iks”, dirigido por Celso Nunes. Pela Tear Cia de Teatro, montou em 2004 o monólogo “A saga de uma certa Bárbara”, dirigido por Sidney Souto. Em 2012, dirigiu e atuou na peça “Fulanas”’, texto de Ricardo Guilherme. Entre 2013 e 2016, foi coordenadora dos Cursos Básicos de Teatro e do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes. Integra o Grupo Terceiro Corpo, onde desenvolve uma pesquisa e prática de teatro feminista com as peça “Asja Lacis já não me escreve” (2017) e “Um corpo que trai” (2021). Atualmente é professora da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre a mediadora

Camilla Lima – Jornalista, mulher negra, mãe. Com larga experiência em diversos veículos, dedica-se à sua principal expertise: a arte de se comunicar. Fala mais que o homem da cobra, adora participar dum debate – e mediar rodas de conversa é com ela mesma! Repórter, podcaster, social media, assessora de comunicação. Jornalista responsável pelo conteúdo editorial do Movimento Empreender, projeto especial do Grupo de Comunicação O POVO. Repórter do Brasil de Fato.

SERVIÇO

Roda de conversa “Violência contra a Mulher! O que fazer para acabar?”, com Daciane Barreto e Juliana Carvalho/ Mediação: Camilla Lima

Quando: 24 de março (quinta-feira), às 10h

Transmissão: canal do YouTube do Theatro José de Alencar (www.youtube.com/theatrojosedealencar)