“Livrocena Pet Buqui”: Instalação cenográfica de Pedro Domingues em cartaz, de 22 a 24 de março, no Porão do TJA

23 de março de 2022 - 15:10 # # #

Ascom Theatro José de Alencar

Produto de seu Mestrado Profissional em Artes – PPGArtes/IFCE, sob a orientação de Fran Teixeira, a visitação é gratuita e acontece das 9h às 19h

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe de 22 a 24 de março (de terça a quinta), no Porão, “Livrocena Pet Buqui”, instalação cenográfica para apresentação do texto “A Paixão de Pet Buqui, Vida Real do Artista de Mentira”, resultado do Mestrado Profissional em Artes – PPGARTES/ IFCE, de Pedro Domingues.

Com entrada franca, a visitação acontece das 9h às 19h, seguindo todos os protocolos em decorrência da Covid-19. Por ser em ambiente fechado, faz-se obrigatório o uso de máscara durante toda a permanência e apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo (três doses para pessoas com 18 anos ou mais), acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto.

Sobre a instalação
“Livrocena Pet Buqui” é uma instalação cenográfica para apresentação do texto “A Paixão de Pet Buqui, Vida Real do Artista de Mentira”. Um texto autoficionado que dialoga com a trajetória do fazer teatral em Fortaleza. Nela, o leitor é convidado a entrar nos ambientes da casa da personagem e ler as cenas do texto.

Do nascimento à morte da personagem, “Pet Buqui” joga com ritos, fatos e anedotas da cena para denunciar o descarte dos artistas da cidade, num jogo de ficção e realidade. Lixo humano e desvairado, mesmo Doutor, Pet termina seus dias vivendo como indigente na Praça do Ferreira até ser morto pela polícia defendendo seu teatro.

O texto remete às dificuldades de sobrevivência dos artistas na capital cearense e homenageia a arte teatral e sua história, trazendo à cena personagens, profissões e artistas do nosso palco.

O texto e a instalação são resultados de um exercício de autoficção, na linha de pesquisa em processo criativo, sob orientação da Dra. Francimara Nogueira Teixeira, na terceira turma do Mestrado Profissional em Artes – PPGARTES/ IFCE, em Fortaleza/CE, entre os meses de julho de 2019 e março de 2022.

FICHA TÉCNICA

Theatro José de Alencar

Instalação Cenográfica “Livrocena Pet Buqui”, de Pedro Domingues
Quando: 22 a 24 de março