Porto Dragão divulga curso online sobre literatura negra e novos episódios sobre Cultura Popular nesta semana

10 de janeiro de 2022 - 17:51 # # #

Com programação gratuita e online, Centro Cultural Porto Dragão divulga o curso sobre literatura negra e a dois novos episódios da websérie documental “Nós no Batente” sobre cultura popular com Mestre Françuli e com o Reisado de Potengi

De 10 a 16 de janeiro, o Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, divulga sua agenda de ações online e gratuitas.

Nesta quinta-feira (13/1), às 15h, acontece o curso online gratuito Educação e Literatura – Narrativas Negras, Ativismo e Sociedade com Tainara Eugênio no canal do Youtube do Porto Dragão. Com duas horas de duração, o encontro convida a refletir acerca da literatura negra e a contribuição de intelectuais negras na descolonização dos currículos.

Seguindo com as estréias de episódios do programa Nós no Batente, o Porto Dragão convida o público para assistir à exibição de dois episódios da websérie, um deles na sexta-feira (14/01), com o protagonista Mestre Antônio e o Reisado de Caretas do Potengi e, outro no sábado (15/01), com a participação do personagem Mestre Françuli.

>> Clique aqui e assista os episódios já publicados da terceira temporada da websérie Nós no Batente

CONFIRA A AGENDA COMPLETA E DETALHADA:

13/01, quinta-feira, às 15h

Formação online e gratuita

• Educação e Literatura – Narrativas Negras, Ativismo e Sociedade, com Tainara Eugênio no Youtube do Porto Dragão.

A formação propõe refletir acerca da literatura negra e a contribuição de intelectuais negras na descolonização dos currículos, tendo como pano de fundo as experiências na disciplina de Educação e Literatura Negra: Potencialidades Pedagógicas em Narrativas, Mitos, Fábulas e Contos Africanos e Afro-brasileiras, pertencente a grade curricular do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB. Ao longo da componente tivemos contato com intelectuais como Bell Hooks, Gloria Anzaldúa, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Tony Morrison dentre outras que nos proporcionaram experiências literárias necessárias para refletir sobre narrativas negras, ativismo e sociedade. Então, a formação trará como conteúdo a ser ministrado: a literatura negra (as escritas das mulheres negras), releitura de trechos das obras, visibilidade/invisibilidade, trajetórias e fortalecimento de narrativas.

O curso acontece ao vivo através do Youtube do Porto Dragão, no dia 13/01, às 19h. As pessoas interessadas podem acessar a página da rede no momento da transmissão e aproveitar o conteúdo.

NÓS NO BATENTE

14/01, sexta-feira às 18h

Nós no Batente com Mestre Antônio e o Reisado de Caretas do Potengi

Youtube do Porto Dragão

No Sítio Sassaré, de portas abertas para o sertão, Mestre Antônio Luiz abre a caixinha pessoal de memória, de onde saem as histórias sobre o Reisado de Caretas de Potengi, que nos encanta há mais de três décadas. Titulado Mestre da Cultura em 2010 pela Secult Ceará, desde jovem ele conduz as danças e brincadeiras e sua casa hoje é também museu para os apaixonados pela cultura popular.

15/01, sábado, às 18h

Nós no Batente com Mestre Françuli

Youtube do Porto Dragão

Francisco Dias de Oliveira, Mestre Françuli, nasceu em 1942 no município de Potengi- CE.
Desde a infância o menino da pequena cidade do Ceará era um sonhador. Construía pequenos aviões de metal com muita habilidade e criatividade, assim, após ganhar experiência, profissionalizou-se como flandeiro. Françuli começou a produzir peças diversificadas, como chaminés, fornos, pás, baldes, latas, tubos de armazenar legumes, funis e caandeiros. Para ajudar seus conterrâneos, construiu um equipamento de flandes de borracha que traz do fundo do poço o equivalente a uma lata de água. Mas o hobbie da infância nunca ficou pra traz, e em meio aos seus inventos Mestre Françuli, fabricava também suas miniaturas de aviões, que já somam em média 32 modelos.

O sonho foi mais além, construiu um museu em sua cidade e hoje suas peças são comercializadas em todo o estado do Ceará, algumas foram expostas em diversos museus, inclusive fora do Estado. Foi tema de documentários, que retratam suas obras. Hoje, Mestre Françuli continua morando em Potengi, e vive com o dinheiro de sua aposentadoria, trabalhando na agricultura de subsistência e criando peças em sua oficina de flandagem.

SERVIÇO:
Programação – Centro Cultural Porto Dragão