Vila das Artes apresenta espetáculos de dança “Jardim Fantástico”, “O Rito” e “Grande Circular” no Theatro José de Alencar

30 de dezembro de 2021 - 14:04 # # #

Ascom Theatro José de Alencar

Apresentações marcam os 10 anos do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança do complexo cultural. Imagem: aluna Ana Luiza de Rodrigues

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove, de 28 a 30 de dezembro, ações em celebração ao encerramento de mais um ano do Curso de Formação Básica em Dança. Todas as atividades serão realizadas no Theatro José de Alencar, com entrada gratuita mediante lotação do espaço. Para adultos e jovens que já tenham se vacinado, será exigida a exibição de documento de identificação e passaporte vacinal.

A programação conta com a apresentação dos espetáculos “Jardim Fantástico” e “Grande Circular”, por alunos do 6º ano e do 1º ao 5º ano do curso, respectivamente; os eventos de formatura da 3ª e da 4ª turma do curso; e a exibição da videodança “O Rito”. Confira mais abaixo o detalhamento da programação.

Para Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, trata-se de um momento de especial comemoração para todos os estudantes, familiares e profissionais envolvidos na realização do evento. “Superando as condições da pandemia, a realização dessa mostra de espetáculos é, além de uma forma pedagógica de construção de conhecimento em dança e arte, um momento de celebração das famílias, que tanto acompanham a formação dessas crianças e adolescentes”, comenta Marina.

Diferente de anos anteriores, haverá a formatura simultânea de duas turmas. “Em função da impossibilidade de realizar apresentações no fim de 2020, os formandos daquele ano realizaram o espetáculo de conclusão em formato de videodança. ‘O Rito’ terá a primeira exibição no mesmo dia da estreia do espetáculo dos formandos de 2021”, anuncia a coordenadora.

Espetáculo de formatura dos alunos do 6º ano do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, “Jardim Fantástico” tem concepção e direção da coreógrafa Clarice Lima, e assistência coreográfica de Alda Pessoa e Luiz Otávio Queiroz. “O espetáculo trata de um mundo fantástico onde nossos jovens formandos e formandas podem ser quem quiserem. Isso evidencia que a liberdade por meio da arte, a consciência de mundo e a possibilidade criação em formações artísticas são muito relevantes para nós”, afirma Marina.

Os alunos do 1º ao 5º do curso, por sua vez, apresentam “Grande Circular”. Criação colaborativa entre professoras e professores da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a mostra de coreografias trata das histórias das vidas e dos personagens de bairros da cidade de Fortaleza,

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerida pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
Na terça-feira (28/12), as atividades têm início às 18h, com “Jardim Fantástico”, apresentação da 4ª turma de formandos do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes. O espetáculo é seguido da exibição da videodança “O Rito”, com os formandos da 3ª turma. As atividades se encerram com a cerimônia de formatura das duas turmas.

Nos dois dias seguintes, a programação inicia às 15h. Quarta-feira (29/12) é o dia da apresentação de “Grande Circular” com alunos do 1º ao 5º ano das turmas do turno manhã. Na quinta-feira (30/12), apresentam-se os alunos da turma da tarde, também com “Grande Circular”.

Curso de Formação Básica em Dança: 10 anos
Fundado em 2011, o Curso de Formação Básica em Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Destinado a crianças e pré-adolescentes com idades entre 8 e 14 anos, o curso tem duração de seis anos e prevê em seu currículo variadas disciplinas que abordam técnicas contemporâneas, clássicas e populares. Em 2017 , o curso formou sua primeira turma, apresentando o espetáculo “Lança”. Em 2021, o curso comemora 10 anos de existência e celebra a formatura da 3ª e da 4ª turma de formandos.

“É uma iniciativa ímpar na cidade de Fortaleza e no país. São seis anos de formação gratuita de longa duração para crianças e adolescentes, contemplando um currículo diverso de entendimento e abordagem de danças que é referência no país inteiro”, enfatiza a coordenadora Marina Carleial.

Espetáculo de Dança “Jardim Fantástico”
Data: terça-feira (28/12)
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Gratuito / Apresentar identificação e passaporte vacinal à entrada