Nesta terça (21), Porto Iracema realiza lançamento do livro “Invisíveis”, de Fernanda da Escóssia

21 de dezembro de 2021 - 11:02 # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

A editora da revista piauí e professora da UFRJ estará em Fortaleza para lançar a obra, que é resultado de sua tese de doutorado e foi tema da redação do Enem 2021

Nesta terça-feira (21), a jornalista e professora universitária Fernanda da Escóssia lança em Fortaleza seu livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento”. A obra é resultado da tese de doutorado da autora. O evento acontece a partir das 19h, no pátio da Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O livro conta as trajetórias de adultos indocumentados que, pela falta do registro de nascimento, são impedidos de ter acesso a uma série de outros direitos. O assunto foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a tese teve trechos utilizados como base para a prova. O lançamento será apresentado pela jornalista Ana Quezado e terá sessão de autógrafos.

Quem não tem registro de nascimento não pode tirar nenhum outro documento. Não vota, não tem emprego formal, conta em banco ou bens em seu nome. Apenas consegue atendimento médico de emergência e não pode ser incluído em políticas sociais. O acesso à educação é limitado, pois as escolas costumam exigir documentação para as matrículas.

Dados da antiga Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contabilizaram em 2015 cerca de 3 milhões de brasileiros de variadas idades sem documentos, mas não há estatísticas atualizadas sobre o tema. “A exclusão documental reflete a desigualdade da sociedade brasileira”, afirma Fernanda da Escóssia.

Sobre a autora

Fernanda da Escóssia é professora da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona disciplinas como Jornalismo Político, Jornalismo e Direitos Humanos, Reportagem e Redação Jornalística. É doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV e mestra em Comunicação pela UFRJ. Cursou jornalismo na Universidade Federal do Ceará. No jornalismo e na etnografia, o foco de seu trabalho envolve a desigualdade social brasileira e seus desdobramentos em várias áreas – educação, saúde e direitos humanos. Fernanda é editora na revista piauí, publicação impressa e digital com foco em jornalismo narrativo e investigações em profundidade. Foi editora de Política do Globo, repórter da Folha de S.Paulo e ombudsman da Agência Lupa.

Sobre a Escola

A Escola Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Escola Porto Iracema das Artes realiza lançamento de “Invisíveis”, de Fernanda Escóssia
Com a autora e apresentação da jornalista Ana Quezado
Quando: Terça-feira, 21 de dezembro, às 19h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público | Obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação.