CCBJ: Masterclass de Audiovisual “Nhemongueta Kunhã Mbaraete – Conversas entre mulheres corajosas”

6 de dezembro de 2021 - 16:09 # #

Finalizando a edição 2021 das Masterclasses do Centro Cultural Bom Jardim, – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, iniciamos o mês de dezembro com a Masterclass de Audiovisual, com as cineastas e artistas do projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete. A aula show terá como tema “Conversas entre mulheres corajosas” e acontecerá no dia 7 de dezembro, às 18h, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

O projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete é uma troca de vídeo-cartas entre três mulheres indígenas e uma não indígena, sob a perspectiva afetiva, etnofilosófica e crítica perante o processo atual de isolamento social e ao universo que as permeia. Os vídeos serão disponibilizados no site do CCBJ para que todos possam assistir antes de participar do encontro. O evento é online e gratuito, aberto ao público interessado na proposta.

Sophia Pinheiro, Graciela Guarani, Patricia Ferreira Pará Yxapy e Michele Kaiowá, são idealizadoras do projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete e irão abordar durante a Masterclass, os processos que levaram o coletivo a construir as vídeos-cartas, os desejos, anseios e desafios de estarem isoladas em tempos de pandemias e mesmo neste contexto produzir uma obra poética, que fala de seus territórios, a coletividade e solidão de cada uma das mulheres. O grupo também abordará assuntos como o cinema da autoimagem; mulheres que transcendem contextos através do afeto; cotidianos femininos diversos, além dos processos de construção do projeto: início, temas, montagem e traduções. A masterclass será mediada por Rúbia Mércia, coordenadora do programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ.

O segundo momento da Masterclass será no dia 8 de dezembro, às 17h, através da plataforma Google Meet. O momento será fechado para alunos, alunas e professores da Escola de Cultura e Artes e equipe CCBJ, realizado mediante inscrição prévia em formulário. Após o período inicial de inscrições nesse segundo momento, que certifica os participantes, o CCBJ abrirá para o público geral as vagas que não forem preenchidas pelos alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O link para inscrição nas vagas remanescentes do encontro no Meet será divulgado no Instagram, Facebook e site do CCBJ.

Sobre as Masterclass

“As masterclass da Escola de Cultura e Artes/CCBJ, tem como principal objetivo ampliar o diálogo entre vários atores e atrizes na cena local, estadual e nacional em um grande debate democrático sobre as artes em seus aspectos político, social, econômico, estético e diversidades. São vários encontros com artistas da cena “poética-política” brasileira numa grande partilha de pensamentos (UBUNTU)”, reforça o gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo.

Sobre as convidadas

Graciela Guarani, pertencente à nação Guarani Kaiowá, é produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário Brasileiro, tem um currículo que inclui direção e roteiro em 8 curtas metragens, uma série de vídeos cartas “Nhemongueta Cunha Mbaraete”, co-direção e cinegrafista no longa “My Blood is Red”, formadora no curso “Mulheres Indígenas e Novas Mídias Sociais – da Invisibilidade ao acesso aos direitos”, pela Onu Mulheres, cineasta facilitadora na oficina de cinema “Ocupar a Tela: Mulheres, Terra e Movimento”.

Michele Kaiowá cria estratégias de resistência aos povos indígenas do Mato Grosso do Sul (MS), fortalecendo a luta pelo território e pela democracia midiática. Formanda em Direção na Escola Cinema Darcy Ribeiro (2019, Rio Janeiro), é realizadora do projeto “Nhemongueta Kunhã Mbaraete”. Participou da oficina “Ocupar a tela, ocupar a terra” e lançou o livro “Lutos pela mulheres indígenas” uma obra audiovisual pelo SESC São Paulo.

Patrícia Ferreira Pará Yxapy, é professora e realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani. Em 2007, cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. Está finalizando seu primeiro longa e circula em festivais de cinema com o filme “TEKO HAXY – ser imperfeita”, codirigido com Sophia Pinheiro. Em 2019, participou da mostra Performances Ameríndias do Doclisboa (Lisboa), participou como artista da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil com o projeto “Jeguatá – cadernos de viagem”. Em 2020, teve sua primeira exposição individual na Berlinale, dentro da mostra do programa Forum Expanded e participou do projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete.

Sophia Pinheiro é pensadora visual, interessada nas poéticas e políticas visuais, etnografia das ideias, do corpo e marcadores da diferença, principalmente em contextos étnicos, de gênero e sexualidade. Doutoranda em Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-graduação da UFF; bacharel em Artes Visuais e mestre em Antropologia Social pela UFG. Professora da Academia Internacional de Cinema É co-diretora com Patrícia Ferreira Pará Yxapy do filme “TEKO HAXY – ser imperfeita”. É uma das realizadoras do projeto “Nhemongueta Kunhã Mbaraete” (2020).

SERVIÇO:

MASTERCLASS DE AUDIOVISUAL “NHEMONGUETA KUNHÃ MBARAETE – CONVERSAS ENTRE MULHERES CORAJOSAS”

QUANDO: 07 de dezembro, às 18h

ONDE: Youtube CCBJ.

COMO: Dois momentos, o primeiro para o público em geral, transmitido ao vivo pelo Youtube CCBJ, e um segundo momento, destinado aos alunos da Escola de Cultura e Artes (vagas limitadas) e caso não tenha completado as inscrições abre ao público.

PROGRAMAÇÃO E DETALHES DO EVENTO: Instagram, Facebook e site do CCBJ.