Dragão do Mar apresenta espetáculo gratuito de teatro amador inspirado em obra de Rachel de Queiroz nesta sexta-feira (19)

19 de novembro de 2021 - 10:55 # # #

Ascom Dragão do Mar

O Grupo de Teatro Mosaico, integrado por aposentados e pensionistas do Estado do Ceará que participam do Programa de Ação Integrada para o Aposentado, apresenta “Telha de Vidro”, peça inspirada em poesia homônima da escritora cearense.

Na semana em que Rachel de Queiroz completaria 111 anos, o grupo de teatro Mosaico, formado por aposentados e/ou pensionistas do Estado do Ceará atendidos pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), apresenta “Telha de Vidro”, peça dirigida por Walden Luiz Furtado Bezerra, que leva o nome da poesia da escritora cearense, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. O acesso será gratuito, mediante a retirada de até dois ingressos por pessoa na bilheteria física do Teatro, uma hora antes do espetáculo. A apresentação é fruto da parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará – Seplag, por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado.

Baseado, livremente, na obra, o espetáculo retrata a cultura cearense, seus usos e costumes, e apresenta um breve panorama da história e do povo do Ceará, numa mensagem de fé e esperança no futuro, com músicas autorais que exaltam os tipos populares e as belezas naturais da terra.

Com ensaios iniciados de forma virtual durante o isolamento social na pandemia, e depois continuados de forma presencial após a imunização completa de todos os atores amadores, o grupo agora apresenta o resultado dos encontros. Segundo o diretor, a maioria dos atores da peça nunca fez teatro. “Esta apresentação está carregada de muito simbolismo, pois representa a vitória desse grupo que, em sua grande maioria, nunca se apresentou ao público. Mais do que a timidez e o medo de errar, o grupo celebrará também a graça de estar saudável após tantos desafios impostos pela pandemia”, afirma o diretor.

Autoria/Direção – Walden Luiz Furtado Bezerra
Produção – Maria José da Silva Melo Figueiredo
Coreografia – Matheus Reis Dedê
Música – Carlinhos Crisóstomo e Walden Luiz Furtado Bezerra
Figurino – Maria Irismar de Oliveira Costa
Iluminação/Sonoplastia – Alexandre Silva
Cenografia – Walden Luiz Furtado Bezerra
Contra-regra – Edilson Brasilino Oliveira
Elenco: Alana de Cássia Bastos Maia, Ana Célia Silva, Ana Sueli Araruna Sousa, Antonio Roberto Barbosa Morais, Edilson Brasilino Oliveira, Francisca Amélia Batista Alencar, Hélcio Fabrício Cavalcante Holanda, Helenira Leite Limaverde, Izabel Cristina Leite Pinheiro, Jandira Alves Ferreira, Maria de Fátima Coelho Azevedo, Maria de Fátima Gonçalves de Lima, Maria Ione Silva de Azevedo, Maria Irismar de Oliveira Costa, Maria José da Silva Melo Figueiredo, Matheus Reis Dedê, Nelídia Jereissati Barbosa, Sônia Maria Federico, Tereza Neuma Herculano Costa e Zuleika Mendonça Gomes Souza

Serviço: Espetáculo “Telha de Vidro”, do Grupo de Teatro Mosaico
Data: 19 de novembro de 2021
Local: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Duração: 60min.
Acesso livre e gratuito mediante retirada de até dois ingressos por pessoa, uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do Teatro Dragão do Mar.