No Mês da Consciência Negra, Escola Porto Iracema das Artes realiza programação com diversas apresentações artísticas
16 de novembro de 2021 - 16:55 #portoiracemadasartes #Programação
Ascom Porto Iracema das Artes
A partir da próxima quarta-feira, 17, show com o grupo de rap S.E.P. 85, análise do filme “Cabeça de Nêgo” com a presença do diretor e espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro” são algumas das ações. Imagem: filme Cabeça de Nego
No Mês da Consciência Negra, marcado oficialmente pelo dia 20 de novembro, uma programação especial será realizada pela Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Assim como em anos anteriores, a Escola promove apresentações artísticas, debates e masterclasses. Todas as ações são gratuitas e a maior parte dos eventos será presencial, abertas ao público.
O grupo de rap S.E.P. 85 – Subconsciente em Pauta, que integrou o Laboratório de Música em 2020, abre a programação nesta quarta-feira, dia 17, com um show no pátio da Escola. A apresentação inicia às 18h e os artistas trazem para o palco as músicas do álbum “Do dialeto ao dia lento”, inteiramente produzido no Lab, com a tutoria do rapper do Racionais MC’s, KL Jay. O coletivo é formado por Big Léo, Catatau e Caio Plock.
Já no dia 19, sexta-feira, a Escola recebe o diretor e roteirista de “Cabeça de Nêgo”, Déo Cardoso, no projeto “Anatomia do Filme”. O filme aclamado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e sucesso nos cinemas comerciais, será “dissecado”, cena a cena. O evento será realizado no pátio da Escola, a partir das 19h. A mediação será dos coordenadores Lis Paim e Isaac Pipano.
No sábado, 20 de novembro, quando se celebra oficialmente o Dia da Consciência Negra, o Coletivo Yabás traz o espetáculo “Encantarias de Um Boi Juremeiro”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Teatro em 2020, com tutoria de Cibele Mateus. A apresentação acontece a partir das 17h, na rua em frente à Escola.
Logo depois, a partir das 18h, a Porto Iracema recebe a masterclass “Dia da Consciência Negra”, na 8ª edição do Festival Concreto, com o artista visual Onesto (SP) e o escritor Eduardo Africano, que fará sessão de autógrafos do livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”. O evento será no auditório.
Na penúltima semana de novembro, a programação do Mês da Consciência Negra na Escola continua. No dia 23, terça-feira, a fotógrafa, professora e pesquisadora Tamara Lopes realiza a aula aberta “O protagonismo negro na fotografia”, com transmissão pelo Youtube da Escola. A live começa às 18h e propõe analisar a produção imagética vigente e apresentar o trabalho de artistas negres que tiveram como mote para seu percurso artístico a diáspora africana.
Na quinta-feira, dia 25 de novembro, no pátio da Escola, acontece o Sarau de Saberes no encerramento do Percurso Básico de Teatro. O evento será com o Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, do bairro Granja Lisboa. Além dos artistas convidados, alunes e professores também participam. A apresentação acontece a partir das 14h. Em diálogo com os estudos da decolonidade, as reflexões sobre a formação artística e o espaço pedagógico a partir dos territórios de cada pessoa envolvida — motes desta edição do curso –, o sarau acontece de forma livre onde as pessoas presentes podem fazer apresentações no momento do “microfone aberto”.
Também no Youtube da Escola, o Coletivo Yabás participa no dia 25, de mais uma edição do “Anatomias do Espetáculo”, sobre o trabalho “Encantarias de Um Boi Juremeiro”. A live acontece a partir das 19h e os artistas vão “dissecar” todo o processo de criação e produção do espetáculo.
>> Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra na Escola Porto Iracema das Artes:
17 de novembro | Quarta-feira
[Música] Show S.E.P. – Subconsciente em Pauta 85
18h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público
19 de novembro| Sexta-feira
[CINEMA] ANATOMIA DO FILME: “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso
Mediação: Isaac Pipano e Lis Paim
19h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público
20 de Novembro | Sábado – Dia da Consciência Negra
[TEATRO] Espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro”
Com Coletivo Yabás
17h > Em frente à Escola Porto Iracema > Presencial > Aberto ao público
[ARTES VISUAIS] FESTIVAL CONCRETO | Masterclass com artista visual Onesto (SP) e sessão de autógrafos com Eduardo Africano, autor do livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”
18h > Auditório da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público
23 de novembro | Terça-feira
[FOTOGRAFIA] Aula aberta – O protagonismo negro na fotografia
Com Tamara Lopes
18h> Live no YouTube da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público
25 de novembro | Quinta-feira
[TEATRO] Rotas de Criação – Sarau de Saberes
Com Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, alunes e professoras/es do Percurso Básico de Teatro
14h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público
[TEATRO] Anatomia do Espetáculo – “Encantarias de um Boi Juremeiro”
Com Coletivo Yabás
19h > Live no Youtube da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público
SERVIÇO
O quê: No Mês da Consciência Negra, Escola Porto Iracema das Artes realiza programação especial com apresentações artísticas, debates e masterclasses
Quando: De 17 a 25 de novembro
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema) e Canal no Youtube
Gratuito