Entre ações presenciais e virtuais da programação semanal CCBJ, a Mostra Pulsar celebra a finalização do curso técnico em dança

16 de novembro de 2021 - 10:48 # #

Ascom CCBJ


Registro da videodança “Território da Paz”, a ser exibida na solenidade de conclusão dos Curso Técnico em Dança CCBJ/Porto Iracema das Artes, juntamente aos demais trabalhos de conclusão. No total são 7 videodanças, exibidas com exclusividade na solenidade e por tempo limitado, a partir do dia 19 de novembro no Youtube CCBJ. Território da Paz é um dos trabalhos que compõem a Mostra Pulsar e a performance acontece nas ruas do Grande Bom Jardim Foto: Flávia Almeida I Fotografia CCBJ.

As ruas do Grande Bom Jardim, que costumam ser conhecidas como cenários de guerra e violência abrigam artistas cientes que veem em cada lugar que passam uma possibilidade estética que os contemplam. Os concludentes e convidados celebram esta fase com a videodança Território da Paz, com a proposta de usar como “palco” deste trabalho, as calçadas pouco vistas, em ruas muito habitadas, dentro de bairros invisibilizados, em lugares de memórias afetivas como o muro vizinho, a rua do lado e a quadra da praça como principais ambientações.

Além de “Território da Paz”, a Mostra Pulsar apresenta a partir do dia 19/11, mais outras seis videodanças, como trabalho de conclusão de curso, em solenidade especial presencial para convidados e disponível em playlist no Youtube CCBJ, por tempo limitado. As videodanças lançadas e exigidas serão: “Tela em Branco”, “Frivião”, “Inefável”, “O Corpo que Coabito”, “Espuma” e “Gatilho”.

Mais informações e detalhes da Mostra Pulsar pode acompanhar no site CCBJ:

MOSTRA PULSAR – EVENTO DE FORMATURA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA DO CCBJ LANÇA SETE VIDEODANÇAS

E detalhes de cada trabalho, ficha técnica, fotos, vídeos, bastidores e muitas informações sobre o Curso Técnico em Dança (CTD – CCBJ/Porto Iracema das Artes), você poderá acessar o site do CCBJ e conhecer a aba especial do CTD:

https://ccbj.org.br/escola-de-cultura-e-artes/curso-tecnico-em-danca/

O Curso de Técnico em Dança (CTD/CCBJ) é realizado em parceria com o Porto Iracema das Artes, e é o primeiro curso técnico em dança localizado numa periferia de Fortaleza. A Mostra Pulsar reúne sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores (as) e concludentes, que estão batalhando, extraordinariamente, desde a concepção escrita, corporal, roteirização até a finalização das obras para a conclusão do Curso Técnico em Dança (CTD).

No dia 19 de novembro haverá a solenidade de formatura com a entrega dos certificados das alunas e alunos, destinado exclusivamente para convidados e convidadas: alunos e alunas do CTD, familiares, representações dos equipamentos e órgãos parceiros e equipe CCBJ. Além da exibição das videodanças no canal do CCBJ no YouTube, a partir do dia 19 até dia 28/11

Já o segundo dia da Mostra Pulsar será aberto ao público geral, com capacidade máxima de 100 pessoas, inscritas no formulário de participação:

INSCRIÇÃO PARA O 2 DIA DA MOSTRA PULSAR (CAPACIDADE 100 PESSOAS): https://forms.gle/qpyvvck1ti9oQbrj8

Após as 100 primeiras pessoas inscritas, o formulário será encerrado. No dia 20 acontecerá a continuação da Mostra Pulsar com bate-papo, exclusivo com os concludentes e intérpretes-criadores, compartilhando com o público suas concepções sobre os processos criativos das videodanças. Os dois momentos da Mostra Pulsar serão transmitidos, ao vivo, pelo YouTube CCBJ e lembrando que as videodanças ficarão disponíveis na playlist CTD 2021, também no YouTube CCBJ, no período de 19 a 28 de novembro.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária há quase 15 anos, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens #pratodosverem, com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser.

Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então, você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ. Para conferir mais detalhes da programação semanal, acompanhe as indicações a seguir da programação resumida e detalhada.

A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as lives, estreias e conteúdos variados para todas as idades. Acompanhe a programação semanal resumida e detalhada.

Confira a programação detalhada a seguir com opções de espetáculos, dicas de filmes e leituras, oficinas gratuitas, virtuais e presenciais e muitas atrações artísticas:

PROGRAMAÇÃO SEMANAL CCBJ DETALHADA I 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2021

*PROGRAMAÇÃO DE LIVES E ESTREIAS

17/11 às 18h – ESTÚDIO EM PAUTA: Distribuição digital e registro de obras e fonogramas, no YouTube CCBJ.

17/11 às 18h – ARTE EM REDE: Na panela da tradição, no YouTube CCBJ.

19/11 às 13h – ARTE EM REDE: Masterclass de moda – Faça sua própria sandália do zero!, no Google Meet.

19/11 às 18h – MOSTRA PULSAR: Primeiro dia de evento no CCBJ, presencial.

20/11 às 18h – MOSTRA PULSAR: Segundo dia de evento, presencial com transmissão ao vivo pro canal do CCBJ no YouTube.

21/11 às 18h – É O BRINCA CONVIDA: “Os Desunerados” apresentam o espetáculo “Perrengues e Aperreios”, no YouTube CCBJ.

*PROGRAMAÇÃO SEMANAL I PRESENCIAL E VIRTUAL

 

DIA 16/11 – TERÇA-FEIRA

NARTE CONEXÃO – OFICINA MUSICALIDADE

RELEASE: O CCBJ, por meio da Educação Social do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, através da articulação com a iniciativa comunitária Artes Insurgentes, vai até a Escola Santo Amaro para uma atividade de musicalidade com os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

?Serviço:

NARTE CONEXÃO – OFICINA MUSICALIDADE

Quando: 16/11 às 09h

Onde: Escola Santo Amaro (presencial)

CICLO DE LEITURA – “CALU: A MENINA CHEIA DE HISTÓRIAS” E “BUCALA: A PEQUENA PRINCESA DO QUILOMBO DO CABULA”

RELEASE: No Ciclo de Leitura desta terça-feira, a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz pras redes sociais do equipamento dois audiolivros com temática infantil e que estão disponíveis na nossa Biblioteca Digital Tocalivros. São audiolivros curtos, porém muito reflexivos e com excelentes narrativas.

Na primeira história, a pequena Calu quer transformar a ilha onde mora em um museu a céu aberto. Na segunda história, conhecemos Bucala, uma menina princesa que cresce em um quilombo. A história é repleta de referências à ancestralidade e à identidade na construção de narrativas representativas da história do povo negro.

?Serviço:

CICLO DE LEITURA – “CALU: A MENINA CHEIA DE HISTÓRIAS” E “BUCALA: A PEQUENA PRINCESA DO QUILOMBO DO CABULA”

Quando: 16/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE INDICA – COMO ESTRELAS NA TERRA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz para as redes sociais do CCBJ a indicação do curta “Como estrelas na Terra”. Acesse as redes sociais do equipamento para acessar o link da indicação.

O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

?Serviço:

NARTE INDICA – COMO ESTRELAS NA TERRA

Quando: 16/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

É O BRINCA – É O BRINCA PRESENCIAL

RELEASE: Mais uma edição do É O Brinca em que o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, irá presencialmente nas escolas do Grande Bom Jardim ajudar a desenvolver habilidades musicais utilizando a Percussão Ambiental.

?Serviço:

NARTE CONEXÃO – OFICINA MUSICALIDADE

Quando: 16/11 e 18/11 às 16h

Onde: Compasa – Rua Valdemar Paes, 1464 – Santo Amaro – Bom Jardim – 16h e Associação Queira o Bem, Faça o Bem – Rua: João XVIII, 577 – Granja Portugal

ESTÚDIO EM PAUTA – BATUTA APRESENTA “DISTRIBUIÇÃO DIGITAL E REGISTRO DE OBRAS E FONOGRAMAS”

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais.

Com o fim do ISRC temporário se anunciando, fica ainda mais evidente a necessidade da realização de registro das obras e fonogramas em sociedades ligadas ao ECAD, o que já se mostrava bastante necessário para assegurar direitos autorais de compositores e produtores musicais. Nesse vídeo, Batuta (@ovelhobatuta), técnico de áudio do CCBJ, palhaço, músico e produtor musical, fala um pouco sobre isso, e mostra na prática, como funciona o envio de obra musical e fonograma para registro da forma correta.

?Serviço:

ESTÚDIO EM PAUTA – BATUTA APRESENTA “DISTRIBUIÇÃO DIGITAL E REGISTRO DE OBRAS E FONOGRAMAS”

Quando: 16/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 17/11 – QUARTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – VIVÊNCIAS TEATRAIS

RELEASE: Continuando com as Oficina de Vivências Teatrais, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, retorna aos momentos presenciais. A oficina será ministrada na Associação Espaço Geração Cidadã, com crianças de 7 a 12 anos. Com a Educadora Fátima Macedo.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – VIVÊNCIAS TEATRAIS

Quando: 03, 17 e 24/11 de 09h30 às 11h

Onde: Presencialmente, na Associação Espaço Geração Cidadã.

NARTE EM PAUTA – JOGO “DESENHO SEM FIO”

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) ministra presencialmente a atividade “Desenho sem Fio”, no Centro de Educação Infantil Professora Lirêda Facó.

A Atividade consiste em trabalhar a autoconfiança, perspectivas, e confiança no outro. A ideia é que duas pessoas fiquem uma atrás da outra, onde a primeira pessoa irá desenhar em um papel nas costas da pessoa que está a sua frente, e esta terá de prestar muita atenção sentindo os traços do que o colega está desenhando em suas costas, para reproduzir da melhor forma aquele desenho que está sendo feito. Ao terminarem, os dois se viram e comparam seus desenhos. Ao final terá um bate papo sobre autoconfiança e como cada pessoa pode enxergar coisas diferentes sob um mesmo ponto.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – JOGO “DESENHO SEM FIO”

Quando: 17/11

Onde: Presencialmente, no Centro de Educação Infantil Professora Lirêda Facó.

ARTISTA EM PAUTA – “DANIELE TEOTÔNIO EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA UMBANDA”

RELEASE: No programa Artista em Pauta desta quarta-feira, o CCBJ convida Daniele Teotônio (@daniele.teotonio) para contar um pouco sobre sua trajetória como artista, em alusão ao Dia Nacional da Umbanda.

Daniele Teotônio, Artista, mulher negra de fé, mãe de Apolo Antônio, cursa Mestrado Profissional em Artes pelo IFCE. É professora da rede municipal de educação infantil. Atualmente realiza projetos internacionais em parceria com Anderson Carvalho – Dance and Choreography, e apoio de TRIISTANFINANCE.

?Serviço:

ARTISTA EM PAUTA – “DANIELE TEOTÔNIO EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA UMBANDA”

Quando: 17/11 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

NARTE EM PAUTA – CONVERSA DE TERREIRO

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove a primeira “Conversa de terreiro” presencial após o período de isolamento rígido. A conversa é um momento de troca e de pertencimento cultural dos terreiros que compõem o Grande Bom Jardim.

O encontro tem o intuito de trazer para próximo dos terreiros as iniciativas culturais que o CCBJ produz, entendendo qual a importância de contribuir nesses espaços religiosos. O educador social Eduardo Marques convida alguns terreiros para se fazer presente nesse bate-papo. O encontro será às 18h no Teatro Marcus Miranda. Abriremos o momento com muito axé para celebrar as novas e velhas parcerias.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – CONVERSA DE TERREIRO

Quando: 17/11 às 18h

Onde: Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim

ARTE EM REDE – NA PANELA DA TRADIÇÃO (10 ANOS)

RELEASE: Compondo a programação do Arte em Rede no CCBJ, apresentamos o webinário Na Panela da Tradição, com estreia no canal do CCBJ no YouTube às 18h.

A cozinha afro-brasileira é uma proposta de socialização dos saberes e sabores da culinária africana preservada nossos Candomblés do Ceará e resulta dos estudos, pesquisas e vivências da culinarista, consultora e estudiosa dessa cozinha. Na definição do que seria a culinária de terreiro adentra a possibilidade dialógica de elementos de outras tradições que foram incorporados a esse universo, bem como a preservação no manuseio dos elementos que compõe as comidas tipicamente africanas da região da yorubalândia na Nigéria.

?Serviço:

ARTE EM REDE – NA PANELA DA TRADIÇÃO (10 ANOS)

Quando: 17/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 18/11 – QUINTA -FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CULTURA E INFÂNCIA MINISTRA “OFICINA DE DESENHO”

RELEASE: Na atividade “Vivências Artísticas”, promovida pelo CCBJ, por meio do Cultura Infância, programa do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) ministra uma Oficina de desenho na Casa AME, do Movimento de Saúde Mental. Vamos trabalhar desenho e colagem, numa atividade com as crianças do Espaço Sim à Vida.

?Serviço:

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CULTURA E INFÂNCIA MINISTRA “OFICINA DE DESENHO”

Quando: 18/11 às 09h

Onde: Presencialmente, na Casa AME.

CINE LEITOR – NEGRITUDE, CULTURA E RESISTÊNCIA: O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o episódio “O enigma da energia escura”, da série “Negritude, cultura e resistência”.

Neste episódio, Emicida e convidados falam sobre como as músicas são capazes de popularizar e recontar a história do povo brasileiro. Você com certeza já escutou “Eu Falei Faraó”, por exemplo, um dos maiores sucessos do Carnaval de Salvador, marcada pela voz de Margareth Menezes. Já parou pra pensar como canções como essa e os blocos afros da Bahia foram responsáveis por disseminar conhecimentos sobre a cultura dos países africanos?

?Serviço:

CINE LEITOR – NEGRITUDE, CULTURA E RESISTÊNCIA: O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

Quando: 18/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – CINE DEBATE

RELEASE: Para comemorar o dia da Consciência Negra, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove uma atividade no Cineclube, com a exibição de um filme para debater a temática. A atividade terá como público adolescentes e jovens da comunidade São Francisco.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – CINE DEBATE

Quando: 18/11 às 18h

Onde: Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim.

DIA 19/11- SEXTA-FEIRA

ARTE EM REDE – OFICINAS, MASTERCLASSES E FORMAÇÕES COM INSCRIÇÕES ABERTAS

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) através da programação do projeto Arte em Rede, abre inscrições para o curso “O Gestor Cultural nas Cidades do Ceará” e para duas oficinas: “Escolas da ancestralidade no Cariri” e “Faça sua própria sandália do zero!”. Para saber mais sobre as atividades e realizar sua inscrição, acesse o nosso site: https://bit.ly/ArteEmRedeInscricoesAbertas

?Serviço:

ARTE EM REDE – OFICINAS, MASTERCLASSES E FORMAÇÕES COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Quando: 19/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – NAS TRILHAS DA INFÂNCIA

RELEASE: “Nas Trilhas da Infância” são ciclos de conversa mediadas pelo eixo de Cultura e Infância do CCBJ, onde discutimos a realidade e as vivências das crianças do território do Grande Bom Jardim. No nosso quinto encontro iremos conversar sobre como o racismo influencia a infância, e quais estratégias podemos usar para enfrentar essa problemática que afeta fortemente crianças negras.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – NAS TRILHAS DA INFÂNCIA

Quando: 19/11 às 15h.

Onde: Sala de música do Centro Cultural Bom Jardim.

DIA 20/11 – SÁBADO

NARTE EM PAUTA – JOGA CRIANÇA QUE EU QUERO VER!

RELEASE: Ai, Ai Aidê , olha Joga Criança que eu quero ver! Em celebração ao Dia da Semana Negra, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), irá trazer uma vivência em capoeira para as crianças da comunidade São francisco. Junto a Associação Zumbi Capoeira, iremos jogar, brincar, dançar e trocar energias através dessa cultura afro-brasileira, potencializando a importância das manifestações culturais negras em nosso território.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – NAS TRILHAS DA INFÂNCIA

Quando: 20/11 às 9h.

Onde: Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim.

NARTE EM PAUTA – INDICAÇÃO DE VÍDEO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, COM DEYSE MARA

RELEASE: Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) indica o filme “Imagine uma Menina com o cabelos de Brasil”.

Dia 20 de novembro comemora- se o dia da consciência negra. Esse dia se deu por conta de ser o dia de morte do líder Zumbi dos Palmares. Este dia tem grande importância para sociedade, pois a data representa um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e todas as formas de exploração que se estende ao ano todo. É parte de um conjunto de ações afirmativas institucionais que se reverbera, sobretudo, nos espaços educativos com atuações formativas que visam colocar e reafirmar na ordem do dia a humanização de uma população imensa que contribuiu e contribui com a história e acumulação da riqueza mundial.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – INDICAÇÃO DE VÍDEO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, COM DEYSE MARA

Quando: 20/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 21/11 – DOMINGO

É O BRINCA CONVIDA! OS DESUNERADOS APRESENTAM “PERRENGUES E APERREIOS”

RELEASE: No É O Brinca Convida! deste domingo, o CCBJ traz o grupo “Os Desunerados” para apresentar no canal do CCBJ no YouTube o espetáculo “Perrengues e Aperreios”, às 18h.

Inspirado em histórias verídicas trazendo o encantamento com uma visão aberta e ampliada dos “perrengues e aperreios” por traz das famosas “cortinas”, onde muitos circenses e artistas de rua vivem da arte por puro amor. A encenação de fases em mundos diferentes, onde se passam as evoluções artísticas, com narrativas relatando o real cotidiano de artistas circenses transmitindo a individualidade das localidades com as dificuldades de uma forma cômica e suave.

?Serviço:

É O BRINCA CONVIDA! OS DESUNERADOS APRESENTAM “PERRENGUES E APERREIOS”

Quando: 21/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)