“Theatro de Portas Abertas”: Edição de novembro destaca programação gratuita em alusão ao Mês da Consciência Negra

12 de novembro de 2021 - 09:21 # #

Ascom TJA

Roda de conversa em parceria com a Ceppir/SPS, feira de afroempreendedorismo e shows de Mateus Fazeno Rock e da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos estão entre os destaques. Imagem: curta-metragem de Luizete Vicente e Rebeca Bezerra

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, no dia 17 de novembro, mais uma edição do seu tradicional projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o seu aniversário de fundação do TJA (17 de junho de 1910). Para marcar o Mês da Consciência Negra, lembrado a cada dia 20 de novembro, o TJA irá trabalhar a temática ao longo de todo o dia de programação.

A maratona, como de praxe, tem início com as Visitas Guiadas presenciais. A partir das 9h (e seguindo até o horário das 19h), os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do Theatro José de Alencar, como Palco Principal, Jardim de Burle Marx, Foyer, camarins, Anexo CENA, dentre outros mais. Os guias culturais serão Artur Menezes, Nara Raquel e Rebeca Bezerra.

Às 10h, na Sala de Figurino, a multiartista Raquel Santos irá conduzir uma oficina de “Confecção de Bonecas Abayomi”. Símbolos de resistência, as bonecas – feitas com retalhos de tecido pelas mães escravizadas, no intuito de acalentar seus filhos durante o transporte nos navios (tumbeiros) – ficaram conhecidas como “Abayomi”, termo que significa “encontro precioso” em Iorubá.

No Foyer, às 14h30, o evento “Aquilombamento das Artes” irá traduzir-se numa roda de conversa com o tema “Cultura para combater o racismo e promover a igualdade racial”. Em parceria com o TJA, a promoção e mediação são de Martír Silva, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Ceppir/SPS).

Com direção de Neidinha Castelo Branco, o espetáculo “Re-Talhos”, da Turma Noite do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT/ 2017-2018), também será exibido pelo YouTube do equipamento, às 16h, seguido do curta-metragem “Os Cabelos de Yami” (2018), às 17h, dirigido por Luizete Vicente e Rebeca Barbosa. Às 19h, entra em cena o Webinário “CPBT 30 Anos” e, às 20h, será a vez de “A Beleza de Rose”, curta-metragem de Natal Portela, cujo projeto – na categoria Difusão – foi um dos selecionados do Arte em Rede 2021.

Voltando para as atividades presenciais, às 16h, o Pátio Nobre irá abrigar a Feira Cultural de Afroempreendedorismo. Partindo para o Palco Elzenir Colares (Jardim), às 16h20, haverá o show de Mateus Fazeno Rock. Gratuita, a apresentação terá a capacidade de ingressos limitada a 200 pessoas – retirada antecipada de ingressos via Sympla – e comprovação de duas doses da vacina contra Covid-19.

Na calçada do TJA, mais duas atrações estarão em destaque no “Theatro de Portas Abertas”: às 17h, o musical “Gritos”, dirigido por Jeffe e idealizado por Luis Pedrosa, com base nas obras de Jansen Viana; e, às 18h, a “Hora do Ângelus” contará com a presença da cantora, compositora e atriz Adna Oliveira.

Por fim, às 19h, a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos irá apresentar o concerto “Grandes Clássicos” no Palco Principal. Uma especial proposta acatada pelos músicos da orquestra é a de apresentarem algumas peças de importantes compositores negros que foram símbolo de resistência na luta constante contra o racismo.

Dessa forma, o evento será aberto com a leitura de pequenos trechos do poema “Navio negreiro”, do poeta romântico Castro Alves, interpretado por dois integrantes da orquestra. A orquestra contará ainda com a presença de artistas representantes da música cearense, como o tenor cearense Franklin Dantas, o contratenor Antonio Souza e o pianista Alvany Silva, que interpretarão obras como “Meditação de Thaís” e “Pie Jésus e Xangô”.

Protocolos de biossegurança
Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, o Theatro José de Alencar irá operar respeitando critérios de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. Para todos os horários das Visitas Guiadas, faz-se necessário um agendamento prévio por telefone e grupos de, no máximo, dez pessoas por visita.

É também recomendada a higienização das mãos ao entrar no Theatro. Para tal, há totens com álcool em gel 70% espalhados por todo o equipamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período que estiverem nas dependências do TJA e o distanciamento social. Confira a programação detalhada:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
(*sujeita a alterações)

9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
VISITAS GUIADAS
Entrada franca – mediante agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586

10 HORAS
CONFECÇÃO DE BONECAS ABAYOMI
Oficina com a multiartista Raquel Santos
(Sala de Figurino – Anexo CENA)

AQUILOMBAMENTO DAS ARTES
Roda de conversa “Cultura para combater o racismo e promover a igualdade racial”, promovido e mediado por Martír Silva, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Ceppir/SPS)