Dragão do Mar segue com série de apresentações cênicas gratuitas a partir desta quinta-feira (11)

12 de novembro de 2021 - 10:26 # #

Ascom Dragão do Mar

Distribuição on-line de ingressos para os espetáculos é realizada no dia anterior a cada apresentação, com acesso direto no site do Dragão do Mar.

Espetáculo “Saori e Anahí”, de Maria Epinefrina e Wellington Fonseca.Foto: Darlene Andrade

Com ocupação reduzida e preservados todos os protocolos estabelecidos pelo Governo do Ceará, por meio de decreto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza novas apresentações presenciais no Teatro Dragão do Mar a partir desta quinta-feira (11). O acesso para as apresentações é gratuito mediante a retirada de ingresso na plataforma Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar). O link direto para a distribuição de ingressos também é disponibilizado no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), sempre a partir das 15h no dia anterior a cada apresentação.

Serão ofertados até 100 lugares, sendo permitida a retirada de apenas um ingresso por CPF. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início da apresentação.

Na quinta (11), a partir das 19h, a Companhia Crisálida de Teatro apresenta “Ariadne – Cartografias de um Labirinto”. Inspirado no mito grego que dá nome à protagonista do espetáculo, a peça conduz o público a um passeio poético pelo labirinto da existência humana. Acessível em Libras, a apresentação é gratuita mediante retirada antecipada de um ingresso por pessoa, nesta quarta-feira (10), a partir das 15h.

Na sexta (12) e no sábado (13), Maria Epinefrina e Wellington Fonseca interpretam Saori e Anahí, personagens que dão nome à peça infanto-juvenil. Com duas apresentações em cada dia, às 17h e 19h na sexta e às 16h e 18h no sábado, o espetáculo também será gratuito, sendo permitida a retirada de até 2 ingressos por pessoa, também às 15h do dia anterior a cada apresentação. Inspirada no universo dos videogames, a peça narra a saga de dois personagens em busca de completar uma só missão.

No domingo (14), às 17h, “Tumtspá”, espetáculo infantil do bonequeiro Francisco Gomide, da Cia Carroça de Mamulengos, e do multiartista e produtor Gustavo Portela, promete encantar crianças de 0 a 100 anos. Mesclando música, teatro de bonecos, palhaçaria, cultura popular e contemporânea, a peça acessível em Libras traz a disputa entre dois palhaços pela atenção do público. Também serão liberados até dois acessos por pessoa para a apresentação, que podem ser retirados na sexta-feira (12), a partir das 15h.

“Ariadne – Cartografias de um Labirinto”, da Companhia Crisálida de Teatro

Combinando teatro e música, o espetáculo convida os espectadores a percorrerem o trajeto de Ariadne, senhora do Labirinto, dona do fio da intuição, que, em meio ao caos, busca encontrar-se com sua força interior. Numa trajetória onde a coragem e a intuição são seu norte, a personagem desbrava um mundo em ruínas, marcado por tragédias familiares e conflitos pessoais, evocando o enfrentamento desses tempos labirínticos similares aos quais vivenciamos.

Ficha Técnica

Atuação, Sonoplastia e Encenação: Elaine Cristina, Juliana Veras, Ohana Sancho, Paulo de Souza e Rafaely Santos.
Dramaturgia, Música e Direção: Juliana Veras
Assistência de Direção: Elaine Cristina
Preparação Corporal: Paulo de Souza e Rafaely Santos
Preparação Vocal: Juliana Veras
Cenografia: Companhia Crisálida
Figurino: Ruth Aragão
Cabelo e Maquiagem: Flávia Câmara (criação), Jéssy Santos (apoio) e Ruth Aragão (orientação)
Iluminação: Thyago Câmara
Filmagem: Tim Oliveira e Leandro Stigliano
Direção de Fotografia, Edição de Filmagem e Identidade Visual: Tim Oliveira
Interpretação em Libras: Samantha Alves e Isabel Costa
Fotos: Tim Oliveira
Mídias Sociais: Elaine Cristina, Juliana Veras, Ohana Sancho e Rafaely Santos
Colaboração na Pesquisa dos mitos gregos: Ariadne Coelho e Luciana Sousa
Apoio Técnico: Flávia Câmara e Jéssy Santos
Produção Executiva: Eloiza Temóteo, Jéssy Santos, Juliana Veras e Rafaely Santos
Coordenação de Produção: Juliana Veras e Rafaely Santos
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: Maiores de 12 anos
Pesquisa, Produção Geral e Realização: Companhia Crisálida de Teatro
*PROJETO APOIADO PELO VII EDITAL DAS ARTES DE FORTALEZA – SECULTFOR – Lei nº 10.432/2015.

Sobre o grupo

A Companhia Crisálida de Teatro é um grupo de artistas pesquisadores do Ceará que se uniu com o propósito de materializar sonhos de criação, produção e execução de projetos artísticos. Essa união gera um território que é, ao mesmo tempo, laboratório de pesquisa do corpo, da voz, música e ancestralidade na poética da cena. O coletivo trabalha para que cada respiro artístico produza reflexão por onde alcançar, a fim de viver uma transformação em direção a um mundo mais humano e divertido. A Companhia deseja que esse fôlego que a une e impulsiona em crisálida se multiplique e gere outros impulsos.

“Saori e Anahí”, de Maria Epinefrina e Wellington Fonseca

No pique do esconde-esconde, pega-pega e bate-bate, Saori e Anahí enfrentam o desafio de completar uma missão secreta no mundo Quebra-cabeça. Entre partidas e recreios, se deparam com um novo oponente. Será que conseguirão completar esta misteriosa missão? Com as diferenças eles aprenderão a lidar juntos com as fases e desafios numa aventura cheia de jogos, imaginação, dança, cor e uma espécie de lego gigante.

Ficha Técnica

Intérpretes criadores: Maria Epinefrina e Wellington Fonseca
Dramaturgia: Clarice Lima
Trilha sonora original: Fernando Catatau
Figurino: Themis Memória e Amorfas
Iluminação: Glória Mendes
Designer gráfico: Diogo Braga
Produção: Glória dias, Maria Epinefrina e Wellington Fonseca
Produção executiva: Paulo Benevides
Assessoria de imprensa: Ari Areia

Sobre os intérpretes criadores

Maria Epinefrina e Wellington Fonseca são artistas de Fortaleza que formam um duo criativo que através da dança, do teatro e das pesquisas sobre a encenação contemporânea produzem obras cênicas voltadas para o público adulto e infantil. Em 2017 os dois montam no projeto É Noiz Perifa, com a orientação de Ernesto Gadelha, o espetáculo Uma Dança Para meus Pesares e a oficina Acerca dos nossos pés(a)res. Desse encontro surgem questões que une os dois artistas em busca de respostas para inquietações ligadas a dramaturgias da cena, corporeidades, gênero e meio ambiente.

“Tumtspá”, de Gustavo Portela e Francisco Gomide

Acompanhados por um músico bastante atrapalhado e pelo palhaço Rock, dois palhaços disputam o palco e a atenção da criançada com números mirabolantes e desastrosas estratégias para roubar a cena e, entre uma confusão e outra, contam histórias.

Ficha técnica

Gustavo Portela: direção, produção e elenco
Francisco Gomide: direção, produção e elenco
Bruno Rafael: acompanhamento musical
Samuel Furtado: acompanhamento musical

Sobre os intérpretes criadores

Gustavo Portela é pesquisador, multinstrumentista, produtor musical, fotógrafo, cinegrafista, editor, dentre outras atividades. Trabalha em harmonia com a Nova Música sempre em um movimento que se renova pesquisando a música brasileira. Francisco Gomide é natural de Juazeiro do Norte (CE). de formação empírica, é diretor, pesquisador, artesão, bonequeiro, cenógrafo, cenotécnico, músico, brincante. Integra o núcleo de criação e direção da Companhia Carroça de Mamulengos e criador da Sede União. Do encontro entre os multiartistas nasce o Tumtspá.

Protocolos de biossegurança

Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Centro Dragão do Mar. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento interpessoal mínimo de um metro, dentro e fora do Teatro, salvo casais ou grupo de até quatro pessoas da mesma família. Embora esteja liberada a ocupação da sala em até 80% da sua capacidade, para preservar o distanciamento mínimo de um metro, será mantida a limitação de até 100 assentos. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.

PROGRAMAÇÃO

11 de novembro (quinta-feira)

19h – ARIADNE – Cartografias de um Labirinto – Companhia Crisálida de Teatro
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de ingressos na Sympla Bileto, 10/11 a partir das 15h
Classificação: 12 anos
Acessível em Libras

12 de novembro (sexta-feira)

17h e 19h – Saori e Anahí – Maria Epinefrina e Wellington Fonseca
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de ingressos na Sympla Bileto, 11/11 a partir das 15h
Classificação: 5 anos

13 de outubro (sábado)

16h e 18h – Saori e Anahí – Maria Epinefrina e Wellington Fonseca
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de ingressos na Sympla Bileto, 12/11 a partir das 15h
Classificação: 5 anos

14 de novembro (domingo)

17h – Tumtspá – Francisco Gomide e Gustavo Portela
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de ingressos na Sympla Bileto, 12/11 a partir das 15h
Classificação: Livre
Acessível em Libras

Serviço: Dragão do Mar apresenta espetáculos cênicos presenciais gratuitos
Período: De 11 a 14 de novembro
Local: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Duração: Entre 40 e 60 min
Acesso mediante retirada de ingresso na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br), sempre a partir das 15h, um dia antes de cada apresentação.