Webinário sobre bibliotecas e mediação cultural é promovido pela Biblioteca Pública

22 de outubro de 2021 - 12:20 # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece

Evento será transmitido ao vivo pelo Youtube. Imagem: Ângela Abreu, que irá mediar a mesa “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas”

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, promove o Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do YouTube da Bece. O evento pretende contribuir com as proposições de fruição de leitura e de reflexão acerca das causas sociais concernentes à literatura e à diversidade, como parte das comemorações à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.

O webinário visa à análise acerca das práticas de leitura em bibliotecas cujas ações de mediação têm a cidadania como ponto de inflexão nas literaturas infantil e juvenil. O evento conta com a participação de mediadores de leitura, escritores e pesquisadores que desenvolvem ações de acesso à literatura para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em bibliotecas públicas e comunitárias.

Com o tema “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias”, o webinário inicia sua programação no dia 25/10, às 10h, debatendo sobre o papel das bibliotecas comunitárias: como constituem os seus acervos, as relações com o poder público, e de que forma as literaturas infantil e juvenil são abordadas nas suas atividades de mediação cultural e de leitura. A mesa contará com a participação de Raphael Montag (professor e tradutor, Biblioteca Comunitária Viva Barroso), Elane Fideles (musicista e educadora, Biblioteca Comunitária Bate Palmas) e Carlos Jefferson Ferreira (poeta e produtor cultural). A mediação será realizada por Jaquelânia Aristides (professora e pesquisadora).

O segundo dia do webinário, por sua vez, 26/10, às 10h, traz ao debate “A diversidade na literatura infantil contemporânea”, com os convidados Nina Rizzi (mediadora de leitura e pesquisadora) e Kelsen Bravos (escritor e consultor cultural), que discutirão como o racismo e a condição de gênero, por exemplo, são tratados pela literatura infantil na atualidade. E mais: quais as estratégias de linguagem e de narrativa são utilizadas pelos escritores para atingir o público desejado? A Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CPLLLB) da Secretaria da Cultura, Goreth Albuquerque, fará a mediação.

“A escrita literária infantil tem trazido à discussão temáticas que traduzem reivindicações da sociedade contemporânea. Na literatura infantil, portanto, reside a possibilidade de estabelecer entre as crianças o elo com a empatia, o respeito às diferenças, os sentidos de solidariedade e de coletividade”. Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da BECE.

Encerrando a programação do webinário, no dia 27/10, às 10h, a mesa “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” convida o público a debater como as bibliotecas têm abordado a literatura juvenil que trata dos temas relacionados à diversidade. Na mesa, estarão presentes Mônica Mota (escritora e mediadora de leitura) e Pablo Soares (cordelista e pesquisador). A bibliotecária e mediadora de leitura Ângela Abreu mediará o encontro.

Dentro da programação do Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” está previsto o Momento Jovem Pesquisador, cujo objetivo é escutar os relatos de pesquisadores que estudam temas voltados à diversidade. Suel Silva, estudante de Licenciatura em Letras Português da UECE e estagiária Bece, apresenta sua pesquisa no dia 26 e Willame Júnior, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades UNILAB, no dia 27.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Na programação do dia 25/10, a bibliotecária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP-CE), Jéssika Sousa, falará sobre a importância da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.

SERVIÇO:
Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural”
Dias 25, 26 e 27 de outubro, das 10h às 12h
Mesas: “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias” (25), “A diversidade na literatura infantil contemporânea” (26) e “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” (27).
Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.
Youtube da BECE