“O Conto da Mulher Água”: espetáculo com transmissão pelo canal do YouTube do TJA
6 de outubro de 2021 - 11:47

Com direção de Sâmia Bittencourt e dramaturgia de Marília Oliveira, a transmissão acontece no dia 13 de outubro, às 19h
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe o espetáculo “O Conto da Mulher Água”, da Cia. Circo Lúdico Experimental – CLE, no próximo dia 13 de outubro, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube (www.youtube.com/theatrojosedealencar). A direção é assinada por Sâmia Bittencourt com dramaturgia de Marília Oliveira.
“O Conto da Mulher Água” é história marcada no corpo. Ela desapareceu, foi vista na beira do mar dois anos depois, virou totem quando a maré baixou, se desfez e refez em muitas. É para ela que construímos totens na encruzilhada entre a terra e o mar, e perseguimos as encruzilhadas entre o asfalto e os arranha-céus para chegar onde queremos estar e ficar.
Dispositivos de significâncias coletivas. Totens que consagram o corpo e a liberdade do corpo. Um conto que se corporifica em travessia, a Mulher Água em seus percursos, quando infinitas vezes de costas se lança e a força das marés a traz de volta à terra para seguir levantando totens, inventando mitos e construindo narrativas onde está no centro da história. Eu, só, sou muitas.
A Cia. CLE é quem assina a produção, que conta com o seguinte elenco: Danielle Freitas, Mayara Maria, Nataniele Freitas, Rafaely Santos, Samara Garcia e Sâmia Bittencourt. Completam a ficha técnica Clau Aniz (trilha sonora), Ruth Aragão (figurino), Klebson Alberto (cenário), Aline Rodrigues (iluminação) e Maruska Ribeiro (operação de luz), com o apoio do Teatro Universitário/UFC.
Sobre o grupo
A Cia Circo Lúdico Experimental – CLE, surge em 2007 e vem experimentando, no decorrer desses anos, criar em um território em que as margens entre as linguagens cênicas se encontram dissolvidas. Transitando entre o circo, o teatro, a literatura e a música, vem circulando com sua produção artística na cidade de Fortaleza (CE) e fora dela. Ao longo dessa trajetória de atuação, a Cia. CLE vem se debruçando sobre a pesquisa das artes do circo como forma de potencializar a composição cênica de seus espetáculos.
SERVIÇO
Espetáculo “O Conto da Mulher Água”, da Cia. CLE
Quando: 13 de outubro, às 19h
Transmissão: canal do YouTube do TJA (www.youtube.com/theatrojosedealencar)