Recital de piano e voz reúne o tenor uruguaio Miguel Menchaca e o maestro cearense Gladson Carvalho no foyer do TJA

5 de outubro de 2021 - 11:06

Teresa Monteiro - Ascom TJA

O repertório irá destacar tangos, boleros, músicas francesa, italiana, espanhola e brasileira, contando ainda com as participações de Freitas Filho e Gabriela Mendes

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 7 de outubro, às 19h, um recital de piano e voz com as presenças do tenor uruguaio Miguel Menchaca e do maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará (OFCE).

Com ingressos limitados, o recital será no foyer do Theatro José de Alencar. O repertório, por sua vez, irá destacar ritmos variados, que vão dos tangos aos boleros, passando por clássicos das músicas francesa, italiana, espanhola e brasileira. Na ocasião, haverá ainda as participações especiais do músico Freitas Filho (sanfona) e da cantora Gabriela Mendes.

Destacado representante da música instrumental cearense, Gladson Carvalho trilhou carreira como maestro, instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical. Entre 1982 e 1997, residiu na Paraíba e graduou-se em música com especialização em viola de arco pela Universidade Federal da Paraíba, e estudou regência com o renomado maestro Eleazar de Carvalho, do qual se tornou grande amigo.

Em 1997, com fôlego renovado, volta ao Ceará e cria, por iniciativa própria, a Orquestra Filarmônica do Ceará (OFCE), que hoje contribui de forma incontestável com o fortalecimento da cultura musical do Estado, a partir do estímulo a jovens instrumentistas e divulgação contínua das obras de compositores cearenses.

Miguel Mechanca exerce carreira como tenor há 15 anos, com apresentações no cenário internacional, em especial no Brasil e Europa. Com domínio das línguas espanhola, italiana e portuguesa, possui ainda diploma em Inglês como segunda língua extra-comunitária, obtido no Instituto Balliano de Gênova. Depois de realizar pesquisas por quase uma década, promove também a divulgação da música afro-uruguaia, candombe e tango.

Protocolos de biossegurança
A retomada das atividades de shows, espetáculos de teatro e dança e visita guiada no equipamento se dará de acordo com os “Protocolos de Reabertura do Governo do Ceará”. Serão disponibilizados apenas 50 lugares, atendendo às normas gerais de recomendação que estipulam espaçamento e distanciamento mínimo de 1,5m entre as cadeiras.

Não será permitida a entrada, nem a permanência de pessoas sem uso de máscaras. É recomendado higienização das mãos e etiqueta respiratória (tossir e espirrar com proteção do cotovelo e da máscara). Serão disponibilizados tótens com álcool em gel 70% na entrada principal, bilheteria, Café Iracema, pátio nobre, foyer e banheiros.

SERVIÇO
Recital Miguel Menchaca (URU) e Gladson Carvalho (CE)
Quando: 7 de outubro, às 19h
Onde: foyer do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Ingressos (limitados a 50 pessoas): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) – à venda na bilheteria do TJA e/ou depósito em conta: Banco do Brasil – agência 1218-1 – conta: 134339-4