Programação Sobrado Dr. José Lourenço – Abril 2018

3 de abril de 2018 - 17:28

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Sobrado Dr. José Lourenço


O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia até 28 de fevereiro de 2018, a Mostra “Arte Ceará” apresentando a partir do acervo da Secretaria da Cultura do Estado, sob a guarda do Centro Dragão do Mar, e de coleções particulares, uma narrativa histórica das Artes Visuais cearense.


Exposição Mostra Arte Ceará
Em cartaz até março de 2018
Aberta de terça a sábado, das 9h às 16h30 (terça a sexta-feira) e 9h às 13h30 (sábados)
Visitação Gratuita
O intuito da Mostra “Arte Ceará” é propor uma reflexão sobre a produção artística local e mostrar os movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado. “Uma oportunidade da população conhecer obras de artistas significantes da história da Arte do Ceará, tais como Chico da Silva, J.Fernandes, Otacílio de Azevedo, Aldemir Martins, Estrigas, Barrica, Hélio Rola, Campelo Costa, Fernando França, e dos contemporâneos Efraim  Almeida, Weaver Lima, Luiz Hermano, Solon Ribeiro, Ise Araújo, entre outros”, destacou Germana Vitoriano, Diretora do Sobrado Dr José Lourenço. Além disso, a exposição traz coleções particulares e coloca as obras para conhecimento do público, em um diálogo com as que integram o acervo da Pinacoteca do Estado.

Com a curadoria de Carlos Macedo, a Mostra permite ao espectador ter uma visão desse cenário, ao longo do tempo, a partir das obras que constituem o recorte apresentado. O conjunto de critérios usados na escolha das obras contempla o artista, considera a importância da relação temporal de sua obra, enquanto a cronologia diz respeito à visão geral dessa produção e faz referência, em particular, aos movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado.

A exposição é composta por 59 obras de 54 artistas, entre pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, gravuras e expressões mais contemporâneas. O acervo artístico do Estado delineia parte considerável da história da arte cearense, possibilitando a avaliação da sua contribuição a partir de uma coleção pública. Nesse sentido, a Mostra Arte Ceará democratiza o acesso da população à produção de relevantes artistas cearenses e possibilita a abertura do diálogo com as reinvenções e releituras realizadas por artistas contemporâneos, suscitando reflexões e debates sobre a criação artística”, ressalta a diretora.


Sábado, 07 de abril, às 10h
Abertura da Exposição “Perder de vista” da artista visual Raisa Christina
Curadoria: Bianca Ziegler
A atividade conta com a participação especial do DJ Lenildo Gomes.

Em cartaz até 31 de maio. a Mostra é um recorte da produção da artista, com desenhos e pinturas nos quais a figura humana é recorrente. O retrato acontece entre a observação e a fabulação, movido pelo desejo de se aproximar do corpo do outro, ainda que se saiba que algo sempre escapa ao instante em que o desenho é instaurado no mundo.