Programação Museu do Ceará – Abril 2018

3 de abril de 2018 - 17:23

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Museu do Ceará


 

Exposição Ceará: uma história no plural
de terça-feira a sábado, das 09 às 17h
Gratuito
Exposição de longa duração que perpassa alguns dos temas mais caros à História do Ceará, através do acervo do Museu, como Povos Indígenas: entre o passado e o futuro; O Poder das Armas e as Armas do Poder; Artes da Escrita; Escravidão e Abolicionismo; Padre Cícero: mito e rito; Caldeirão, Fé e Trabalho e Fortaleza e as Imagens da Cidade, que convidam o visitante a pensar de forma crítica nossa História e nossa Cultura.


Memorial Frei Tito
Visitação de terça-feira a sábado, das 09 às 17h
Gratuito
Tito de Alencar Lima nasceu no dia 14 de setembro de 1945, em Fortaleza. Desde cedo, sentiu-se envolvido pelo compromisso político através do Evangelho. Em 1966, entrou no noviciado do Convento da Ordem dos Dominicanos. Em outubro de 1968, foi preso, pois participava da organização do congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE). Passou pouco tempo detido, mas tornou-se alvo da ditadura. Em novembro de 1969, Frei Tito foi preso, entre outros dominicanos. Depois das torturas, foi deportado para o Chile, em 1971. Sob a ameaça de ser novamente perseguido, embarcou para Roma, mas não encontrou abrigo na Igreja, porque era considerado um frade terrorista. Em Paris e Lyon, ouvia vozes dos torturadores. Melhorava e piorava, atormentado pelo passado. No dia 10 de agosto de 1974, encontraram o corpo de frei Tito suspenso por uma corda, na sombra de uma árvore. O Memorial convida o público a pensar sobre as atrocidades da Ditadura.


Exposição Novos Olhares para Monalisa
Em cartaz até 19/04
Visitação de terça-feira a sábado, das 09 às 17h,
Gratuito
Através da coleção de Veridiana Brasileiro, a exposição traz o enigma e o mistério da personagem histórica na interpretação e identidade de 126 artistas, enaltecendo a beleza e estimulando a sensibilidade às artes. As obras reúnem artistas cearenses, nacionais e internacionais.


Sábado, 07/04, das 09 às 12h
Oficina Como Visitar um Museu Histórico
Gratuito
Oficina dedicada a educadores de museus e professores da Rede Básica de Ensino, abordando as possibilidades e potencialidades das visitas aos museus históricos e seus muitos usos em sala de aula.


Sábado,14/04, das 10 às 12h
Programa História com Pipoca
Gratuito
Exibição dos curtas A Invenção do Ceará e Povo Tapeba: lutas e resistências, com mediação de Weibe Tapeba, liderança indígena e membro do Conselho Nacional de Políticas indigenistas, e do antropólogo Ronaldo Queiroz.
Sinopses:
A invenção do Ceará fala sobre os Índios que habitaram o Ceará e sobre os descendentes que ainda lutam pelos direitos do povo indígena hoje. Como se deu a construção do Ceará através dos índios que aqui viviam e vivem? Quem eram os índios que ocupavam o Ceará antes da colonização e quais trabalhos exerciam? Os entrevistados analisam e criticam como se deu o processo de ocupação das terras do Ceará pelos portugueses e holandeses no século XVII e falam das influências sofridas como consequência das ocupações feitas pelos colonizadores.

Povo Tapeba: lutas e resistências
Lideranças do Povo Indígena Tapeba lançam pedido de apoio e solidariedade às suas lutas pelo direito à terra e ao território, pelo direito de viver. As lideranças falam das dificuldades enfrentadas e da criminalização das principais lideranças indígenas do Povo Tapeba. As entrevistas foram concedidas ao Observatório Socioambiental e Fórum Ceará no Clima durante visita de apoio às famílias.


Sábado, 28/04, às 10h
Abertura da Exposição O Sertão das Rabecas
Visitação de terça-feira a sábado, das 09 às 17h
A exposição apresenta ao público o universo cultural dos rabequeiros e luthiers cearenses que sobrevivem da sua arte. Fruto de extenso trabalho do pesquisador e também curador da exposição Gilmar de Carvalho, a exposição celebra e problematiza o Patrimônio Cultural Imaterial cearense presente nos saberes das rabecas.