Programação Sobrado Dr. José Lourenço – Janeiro 2018

2 de janeiro de 2018 - 14:56

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Sobrado Dr. José Lourenço

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia até 28 de fevereiro de 2018, a Mostra “Arte Ceará” apresentando a partir do acervo da Secretaria da Cultura do Estado, sob a guarda do Centro Dragão do Mar, e de coleções particulares, uma narrativa histórica das Artes Visuais cearense.

Exposição Mostra Arte Ceará
Em cartaz até fevereiro de 2018
Aberta de terça a sábado
das 9h às 16h30 (terça a sexta-feira) e 9h às 13h30 (sábados)
Visitação Gratuita
O intuito da Mostra “Arte Ceará” é propor uma reflexão sobre a produção artística local e mostrar os movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado. “Uma oportunidade da população conhecer obras de artistas significantes da história da Arte do Ceará, tais como Chico da Silva, J.Fernandes, Otacílio de Azevedo, Aldemir Martins, Estrigas, Barrica, Hélio Rola, Campelo Costa, Fernando França, e dos contemporâneos Efraim  Almeida, Weaver Lima, Luiz Hermano, Solon Ribeiro, Ise Araújo, entre outros”, destacou Germana Vitoriano, Diretora do Sobrado Dr José Lourenço. Além disso, a exposição traz coleções particulares e coloca as obras para conhecimento do público, em um diálogo com as que integram o acervo da Pinacoteca do Estado.

Com a curadoria de Carlos Macedo, a Mostra permite ao espectador ter uma visão desse cenário, ao longo do tempo, a partir das obras que constituem o recorte apresentado. O conjunto de critérios usados na escolha das obras contempla o artista, considera a importância da relação temporal de sua obra, enquanto a cronologia diz respeito à visão geral dessa produção e faz referência, em particular, aos movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado.

A exposição é composta por 59 obras de 54 artistas, entre pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, gravuras e expressões mais contemporâneas. O acervo artístico do Estado delineia parte considerável da história da arte cearense, possibilitando a avaliação da sua contribuição a partir de uma coleção pública. Nesse sentido, a Mostra Arte Ceará democratiza o acesso da população à  produção de relevantes artistas cearenses e possibilita a abertura do diálogo com as reinvenções e releituras realizadas por artistas contemporâneos, suscitando reflexões e debates sobre a criação artística”, ressalta a diretora.

Exposição “Gravura In-forma”
Em cartaz até Janeiro de 2018
Aberta de terça a sábado, das 9h às 16h30 (terça a sexta-feira) e 9h às 13h30 (sábados)
Visitação Gratuita
Integrando a mostra Arte Ceará, em cartaz até fevereiro de 2018, no Sobrado Dr José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Exposição “Gravura In-forma” apresenta a importância dessa técnica na produção artística local, em diversos momentos da história. Compõem a exposição Gravura In-forma”, 13 obras de artistas como Zenon Barreto, Francisco de Almeida, Diego Sann, Sebastião de Paula, Nauer Spíndola, Nonato Araújo, Maciej Babinski, Júlio Silveira, Eduardo Eloy, Faso, Francisco Bandeira e Sérgio Lima.

13/01 | Sábado
Oficina de Gravura Experimental
Mediador: Diego Sann
Processo criativo que inclui apresentação, com atividades práticas da técnica utilizada. A oficina, que tem como objetivo intensificar as singularidades de cada participante e os modos de experimentar e criar a sua própria gravura, agrega gravação e impressão manual de matrizes confeccionadas a partir da reutilização do Tetra Brik, material de embalagens de bebidas lácteas e sucos em geral.
Número de vagas: 10
Faixa etária: a partir de 18 anos, com noções básicas de desenho.
DIEGO SANN é Artista visual e participou de Bienais Nacionais e Internacionais, destaque para a Menção Honrosa no II Prêmio IBEMA de Gravura, Curitiba- PR, e o Prêmio Descoberta do Museu Casa da Xilogravura, Campos do Jordão – SP em 2017.

16 e 18/01 | Terça e Quinta
Das 15 às 16h
Oficina de Isogravura
Mediadora: Geórgia Mara Viana
Oficina de Gravura em isopor voltada para crianças.
Número de vagas: 20
Faixa etária: 07 a 13 anos
Inscrições gratuitas

20/01 | SÁBADO
10H
CAFÉ DO ZÉ COM MARIA CECÍLIA FELIX CALAÇA
[ARTES VISUAIS) Afrofuturismo: uma perspectiva artística contemporânea
Entrada: Gratuita. Classificação etária: livre. Local: Sobrado Dr. José Lourenço
Sinopse: O movimento afrofuturista é plural e suas proposições se configuram por intermédio de trabalhos artísticos realizados em diferentes linguagens, entre outras, literatura, música, cinema, moda e arte visual. Seu campo de produção simbólica, projetada a partir da África, lida com questões históricas, políticas, cosmológicas e cosmovisão de mundo por meio de elementos high-tech, da ficção científica, do novo e inexplorado.
Maria Cecília Calaça apresentará um recorte na atual cena artística brasileira, salientando artistas afrodescendentes ou não que, com ênfase na arte, estão despontando com uma potente produção contemporânea de natureza afrofuturista.
Maria Cecília Calaça é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – FACED/UFC e mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, São Paulo, SP. Coautora dos livros: “Afro Arte Memórias e Máscaras” (2012/Ed. UFC) e “Arte Africana & Afro-Brasileira” (2006/Ed. Terceira Margem). Atualmente, é docente na Faculdade Latino Americana de Educação – FLATED e exerce a função de 2 ª líder do Projeto de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Fortaleza, CE, articulado pelo Grupo Meio Fio Pesquisa e Ação.