Programação Sobrado Dr. José Lourenço – Novembro 2017

1 de novembro de 2017 - 09:41

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Sobrado Dr. José Lourenço

MOSTRA “ARTE CEARÁ”
O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia de 21/10 a 28/02/2018, a Mostra Arte Ceará, apresentando a partir do acervo da Secretaria da Cultura do Estado e de coleções particulares, uma narrativa histórica das Artes Visuais cearenses. O intuito é propor uma reflexão sobre a produção artística local, e mostrar os movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado.

A Mostra Arte Ceará pretende apresentar, a partir do acervo da Secretaria da Cultura do Estado e de coleções particulares, uma narrativa histórica das Artes Visuais cearense, de sorte a propor uma reflexão sobre a produção artística local, permitindo ao espectador ter uma visão desse cenário, ao longo do tempo, a partir das obras que constituem o recorte apresentado. Com obras de artistas como Vicente Leite, Aldemir Martins, Eduardo Frota, Weaver Lima, Efraim de Almeida.

O conjunto de critérios usados na escolha das obras contempla o artista, considera a importância da relação temporal de sua obra, enquanto a cronologia diz respeito à visão geral dessa produção e faz referência, em particular, aos movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado.

Dia 4 de Novembro
10h Café do Zé c/ Kadma Marques
Kadma Marques é Professora da UECE e socióloga da arte. Autora da publicação “Barrica: o gesto que entrelaça história e vida” e “As cores do silêncio: habitus silencioso e apropriação de pinturas em Fortaleza”. Neste dia 4/11, sob sua coordenação, o Café do Zé trará como questionamento as “Imagens da arte no Ceará: o que revelam?”. Tendo a Mostra Arte Ceará como fundo, o diálogo proposto pela socióloga toma como ponto de partida algumas das imagens que se encontram presentes no acervo exposto, para pensar as transformações do campo artístico cearense.

O percurso histórico realizado por essas imagens testemunham mudanças significativas em Fortaleza, no papel da arte, nos modos de fazê-la e compreendê-la, bem como na importância trabalho do artista em nossa sociedade.

CAFÉ DO ZÉ COM NIVARDO VICTORIANO
DIA 11 de novembro | SÁBADO
10H [ARTES VISUAIS) AMASSAR O TEMPO
Entrada: Gratuita. Classificação etária: livre. Local: Sobrado Dr. José Lourenço
Amassar o tempo, 2015/2017

Capitão, segundo o dicionário Aurélio é um bocado de comida que tenha molho, amassado com farinha, entre os dedos, à moda de um bolo, e levado com a mão até a boca. No Nordeste tradicionalmente o capitão é feito com feijão e farinha de mandioca, depois foi acrescentando-se arroz e carne (pequenos pedaços).

“Amassar o tempo” é uma performance onde o espectador/público deverá fazer capitão com as mãos e depois degustá-lo, levando o alimento a boca usando as mãos. Cada espectador, inicialmente, deverá lavar as mãos, receber um prato descartável com guardanapos e depois se dirigir a mesa onde encontrará recipientes com carne seca desfiada, feijão, arroz e farinhas (branca e amarela).

Tempo, memória, convivência, higienização com alimentos, e os aspectos sensorial e o lúdico são elementos que estão presentes e amalgamados nesta proposta de trabalho. O tempo presente da ação, ativará a memória do espectador, transformando-o em consumidor ativo.

O artista-propositor criará um espaço onde o público simbolicamente terá o poder de moldar o tempo como molda o capitão. Amassar o tempo é uma ação em que o espectador rompe com o seu tempo do cotidiano para criar o tempo da criação.

Toda a programação está sujeita a alteração.

Acesse nosso Facebook, clique aqui.

Contato: (85) 3101 8826