Programação Sobrado Dr. José Lourenço – Agosto 2017

3 de agosto de 2017 - 14:46

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Sobrado Dr. José Lourenço


 

EXPOSIÇÃO MIP (Museu Indígena Pitaguary)
em cartaz até 19 de Agosto
O artista contemporâneo Benício Pitaguary trabalha corpo, identidade e memória. Em julho, foi convidado para expor no Sobrado Dr. José Lourenço e trouxe consigo o Museu Indígena Pitaguary, coordenado por Rosa Sousa. A sua pesquisa a respeito das identidades indígenas, através do processo criativo da pintura corporal com tinta de jenipapo, nos instiga a pensar/sentir a partir de um campo expandido da arte que é geopolítico, cronopolítico e, portanto, descolonial. Seu processo criativo circula o Brasil com oficinas colaborativas de fabricação ou reinvenção de poéticas para o corpo indígena, sua voz afirmativa. Este corpo marcado pela duração da tinta de jenipapo na pele, a presença do desenho, das linhas, das curvas, dos desejos de estar pintado, de ser indígena.

Pintar o corpo para Benício é afirmar-se indígena, traçar na pele a voz de um povo que luta. Neste sentido sua pesquisa estará sempre conectada ao Museu Indígena Pitaguary, lugar de memória que através da arte, da criação, da pesquisa histórica e ambiental narra a trajetória do Povo Pitaguary. A presença da memória do Cacique Daniel, do Pajé Barbosa, nesta exposição transmite a importância das referências políticas e espirituais na construção da sua existência como artista indígena. Para fazer desta exposição um momento de criação e fortalecimento do Museu Indígena Pitaguary, ocupando os mundos da arte convidou Janete Melo para pensar uma instalação que traga a floresta e suas referências ancestrais para este projeto, assim como Clécia Pitaguary, trazendo seus filtros dos sonhos para compor essa narrativa artística sobre a história do Povo Pitaguary.



EXPOSIÇÃO BIWÁ – até 19 de agosto
As artes africanas e afrobrasileiras sempre foram trazidas aos mundos da arte como arte primitiva. A presença da exposição de Cláudia Oliveira Quilombola, em um espaço de criação contemporânea em artes visuais possibilitará tratarmos estas artes a partir de um referencial descolonizado da História da Arte.

Neste ano, o tema do Conselho Internacional de Museus(ICOM) é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. De acordo esta proposta, o Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço traz para este ano o tema da criação Contemporânea Afrobrasileira. Por ter sido nomeada na historiografia e na história das exposições de arte como uma prática que está situada em um estágio inferior da evolução humana, abordamos, portanto, na exposição aspectos controversos e silenciados na história da arte brasileira.



EXPOSIÇÃO PENSAMENTOS DO CORAÇÃO – Até 19 de Agosto
em cartaz até 19 de agosto
De segunda à sexta, de 9h às 17h e sábado, de 9h às 12h

Reunindo 18 artistas de Fortaleza, que tiveram como inspiração e homenagem a arte de Leonilson, o Museu Sobrado Dr. José Lourenço, recebe de 29 a 19/8, a exposição “Para compor a exposição foram realizados estudos criativos, oficinas e experimentações artísticas, utilizando a técnica do upcycling, interagindo também com diversos elementos ligados à moda e sua relação com a sustentabilidade, propondo para as pessoas participantes do processo possibilidades criativas híbridas e sustentáveis.

Idealizada pela produtora e gestora cultural Nádia Sousa e realizada pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, a exposição utiliza como elemento norteador a arte e seus significados na contemporaneidade, relacionando Moda e Artes Visuais, buscando uma afirmação do tempo que estamos vivendo, dialogando com significados, diversidades, subjetividades e outras possibilidades criativas, algo também recorrente nas obras de Leonilson, onde bordados, tecidos, palavras, imagens produzem e criam novos sentidos.
Integram a atividade, 5 oficinas realizadas pelas pessoas que irão expor, todas com acesso livre.


>> Artistas da exposição
Bruno Queiroz
Fernanda Martins
Fernanda Meireles
Gleyson Portela
Laura Karine
Natália Parente
Nilo Lima
Nina Santiago
Raísa Christina
Robézio Marques
Rodrigo Ferrera
Ruth Aragão
Sérgio Gurgel
Silvânia de Deus
Simone Barreto
Tereza Dequinta
Tiago Fontoura
Victor Hugo
Vitória Forte
Yuri Yamamoto


Oficinas da EXPOSIÇÃO PENSAMENTOS DO CORAÇÃO
03 de agosto
Visagismo
(13h30 às 16h30)


05 de agosto
Crochê Contemporâneo
(9h às 11h30)


09 de agosto
Bordado Livre
13h30 às 16h30


11 de agosto
Bordado Criativo e Experimental
13h30 às 16h30


12 de agosto
Ilustração de Moda
9h às 11h30


PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
VISITAÇÃO MEDIADA AO SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
De terça a sexta, das 9h às 16h; sábados, 9h às 12h. A visitação é gratuita e também disponível para agendamentos. As mediações são direcionadas para as necessidades dos grupos e realizadas a partir de temáticas das obras em exposição e do diálogo com o patrimônio cultural e edificado do espaço e de seu entorno.


BIBLIOTECA
Biblioteca do Sobrado com acervo de revistas, catálogos e livros sobre Arte, Arquitetura, Literatura e História. Acesso gratuito mediante agendamento – que pode ser feito no local. Horários: terça a sexta, das 10h às 15h.

INFORME: O Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço estará fechado para visitação entre os dias 21 de Agosto e 08 de Setembro, com expediente interno administrativo e montagem da Exposição/Fórum, evento acadêmico de metodologia teórica e prática, cujas atividades são gratuitas e abertas ao público. Maiores informações sobre o evento, sobre as inscrições para as oficinas, em breve!

Toda a programação está sujeita a alteração.

Acesse nosso Facebook, clique aqui.

Contato: (85) 3101 8826