Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Patrimônio Cultural e Preservação
Sex, 04 de Janeiro de 2013 17:16

Entre suas atribuições, a SECULT detém a preservação e proteção do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.

Preservação cultural cuja ação não se restringe apenas a monumentos magníficos e com valor histórico, mas também àqueles valores configurados por nossas paisagens, particularidades regionais e geográficas, ambientes urbanos e rurais, bem como os traços da manifestação cultural não tangível, como os modos de vida, as expressões de arte popular, os saberes e fazeres ,as aspirações, os símbolos e mitos, como maneira de reforço de nossa identidade cultural.

Preservar e valorizar as manifestações culturais que simbolizam a ação do homem na construção de seu tempo, em sua participação na vida comunitária, com seus ritos e símbolos, eis o trabalho que a SECULT tem se empenhado em executar.

As ações de preservação e valorização do patrimônio cultural se dão através de quatro momentos distintos:

Conhecer: Ações de descrição e contextualização dos bens culturais que visam permitir o conhecimento de seus universos particulares.. Isto se dá através de estudos específicos de diagnóstico, inventários, pesquisas, levantamentos

Reconhecer: ações de proteção legal através de acautelamento físico ou através da atribuição de excepcional valor a um determinado bem cultural. Quando se trata de bem material este reconhecimento de valor chama-se TOMBAMENTO e quando imaterial chama-se REGISTRO

Preservar: ações de conservação, restauração e fiscalização dos chamados bens imóveis , sejam eles de valor histórico , artístico e/ ou arquitetônico, ou a ação direcionada às atividades dos chamados bens não tangíveis ou imateriais .

Promover: ações de difusão e disseminação de informações relativas aos bens culturais, que visam conectá-los aos circuitos e processos da sociedade abrangente. A correta utilização destes recursos permite que os acervos incorporem novos padrões de sustentabilidade

A par destas ações que permitem um completo reconhecimento e ação sobre os bens a serem preservados, a REVITALIZAÇÃO deste patrimônio, após seu conhecimento. implica em medidas de alcance mais abrangente, promovendo o uso destes bens, inserindo-os no tecido urbano ao qual pertencem, à cultura local, bem como utilizando de medidas que promovam o desenvolvimento econômico e social da comunidade onde está inserido.

Para isto, é absolutamente fundamental a participação das Prefeituras Municipais, pois através delas, a ação do Estado alcança todas as comunidades.

 

Calendário

Outubro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1