Ciclos festivos

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) fomenta anualmente projetos de todo o Estado voltados aos ciclos festivos, através dos editais Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino e Ceará Natal de Luz, que estão garantidos pela lei do Sistema Estadual de Cultura. O edital Carnaval do Ceará é destinado a projetos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas, com as categorias “Maracatu”, “Escolas de Samba”, “Blocos”, “Cordões” “Afoxé”,  “Bandas e Música” e “Bailes e Matinês”.

 

Por meio do edital Ceará da Paixão são apoiados projetos destinados à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo de celebrações da Semana Santa.

 

Disseminando a cultura junina por todo o Ceará, o Edital Ceará Junino tem por objetivo a seleção pública de projetos relacionados às tradições regionais voltadas para a realização das manifestações populares do ciclo junino. Além de apoiar quadrilhas juninas adultas, infantis e da diversidade, o edital também apoia os Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, eventos com programação cultural voltada para promoção e valorização dos festejos juninos, além do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, que reúne quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais.

 

Já o Edital Ceará Natal de Luz se insere nas políticas de Patrimônio Cultural da Secretaria e tem como objetivo selecionar projetos voltados para a produção artística, a circulação de grupos e a difusão das manifestações culturais regionais do ciclo natalino de todo o Ceará. As categorias de projetos que são selecionados pelo edital são: Grupo de Tradição Natalina; Grupo de Projeção (Parafolclóricos) do Ciclo Natalino; Presépio; Coral; Mostra Regional Natalina; e Mostra Estadual Ceará Natal de Luz.