Seminário “Para Todos Rirem” debate Humor e Direitos Humanos em Fortaleza
20 de fevereiro de 2026 - 11:06

O riso como linguagem artística, ferramenta de crítica social e expressão da identidade cearense ganha espaço de reflexão e formação nos dias 24 e 25 de fevereiro, durante o Seminário “Para Todos Rirem – Humor e Direitos Humanos”, na KUYA – Centro de Design do Ceará, integra a Rede de Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (RECE Secult Ceará). A iniciativa é da Secult Ceará, com apoio do Instituto Dragão do Mar, tem como propósito reunir humoristas, gestores e instituições parceiras para discutir políticas culturais, acessibilidade e direitos humanos no universo do humor. O Seminário integra as ações da Secult Ceará voltadas ao fortalecimento das políticas culturais, à formação de artistas e à promoção de práticas alinhadas aos direitos humanos.
A participação é destinada aos humoristas e demais interessados no campo do riso como linguagem artística e instrumento de cidadania. É gratuito e aberto ao público.
Humor como patrimônio e expressão cultural
O Ceará é reconhecido nacionalmente como celeiro de grandes nomes do humor, consolidando o riso como uma das expressões mais marcantes da identidade cultural do estado. Nesse contexto, a Secult Ceará vem ampliando políticas de formação, cidadania cultural, acessibilidade e ações afirmativas, buscando garantir que o humor cearense dialogue com diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos.
O seminário também reforça diretrizes da política cultural estadual, como a promoção da acessibilidade cultural, o incentivo à participação social e o fortalecimento de redes e sistemas culturais.
Programação
24 de fevereiro (manhã)
8h30 – Café da manhã
9h – Abertura oficial (falas institucionais e convite ao palestrante)
9h50 – Palestra “Humor e Direitos Humanos”, com Haroldo Guimarães
10h40 – Formação: Políticas Afirmativas da Secult Ceará
11h20 – Encerramento
25 de fevereiro (manhã)
8h30 – Café da manhã
9h – Formação: Políticas de Cidadania Cultural, com o Instituto Dragão do Mar (IDM)
9h50 – Palestra com Moisés Loureiro
10h40 – Formação: Acessibilidade Cultural, com o Instituto Mirante
11h10 – Encerramento
Inscrições e formulário
Mais do que provocar risadas, o “Para Todos Rirem” propõe uma reflexão sobre os limites, responsabilidades e potencialidades do humor enquanto ferramenta de transformação social, fortalecendo o compromisso da política cultural cearense com a diversidade, o respeito e a cidadania.
Para fins de organização e certificação, será disponibilizado formulário de inscrição, disponível em: Inscrições – Seminário Para Todos Rirem.