Museu da Imagem e do Som do Ceará promove fala aberta, dias 30 e 31 de outubro, sobre a Caravana Farkas e o documentário brasileiro
29 de outubro de 2024 - 14:10 #Farkas #Mis
Profª Meize Lucas (UFC) falará sobre os documentários produzidos por Thomaz Farkas nos anos 60-70; MIS realiza ainda Oficina de ABNT sobre registros audiovisuais e visita mediada à biblioteca
O Museu da Imagem e do Som promove nesta semana a fala aberta “Caravanas Farkas e o documentário brasileiro”, com a profª Meize Lucas (UFC). O momento será na sala multiuso (andar -1 do Anexo), das 18h30 às 19h30. A apresentação se relaciona com a exposição atualmente em cartaz no MIS, “Thomaz Farkas – A beleza diante dos olhos”, sobre a vida e a obra do produtor audiovisual, fotógrafo e empresário. A exposição ocupa vários espaços do MIS e segue em cartaz até 24 de novembro. Já em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca (29/10), o MIS realiza duas atividades. Na quarta-feira (30), acontece a Oficina de ABNT: Citações e referências de materiais audiovisuais, com Carol Aguiar e Ivan Ribeiro. O momento acontece das 15h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas em formulário disponibilizado aqui. Na quinta-feira (31), das 17h às 18h, será realizada uma visita mediada à biblioteca Marli Mariano e Thomaz Farkas, no andar +1 do Anexo. Estão sendo ofertadas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas neste formulário. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Fala aberta “Caravanas Farkas e o documentário brasileiro” com profª Meize Lucas
Nas décadas de 1960 e 1970 o cinema brasileiro viveu um momento de inquietude que acompanhou diversas cinematografias estrangeiras. Esta se constituiu em filmes e na produção escrita que analisava o cinema nacional. É sobre este recorte temporal que a palestra irá se deter ao enfocar a produção documental produzida por Thomaz Farkas, que agregou em torno de si jovens realizadores que, com novos equipamentos e abordagens, permitiram pensar o cinema e o país em novas bases. A atividade acontece na quinta-feira (31), na sala multiuso, das 18h30 às 19h30. A mediação será de Eliene Magalhães, coordenadora de pesquisa do MIS.
Meize Lucas é professora do Departamento de História e do Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na última década tem desenvolvido estudos em torno da censura cinematográfica no Brasil durante a ditadura. É autora dos livros “Imagens do Moderno – o olhar de Jacques Tati” e “Caravana Farkas – itinerários do documentário brasileiro”, ambos publicados pela Annablume.
A apresentação da profª Meize Lucas se relaciona com a exposição atualmente em cartaz no MIS, “Thomaz Farkas – A beleza diante dos olhos”, sobre a vida e a obra do produtor audiovisual, fotógrafo e empresário. A exposição ocupa vários espaços do MIS e segue em cartaz até 24 de novembro.
Oficina de ABNT: Citações e referências de materiais audiovisuais
O conhecimento e informações obtidos nas várias fontes de pesquisa durante a elaboração de trabalhos acadêmicos devem ser citados e documentados e obedecer a padrões definidos pela ABNT. Do mesmo modo, listas de referências, que remetem a um conjunto de elementos que identificam todas as obras citadas e utilizadas na elaboração do trabalho como um todo, também possuem norma específica para elaboração, independentemente do suporte físico. A oficina será realizada com base nas normas NBR 10520 e NBR 6023, da ABNT, para materiais audiovisuais, como fotografias, partituras, vídeos, áudios e outros e tem como objetivo orientar pesquisadores, estudantes e demais interessados. Além da apresentação teórica, serão realizadas práticas com os diferentes tipos de materiais. A oficina acontece na quarta-feira (30), das 15h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas em formulário disponibilizado aqui. O momento será conduzido por Ivan Ribeiro e Carol Aguiar, que atuam na Biblioteca Marly Mariano e Thomaz Farkas, do MIS.
Visita mediada à biblioteca Marli Mariano e Thomaz Farkas
Atividade que visa apresentar as instalações da Biblioteca Marly Mariano e Thomaz Farkas, no formato de bate-papo. Pretende-se mostrar a história, equipe, acervo e serviços oferecidos, bem como mostrar formas de consulta ao acervo e utilização do espaço. Na visita também será apresentado o acervo de Marly Mariano e Thomaz Farkas, fazendo um passeio pelos expositores e mostrando as obras do acervo para o público. Serão abordados fotógrafos que influenciaram o trabalho de Thomaz Farkas, como também outros que Thomaz admirava e alguns de seus contemporâneos. A atividade acontece na quinta-feira (31), das 17h às 18h. Estão sendo ofertadas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas neste formulário. O momento será conduzido por Leilane Lucena, bibliotecária do MIS, e por Carol Aguiar e Ivan Ribeiro, que também atuam no espaço.
SERVIÇO:
Fala aberta: “Caravanas Farkas e o documentário brasileiro”, com a profª Meize Lucas
Data: 31 de outubro (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 19h30
Local: sala multiuso
Acesso gratuito.
Oficina de ABNT: Citações e referências de materiais audiovisuais
Data: 30 de outubro (quarta-feira)
Horário: 15h às 18h
Local: sala multiuso
Vagas: 20
Inscrições: formulário disponibilizado aqui
Acesso gratuito.
Visita mediada à biblioteca Marli Mariano e Thomaz Farkas
Data: 31 de outubro (quinta-feira)
Horário: 17h às 18h
Local: biblioteca (andar +1 do Anexo)
Vagas: 25
Inscrições: neste formulário
Acesso gratuito.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
-
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
-
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.